Convenções da oposição mostraram que o PSB acumulou dívidas demais e o boleto está sendo entregue
Brasil
Com dois anos de atraso, coleta do Censo Demográfico 2022 do IBGE finalmente começa nesta segunda (1º)
Saúde e Bem-estar
Covid-19: pediatra recomenda que alunos de Pernambuco voltem das férias sem deixar de usar máscaras nas escolas
Cultura
Morre Miró da Muribeca, um dos maiores poetas urbanos do Brasil, aos 61 anos
Torcedor
RETRÔ X SANTA CRUZ: Onde assistir ao vivo? Que horas começa? Saiba tudo sobre o jogo válido pela Série D
Esportes
Santa Cruz e Retrô decidem vaga à terceira fase da Série D
Cidades
Recife, 01 de agosto de 2022
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR
Covid-19: pediatra recomenda que alunos de Pernambuco voltem das férias sem deixar de usar máscaras nas escolas
A presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco destaca que, em todo retorno escolar, existe aumento no número de processos infecciosos, sejam virais ou bacterianos
Cinthya Leite
Em Pernambuco, os alunos das escolas públicas e particulares retomarão as aulas, na próxima semana, após as férias de julho, e devem manter o uso de máscaras contra a covid-19. Com isso, os alunos precisam continuar com o comportamento de utilização do item de proteção em salas de aula e demais ambientes fechados nas unidades de ensino.
"Não há condições de os alunos voltarem das férias sem usar as máscaras. Só agora estamos começando a equilibrar mais aquela demanda toda de doenças respiratórias que vivemos, e ainda há muita procura (pela assistência à saúde)", diz a infectopediatra Alexsandra Costa, presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe).
O depoimento da médica lembra o impacto das infecções respiratórias na população pediátrica, no primeiro semestre deste ano (com pico em maio, quando o Estado chegou a ultrapassar 100 crianças em fila por leitos nos hospitais públicos). "E com o retorno às aulas, há normalmente uma exposição aos agentes infecciosos (vírus e bactérias). Em toda volta à escola, a gente sabe que existe um aumento no número de processos infecciosos, sejam virais ou bacterianos. Então, é esperado (incremento de doenças respiratórias) sempre, tanto no primeiro como no segundo semestre do ano", destaca Alexsandra.
Baixa cobertura vacinal
Além desse cenário, há outra variante que evidencia por que a suspensão da máscara, em sala de aula, ainda deve esperar. Tirar esse item de proteção agora pode trazer um impacto negativo, segundo Alexsandra, porque a cobertura vacinal contra covid-19 (e outras doenças) está baixa na infância. "Então, neste momento de retorno das férias de julho, não seria ideal retirar as máscaras. Podemos reavaliar essa medida um mês após a volta às escolas."
A população estimada, em Pernambuco, de 4 a 11 anos, é de 1.336.799 crianças. Desse total, apenas pouco mais da metade tomou pelo menos uma dose contra a covid-19: 712.620, o que equivale a uma cobertura de 53,3%. Além disso, somente 432.769 receberam a segunda aplicação (32,3% de cobertura).
Entre os adolescentes (12 a 17 anos), a cobertura da primeira dose contra covid-19 está em 75,7% (823.651 iniciaram o esquema vacinal) no Estado. Já 667.965 receberam a segunda aplicação: 61,4%. Essa faixa etária também já está apta a tomar o primeiro reforço (ou terceira dose), mas apenas 125.937 receberam a aplicação, o que corresponde a 11,58% da população de 12 a 17 anos, formada por 1.087.269 pessoas.
Cidades
Recife, 01 de agosto de 2022
PROUNI 2022
PROUNI 2022.2: Confira datas de inscrição e edital do programa de bolsas para o segundo semestre
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) abre inscrições para as vagas do segundo semestre de 2022
Julianna Valença
Com informações da Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) abre inscrições para as vagas do segundo semestre de 2022. Os estudantes aptos à seleção podem se candidatar às vagas na primeira semana do mês de agosto. Confira as datas:
QUANDO ABRE O PROUNI 2022.2?
O período de inscrição para PROUNI 2022.2 começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até a quinta-feira (4). É preciso ficar atento para não perder o prazo. Após as datas, o programa de bolsas deve abrir novamente apenas em 2023.
O PROUNI é uma iniciativa do governo federal que visa facilitar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior. Criado em 2004, o programa possibilita que estudantes usem as notas do ENEM para disputar bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas.
COMO ENTRAR NO PROUNI 2022? QUEM PODE SE INCREVER NO PROUNI 2022?
Podem se inscrever no PROUNI estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o candidato não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.
Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada, em 22 de agosto de 2022.
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem.
Pernambucano aprovado em 1º lugar em medicina, na USP, entre cotistas
Economia
Recife, 01 de agosto de 2022
REDUÇÃO DO IPI
Imposto: Governo Bolsonaro reduz IPI cobrado fora da Zona Franca de Manaus em 35%
Medida publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda traz redução adicional do IPI incidente sobre automóveis, de 18% para 24
Amanda Azevedo
Da Estadão Conteúdo
O governo federal oficializou redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus.
A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, foi antecipada pelo Estadão/Broadcast em 21 de julho. O texto ainda traz redução adicional do IPI incidente sobre automóveis, de 18% para 24,75%.
"A elevação desse porcentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados", afirma o Ministério da Economia, em nota.
O corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus. Na região são fabricados eletrodomésticos, veículos, motocicletas, bicicletas, TVs, celulares, aparelhos de ar-condicionado, computadores, entre outros produtos.
Como mostrou a reportagem, o governo optou pelo novo decreto para resolver um imbróglio jurídico e político envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF). Em fevereiro, o Executivo fez uma primeira redução de 25% no tributo, valendo para todos os produtos, com exceção de cigarros.
Representantes e políticos ligados à Zona Franca de Manaus reclamaram que, como os produtos feitos no local são livres do imposto, houve perda de competitividade ao reduzir a tributação no restante do País.
Em abril, o governo ampliou em mais 10% o corte, deixando de fora da redução adicional produtos que são feitos também na Zona Franca.
Em maio, no entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu o segundo decreto, atendendo um pedido do Solidariedade. Na ação, o partido argumentou que a redução afeta o desenvolvimento da região e a preservação ambiental.
Com o novo decreto, agora publicado, o governo espera ter maior segurança jurídica para o corte do IPI. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaria novo corte no IPI. "Guedes diz que é uma reindustrialização", afirmou Bolsonaro ao visitar um posto de combustíveis.
Economia
Recife, 01 de agosto de 2022
EMPREGOS
Setor público é destaque na geração de empregos formais após isolamento social, mostra IBGE
Parte da recuperação do mercado de trabalho no segundo trimestre tem a ver com a volta na prestação de serviços públicos, especialmente de educação e saúde
Emannuel Bento
Da Agência Estado
Novos dados doIBGE mostram que parte da recuperação do mercado de trabalho no segundo trimestre tem a ver com a volta na prestação de serviços públicos, especialmente de educação e saúde. Esses empregos foram criados depois da redução de restrições ao contato social para conter a pandemia de Covid-19.
Do total de 1,910 milhão de vagas formais criadas em um trimestre, 908 mil foram empregos com carteira assinada no setor privado. O movimento foi reforçado por postos no setor público, que podem não ser com contratação via CLT, mas são considerados formais.
Tanto que na análise por atividade econômica, a categoria "administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais" ganhou força. Foram 739 mil vagas a mais na passagem do primeiro para o segundo trimestre - 893 mil a mais em um ano.
Dentro da atividade "administração pública", o destaque ficou para os postos de trabalho na educação e na saúde, especialmente na educação fundamental - serviço prestado, predominantemente, pelas prefeituras.
Entre os demais setores, o comércio também registrou forte avanço. No intervalo de um ano, na comparação com o segundo trimestre de 2021, foram 2,356 milhões de vagas a mais no setor, alta de 14,2%.
Desaceleração
Apesar dos bons números, uma desaceleração na geração de vagas é esperada para este segundo semestre por causa dos efeitos da alta na taxa de juros sobre o ritmo do crescimento econômico, de acordo com Eduardo Vilarim, economista do Banco Original. A desaceleração também deverá se refletir numa queda mais lenta da taxa de desemprego, processo que tende a continuar ao longo de 2023, completou o especialista.
Parte do mercado aposta ainda no efeito de medidas recentes do governo para barrar um recuo mais forte. "A boa retomada do mercado de trabalho e as medidas fiscais, como a PEC dos Auxílios e a redução de tributos, darão novo fôlego para a atividade econômica no terceiro trimestre", disse Gustavo Sung, economista-chefe da consultoria Suno Research.
Economia
Recife, 01 de agosto de 2022
GASOLINA
VALOR DA GASOLINA: combustível tem queda de 2,5% após nova redução de preço pela Petrobras
O preço da gasolina continua em trajetória de queda
Amanda Azevedo
Da Estadão Conteúdo
O preço da gasolina continua em trajetória de queda e caiu 2,5% na semana de 24 a 30 de julho, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O litro do combustível recuou em média de R$ 5,89 para R$ 5,74 no período.
No primeiro dia da vigência da redução de 3,9% no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras, que segue outro corte feito na semana passada, de 4,9%, o combustível se mantinha 3% acima do preço praticado no mercado internacional, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
Segundo a entidade, para atingir a paridade o preço poderia cair mais R$ 0,15 por litro.
Veja o preço médio do litro da gasolina por Estado:
Acre - R$ 6,10
Alagoas - R$ 5,87
Amapá - R$ 5,22
Amazonas - R$ 5,86
Bahia - R$ 6,04
Ceará - R$ 6,01
Distrito Federal - R$ 5,91
Espírito Santo - R$ 5,83
Goiás - R$ 5,6
Maranhão - R$ 5,76
Mato Grosso - R$ 5,79
Mato Grosso do Sul - R$ 5,37
Minas Gerais - R$ 5,61
Pará - R$ 5,82
Paraíba - R$ 5,72
Paraná - R$ 5,66
Pernambuco - R$ 5,89
Piauí - R$ 5,94
Rio de Janeiro - R$ 5,84
Rio Grande do Norte - R$ 6,21
Rio Grande do Sul - R$ 5,65
Rondônia - R$ 5,73
Roraima - R$ 5,95
Santa Catarina - R$ 5,68
São Paulo - R$ 5,65
Sergipe - R$ 5,57
Tocantins - R$ 6,01
Preço médio do óleo diesel
Já o preço médio do óleo diesel S10, que se encontra pressionado no mercado internacional, devido ao aumento da demanda, se manteve praticamente estável, com ligeira redução de R$ 7,55 para R$ 7,51 o litro na mesma semana. O diesel S10, menos poluente, é o tipo de diesel mais consumido no País.
O preço do combustível no Brasil está 5% acima do preço externo, informa a Abicom, e poderia haver uma redução de R$ 0,24 por litro.
O preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de 13 quilos, o gás de cozinha, também não teve alteração expressiva. Em média, o botijão foi encontrado pela agência a R$ 111,75 contra R$ 111,80 na semana anterior.
Já preço médio do litro de etanol chegou a R$ 4,21 na semana de 24 a 30 de julho. O valor representa um recuo de 2,55%, em relação ao preço médio do litro do combustível, de R$ 4,32, registrado na semana anterior (17 a 23 de julho).
Economia
Recife, 01 de agosto de 2022
Orçamento de 2022
Orçamento: bloqueio total sobe para R$ 14,8 bilhões; Saúde e Educação são os mais atingidos
O contingenciamento no ano para Saúde chega a R$ 2,7 bilhões (16% do total previsto) e, para a Educação, a R$ 1,6 bi (8%).
Amanda Azevedo
Da Estadão Conteúdo
Uma semana depois de anunciar o corte necessário para ajustar o Orçamento de 2022 no 3º bimestre, o Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira (29) que teve que contingenciar mais R$ 2,1 bilhões para cobrir despesas discricionárias "inadiáveis e relevantes" que incluem créditos para a própria pasta cobrir serviços de tecnologia da informações, despesas de seguro rural e do INSS.
Nesta sexta, o governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União, um decreto de programação orçamentária e financeira que traz um novo contingenciamento de despesas do terceiro bimestre - um primeiro bloqueio já havia sido feito após o segundo bimestre.
Numa atitude incomum, o Ministério da Economia se negou a detalhar o quanto foi bloqueado por pasta e nem das emendas de relator no 3º bimestre e, no início da noite, divulgou uma tabela apenas com o contingenciamento total do ano, que, de acordo com a pasta, soma R$ 14,838 bilhões.
De acordo com a tabela, o contingenciamento no ano para Saúde chega a R$ 2,7 bilhões (16% do total previsto) e, para a Educação, a R$ 1,6 bi (8%). As pastas têm os dois maiores orçamentos da Esplanada.
Tesourada nos ministérios
Na sexta-feira passada, a equipe econômica divulgou que será necessário um corte adicional de R$ 6,739 bilhões. Na prática, porém, a tesourada nos ministérios já precisaria ser maior. Isso porque não foi aprovado no Congresso Nacional um projeto de lei que permitia manter bloqueado R$ 2,5 bilhões do Fundo de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT). Então, o governo teve que desbloquear esses recursos e cortar em outros lugares.
JC Negócios
Recife, 01 de agosto de 2022
JC Negócios por
Fernando Castilho
Coluna JC Negócios
Chegada da Maersk em Suape obriga complexo portuário a rever plano diretor
O layout de Suape já foi redesenhado numa atualização durante o governo Eduardo Campos, quando houve a instalação do próprio estaleiro que ancoraria um cluster naval com outras plantas
Fernando Castilho
Agora que a gigante Maersk venceu o leilão para a compra de uma parte do terreno do Estaleiro Atlântico Sul, cabem centímetros de conversa sobre como vai ficar o layout do complexo portuário de Suape quando da implantação de um Terminal de Uso Privativo ao lado do dique seco do estaleiro, de modo a utilizar dois berços de atracação construídos para a planta de produção de embarcações.
Como se sabe, a implantação de um TUP conta com apoio do governo do Estado, que vê no equipamento uma possibilidade de redução dos preços cobrados pelo Tecon Suape, em função de um contrato que beneficia o próprio governo no recebimento de taxas.
Mas existe uma questão importante relacionada ao próprio desenho do porto, que ao lado do EAS opera o Tecon Suape e reservou área para outro, de modo que o TUP da Maersk não foi planejado para nenhuma dessas áreas.
De certa forma, pode-se dizer que o TUP da Maersk será uma gambiarra dentro do porto organizado, o que impactará nas operações, inclusive, a dragagem dos berços para supernavios porta contêineres que o governo de Pernambuco se dispõe a pagar.
E isso tem a ver com a segunda revisão do Plano Diretor de Suape, que gestores do complexo contrataram consultoria à Ceplan com data de entrega em março de 2023 (portanto, já novo governo).
Diante do fato novo, a consultoria vai inseri-lo no conceito do próprio complexo. Ou seja, justificar técnica e conceitualmente a inclusão do novo equipamento dentro do desenho global do porto e sua retro área.
O layout de Suape já foi redesenhado numa atualização durante o governo Eduardo Campos, quando da instalação do próprio estaleiro que ancoraria um cluster naval com outras plantas, como se deu com o Estaleiro Atlântico Sul e Promar, ao seu lado, e da Refinaria Abreu e Lima, da antiga Petroquímica Suape (hoje Alpek), além de sua plataforma de acesso a granéis líquidos.
CERTAME Oferta é para a área identificada como UPI-B Cais Sul. Dentro das regras do leilão, APM Terminais B.V. tem 72 horas para fazer proposta maior - FERNANDO CASTILHO
Depois de 12 anos, a consultoria terá que adicionar fora da área poligonal do porto organizado a ilha de Cocaia, terminal de minérios e o novo TUP.
Caso a Maersk estivesse programada para o espaço reservado ao segundo Tecon, seria apenas a ocupação de um espaço onde o complexo já fez investimentos para dragagem. Mas no caso do TUP, o desafio da consultoria será justificar um ‘puxadinho’.
Se do ponto de vista político do governo, o TUP se justifica pela perspectiva de redução de custos, (embora a diferença de Suape seja de R$ 405 por contêiner a Pecém (CE), sobre um frete de US$ 9 mil), a questão do contrato do Tecon em 2030 virou um complicador.
Como a operação do TUP só deve acontecer em 2025, devido às necessidades legais e de adaptação da área do EAS, isso quer dizer que - sem uma renovação da concessão - a sua área estaria condenada ao vazio.
Ou o governo precisaria abrir uma nova licitação.
Isso deve abrir um novo cenário, com a disputa de um Tecon com obrigações de estar num porto organizado e com um TUP operado diretamente pela maior companhia de logística do mundo e que atuará dentro de um estratégia global de verticalização de operações.
Com o fechamento do Vard-Promar (hoje Fincantieri), o governo de Pernambuco programa colocar também em parte do seu terreno uma planta de geração de hidrogênio verde, com investimento do grupo Qair, da França, que tem operações em 16 países.
O problema é que, ao contrário dos controladores do EAS, que comemoram a venda de parte do seu terreno, os italianos da Fincantieri não aceitaram entregar o terreno que adquiriram e judicializaram o processo, colocando mais uma questão a ser resolvida.
O Plano Diretor de Suape terá que abordar a questão do terminal de minérios previsto na Ferrovia Transnordestina, depois que o Grupo Bemisa, dono da mina, se comprometeu a fazer chegar a Suape o mineiro extraído em Curral Novo, no Piauí.
Finalmente, existe a questão do terminal de granéis líquidos, cuja capacidade de ampliação está limitada a 80 mil m3 e que não teve investimentos nos últimos oito anos. O terminal de granéis é a segunda receita de Suape, mas sua operação atual está no limite de segurança.
Suape, primeiro navio feito no Estaleiro Atlântico Sul. - FERNANDO CASTILHO/ESPECIAL PARA O JC
Política
Recife, 01 de agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022
"Não vamos baixar a cabeça para um grupo que pensa que é dono de muita coisa", diz Marília Arraes na convenção do Solidariedade
Candidata, que lidera as pesquisas de intenção de votos, também pediu para que nenhum apoiador ache "que a eleição está ganha".
Marília Arraes falou por cerca de 20 minutos, encerrando a convenção do Solidariedade que confirmou o nome dela para disputar o governo do estado nas eleições que acontecem daqui a 62 dias. Num tom menos agressivo e mais focado no emocional, ela, que vem liderando as pesquisas de intenção de votos, pediu as pessoas presentes no Classic Hall neste domingo (31), que não saíssem de lá "de sapato alto" e pediu empenho dos apoiadores em busca de votos.
Segundo a assessoria da candidata, cerca de 30 mil pessoas lotaram a casa, no entanto, a capacidade de público da casa de eventos é de 18 mil pessoas. Mesmo alegando que muitas pessoas acompanhavam a solenidade do lado de fora, dentro do espaço, haviam áreas em que a circulação estava livre, sem tumulto, diante do quantitativo presente.
Além das candidaturas de Marília, Sebastião Oliveira (vice) e André de Paula (Senado), foram homologadas 58 candidaturas à Câmara dos Deputados e 118 à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Convenção confirma Marília Arraes (SD) candidata ao Governo, na chapa com Sebastião Oliveira (Avante) como vice e André de Paula (PSD) candidato ao Senado - Divulgação
Em seu discurso, ao som de uma suave música de fundo, Marília Arraes fez algumas referências ao governo do PSB, mas disse que atualmente o pernambucano "anda de cabeça baixa porque vinha sendo dominado por um grupo que pensa que é dono de muita coisa. Que é dono do presidente Lula, dono de Arraes, dono da vontade do povo".
Ela salientou que nos últimos 4 anos "a situação em Pernambuco ou piorou ou não mudou" e fez referências a situação doHospital da Restauração, das deficiências do transporte público e às barragens que deixaram de ser construídas no estado. "As 4 barragens que não saíram ainda é por conta do pessoal que está aí, que está acostumado a empurrar com a barriga".
Marília pede humildade aos apoiadores
Marília disse que a candidatura dela é "fruto da resistência", e citou diretamente o governo federal afirmando: "desgoverno de Bolsonaro que vamos derrubar daqui a 62 dias". A candidata do Solidariedade citou rapidamente algumas de suas propostas. Disse que o Hospital da Restauração será uma das preocupações do governo dela, assim como a ferrovia Transnordestina, o abastecimento de água entre outros temas.
Marília também se preocupou em tentar blindar sua campanha contra ataques. "Vocês conhecem a campanha que nossos adversários gostam de fazer. Com baixaria, com difamação, com calúnia. Eles fizeram isso com Arraes, fizeram com Eduardo [Campos] em determinados momentos, fizeram com o presidente Lula....eles esquecem que as pessoas representam ideias, ideias que crescem quando são atingidas dessa maneira".
A candidata do Solidariedade insistiu que vai fazer "a boa política", e não vai partir para a baixaria. "A gente não vai disputar de quem é o presidente Lula, a gente vai juntar e dar a maior vitória ao presidente Lula". Marília encerrou o discurso pedindo humildade "não dá para enfrentar adversários poderosos com arrogância" e afirmando que a gravidez, descoberta durante a pré-campanha, só aumentou a vontade dela de governar o estado.
A convenção foi encerrada com uma grande ciranda, ao som da música de Lia de Itamaracá, patrimônio vivo da cultura pernambucana. Lia já havia declarado apoio a Marília e sofreu retaliações por seu posicionamento. Muito emocionada a multiartista foi aplaudida com entusiasmo.
Miguel Coelho chora e diz realizar sonho do pai FBC com candidatura ao governo do Estado: "Essa é a missão da minha vida''
Para uma platéia lotada de apoiadores, muito que vieram em caravanas do interior do Estado, Miguel atestou não se envergonhar de vir do Sertão em busca de espaço no Palácio do Campo das Princesas
Ex-prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, Miguel Coelho (UB) oficializou neste domingo (31), no Clube Internacional, no Recife, sua candidatura a governador de Pernambuco. Filho do senador Fernando Bezerra Coelho (ex-socialista e ex-líder do governo Bolsonaro), Miguel se emocionou ao discursar e remeter as palavras sempre ao apoio dos familiares, prometeu fazer mais do que apresentou quando prefeito da cidade sertaneja e evitou bater de frente com os adversários.
Além de Miguel, foram oficializados na chapa a candidata a vice-governadora Alessandra Vieira. A dupla vai liderar uma aliança formada por quatro partidos: União Brasil, Podemos, Patriota e PSC. Carlos Andrade Lima, que já disputou a prefeitura do Recife pelo PSL, será o candidato ao Senado.
Para uma platéia lotada de apoiadores, muito que vieram em caravanas do interior do Estado, Miguel atestou não se envergonhar de vir do Sertão em busca de espaço no Palácio do Campo das Princesas, ressaltando que o que fez em Petrolina foi a plataforma necessária para projeção a nível estadual.
"Me deem a oportunidade. Por onde passo, escuto que 'se fizer metade do que fez em Petrolina, Pernambuco muda'. Eu vou fazer muito mais. Essa é a missão da minha vida", salientou.
Cercado pelo pai e os irmãos, Miguel se emocionou ao microfone. Aos 31 anos, ele agradeceu o apoio que recebeu do presidente nacional da sua legenda, Luciano Bivar, e dos familiares experientes na política, que garantiram-lhe caminho aberto para realizar seus projetos.
"Tenho 31 anos de idade. Nasci vendo meu pai já na política. Não conheço nenhum homem tão obstinado na política. Sei que você lutou e trabalhou a vida inteira para poder estar no lugar que eu estou (falou para FBC). Serei governador não só por ser filho de Fernando, mas terei a confiança do povo. Tenha certeza que o filho se realiza pelos olhos do pai, e o senhor vai realizar o seu sonho através dos atos do seu filho", garantiu.
Evitando bater nos adversários, Miguel apenas exaltou adjetivos e resultados alcançados por Petrolina, prometendo os resultados a nível estadual.
"Vi aqui alguns fazendo referência a alguns adversário. Não temos tempo e não poder gastar energia com o que leva para tás. Temos que olhar para frente e mostrar nossas propostas. Quando eles atacarem, jogarem pedras, estaremos de coração aberto para acolher todo o mundo no segundo turno", adiantou.
Para onde vai Luciano Bivar?
O presidente nacional do União Brasil (UB), Luciano Bivar, confirmou na convenção do partido que oficializa a candidatura de Miguel Coelho (UB) ao governo de Pernambuco, que "resolveu voltar à Câmara Federal", "para continuar presidindo o partido com a força que tem".
Bivar havia anunciado pré-candidatura à presidência da República, mas desistiu na última sexta-feira em meio a avanços do PT em busca do apoio do União, para garantir maior tempo de TV.
"O União Brasil pretende, com a fusão dos dois partidos (DEM e PSL), dar segurança política institucional, porque eu talvez sou um dos poucos a estar aqui que vivi um momento delicado quando era estudante da faculdade de Direito. A gente precisa antes de tudo preservar a nossa Democracia, preservar nossa liberdade, de tantos jovens que querem realmente prestar o seu trabalho e sua inteligência em desenvolvimento do nosso País", afirmou Bivar.
FBC quer ser 'pai de governador'
Fernando Bezerra Coelho durante convenção que oficializou candidatura do filho, Miguel Coelho, ao governo de Pernambuco - Divulgação
"O candidato deles parece que tem uma bola de ferro nos pés. Ao lado deles tem o governador de maior rejeição da história política de Pernambuco", alfinetou, relacionando até o governador Paulo Câmara.
De histórico socialista, partido pelo qual assumiu secretárias em Pernambuco e chegou ao Senado, FBC disse "sonhar ser governador", mas com o filho na disputa admitiu ser "candidato a pai de governador".
Veja como foi a convenção do UB para oficializar Miguel Coelho:
Política
Recife, 01 de agosto de 2022
ELEIÇÕES GOVERNO PE 2022
"Serei o melhor governador de Pernambuco", diz Anderson Ferreira, candidato de Jair Bolsonaro, em convenção do PL
Neste domingo (31), o Partido Liberal (PL) realiza convenção para oficializar a candidatura de Anderson Ferreira ao governo de Pernambuco
Neste domingo (31), o Partido Liberal (PL) realizou a convenção para oficializar a candidatura de Anderson Ferreira ao Governo de Pernambuco nas as eleições de 2022.
O evento foi realizado no Clube Português do Recife, que ficou todo em verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil e utilizadas em atos bolsonaristas. O ambiente era de festa, na chegada estavam um grupo de malabares e uma banda tocando frevo na recepção aos participantes.
Anderson chegou ao local acompanhado da esposa, Leonor Ferreira, dos filhos e familiares. Uma motociata de apoiadores também chegou acompanhando o candidato a governador. Um vídeo com um recado do presidente Jair Bolsonaro aos presentes foi exibido em telão; confira:
Em sua fala, ele relembrou a trajetória política e destacou já ter sido desacreditado durante sua caminhada por não ter "estrutura", mas afirmou sempre conseguir dar respostas. O discurso do candidato, inclusive, não foi marcado por fortes críticas a outras postulações. Ele optou por destacar suas administrações em Jaboatão e seus mandatos como deputado, além de sua boa relação com o presidente Jair Bolsonaro e os seus "valores cristãos".
"Sempre disse que não fiz tudo, mas nossa maior obra foi, sem dúvidas, virar a chave e colocar Jaboatão no bom caminho. E fico feliz de poder ter dado minha contribuição para transformar a vida de tanta gente. Sempre disse que não fiz tudo, mas nossa maior obra foi, sem dúvidas, virar a chave e colocar Jaboatão no bom caminho. E fico feliz de poder ter dado minha contribuição para transformar a vida de tanta gente".
Convenção do Partido Liberal (PL) no Recife. - Alex Oliveira/JC IMAGEM
Convenção do PL-PE: Gilson Machado, Anderson Ferreira e Izabel Urquiza são os respectivos candidatos a senador, governador de Pernambuco e vice-governadora - Alex Oliveira
Anderson Ferreira é o candidato ao governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL) - Alex Oliveira/JC IMAGEM
Anderson Ferreira é o candidato ao governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL) - Alex Oliveira/JC IMAGEM
Anderson Ferreira é o candidato ao governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL) - Alex Oliveira/JC IMAGEM
Na convenção, também foram confirmados como candidatos Izabel Urquiza (vice) e Gilson Machado Neto (Senado). A chapa completa homologada conta ainda com 26 candidatos a deputado federal e 50 candidatos a deputado estadual.
Convenção
No palanque, Ferreira declarou que será o "melhor governador de Pernambuco". "Muitos falam de esperança, mas a verdadeira esperança é aquela que toca no coração e muda a realidade da vida das pessoas. É com fé e trabalho que vamos", declarou o candidato ao governo de Pernambuco.
Desde às 9h, apoiadores do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, se reuniram no local para o início do evento. Caravanas de diversas regiões do Estado chegaram ao ato em ônibus. Por volta das 11h, o Clube Português lotado com apoiadores da chapa do PL.
Antes de Anderson, falaram pré-candidatos a deputado, além de Gilson e Izabel. Ao destacar a candidatura ao Governo do Estado, o ex-prefeito disse ter sido convocado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
"Fui convocado para essa missão, ao lado do meu candidato ao Senado, Gilson Machado, pelo nosso presidente Jair Bolsonaro e isso muito me honra. E digo isso porque, hoje, o Brasil deixou de fazer política com a miséria, como era feito no passado, e têm buscado verdadeiramente a justiça social. Bolsonaro é o presidente que governou o país no pior momento da nossa história e estendeu a mão a todos, indiscriminadamente", continuou.
LEIA TAMBÉM: Em convenção do PL, vereador do Recife faz críticas às enchentes e chuvas em Pernambuco: "se cuspir no chão alaga"
Gilson Machado também exaltou a candidatura de Anderson. "Com esse time teremos a maior vitória que Pernambuco já viu e esse aqui será o melhor governador que o Estado já teve", disse.
QUEM É ANDERSON FERREIRA, CANDIDATO AO GOVERNO DE PERNAMBUCO PELO PARTIDO LIBERAL?
CONFIRMADA Gilson Machado, Anderson Ferreira e Izabel Urquiza formam a chapa majoritária do PL - REPRODUÇÃO
O pernambucano Anderson Ferreira, 49, será candidato ao governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro. Ele foi eleito duas vezes como prefeito de Jaboatão dos Guararapes. No segundo mandato, ele deixou o cargo para concorrer ao governo. Além da gestão do município, o político já foi deputado federal por dois mandatos.
“Hoje é o início de uma nova jornada e, com certeza, a mais desafiadora da minha vida. Entrei para a vida pública antes mesmo de exercer qualquer mandato político, desenvolvendo projetos sociais por meio da evangelização, ajudando milhares de pessoas ao longo dos últimos anos. Foi aí que percebi que poderia exercer um cargo público e dar uma contribuição ainda maior”, disse Anderson no ato.
Anderson Ferreira é ligado ao setor evangélico e tem familiares exercendo mandato. O político é filho de Manoel Ferreira, deputado estadual; irmão de André Ferreira, deputado federal; e cunhado de Fred Ferreira, vereador da cidade do Recife, que estavam presentes no evento.
“Sei da responsabilidade que tenho de apresentar resultados, e estou preparado para o desafio porque minha trajetória foi construída sobre valores e princípios dos quais não abro mão, e a experiência de toda uma vida nos trouxe até aqui. Fé e trabalho são duas palavras que norteiam a minha vida. E agora é pra valer: é Anderson, Gilson e Bolsonaro”, concluiu Anderson Ferreira.
Cena Política
Recife, 01 de agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022
Miguel Coelho chora e diz realizar sonho do pai FBC com candidatura ao governo do Estado: "Essa é a missão da minha vida''
Para uma platéia lotada de apoiadores, muito que vieram em caravanas do interior do Estado, Miguel atestou não se envergonhar de vir do Sertão em busca de espaço no Palácio do Campo das Princesas
Ex-prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, Miguel Coelho (UB) oficializou neste domingo (31), no Clube Internacional, no Recife, sua candidatura a governador de Pernambuco. Filho do senador Fernando Bezerra Coelho (ex-socialista e ex-líder do governo Bolsonaro), Miguel se emocionou ao discursar e remeter as palavras sempre ao apoio dos familiares, prometeu fazer mais do que apresentou quando prefeito da cidade sertaneja e evitou bater de frente com os adversários.
Além de Miguel, foram oficializados na chapa a candidata a vice-governadora Alessandra Vieira. A dupla vai liderar uma aliança formada por quatro partidos: União Brasil, Podemos, Patriota e PSC. Carlos Andrade Lima, que já disputou a prefeitura do Recife pelo PSL, será o candidato ao Senado.
Para uma platéia lotada de apoiadores, muito que vieram em caravanas do interior do Estado, Miguel atestou não se envergonhar de vir do Sertão em busca de espaço no Palácio do Campo das Princesas, ressaltando que o que fez em Petrolina foi a plataforma necessária para projeção a nível estadual.
"Me deem a oportunidade. Por onde passo, escuto que 'se fizer metade do que fez em Petrolina, Pernambuco muda'. Eu vou fazer muito mais. Essa é a missão da minha vida", salientou.
Cercado pelo pai e os irmãos, Miguel se emocionou ao microfone. Aos 31 anos, ele agradeceu o apoio que recebeu do presidente nacional da sua legenda, Luciano Bivar, e dos familiares experientes na política, que garantiram-lhe caminho aberto para realizar seus projetos.
"Tenho 31 anos de idade. Nasci vendo meu pai já na política. Não conheço nenhum homem tão obstinado na política. Sei que você lutou e trabalhou a vida inteira para poder estar no lugar que eu estou (falou para FBC). Serei governador não só por ser filho de Fernando, mas terei a confiança do povo. Tenha certeza que o filho se realiza pelos olhos do pai, e o senhor vai realizar o seu sonho através dos atos do seu filho", garantiu.
Evitando bater nos adversários, Miguel apenas exaltou adjetivos e resultados alcançados por Petrolina, prometendo os resultados a nível estadual.
"Vi aqui alguns fazendo referência a alguns adversário. Não temos tempo e não poder gastar energia com o que leva para tás. Temos que olhar para frente e mostrar nossas propostas. Quando eles atacarem, jogarem pedras, estaremos de coração aberto para acolher todo o mundo no segundo turno", adiantou.
Para onde vai Luciano Bivar?
O presidente nacional do União Brasil (UB), Luciano Bivar, confirmou na convenção do partido que oficializa a candidatura de Miguel Coelho (UB) ao governo de Pernambuco, que "resolveu voltar à Câmara Federal", "para continuar presidindo o partido com a força que tem".
Bivar havia anunciado pré-candidatura à presidência da República, mas desistiu na última sexta-feira em meio a avanços do PT em busca do apoio do União, para garantir maior tempo de TV.
"O União Brasil pretende, com a fusão dos dois partidos (DEM e PSL), dar segurança política institucional, porque eu talvez sou um dos poucos a estar aqui que vivi um momento delicado quando era estudante da faculdade de Direito. A gente precisa antes de tudo preservar a nossa Democracia, preservar nossa liberdade, de tantos jovens que querem realmente prestar o seu trabalho e sua inteligência em desenvolvimento do nosso País", afirmou Bivar.
FBC quer ser 'pai de governador'
Fernando Bezerra Coelho durante convenção que oficializou candidatura do filho, Miguel Coelho, ao governo de Pernambuco - Divulgação
"O candidato deles parece que tem uma bola de ferro nos pés. Ao lado deles tem o governador de maior rejeição da história política de Pernambuco", alfinetou, relacionando até o governador Paulo Câmara.
De histórico socialista, partido pelo qual assumiu secretárias em Pernambuco e chegou ao Senado, FBC disse "sonhar ser governador", mas com o filho na disputa admitiu ser "candidato a pai de governador".
Veja como foi a convenção do UB para oficializar Miguel Coelho:
Cena Política
Recife, 01 de agosto de 2022
Cena Política por
Igor Maciel
Cena Política
Convenções da oposição mostraram que o PSB acumulou dívidas demais e o boleto está sendo entregue
Em dois dias, quatro enormes convenções de ex-aliados do PSB, todos agora contra o PSB, mostram um cenário de isolamento para os socialistas.
Igor Maciel
A estética de todas as convenções é como uma caricatura do grupo que está ali sendo oficializado.
Locutores gritando como se estivessem narrando um rodeio ou uma vaquejada, militantes transportados em ônibus, gritando os nomes dos candidatos e discursos guturais, típicos de generais, animando a tropa que em alguns minutos vai à linha de frente desviar de balas.
É meio brega, meio coisa das cavernas, mas funciona pra animar o início dos trabalhos de uma campanha eleitoral.
Convenção de Anderson Ferreira ao Governo de Pernambuco - HERMES COSTA NETO/DIVULGAÇÃO
Se a militância não estiver animada, não tem dinheiro que resolva e muitas candidaturas cheias de dinheiro descobriram isso ao longo dos anos.
Pela convenção, tem-se uma ideia de até onde o candidato pode chegar. Desse fim de semana, com as quatro convenções da oposição, quase uma “Super Terça” da eleição americana transplantada para dois dias pernambucanos, pode-se dizer que todos os protocolos foram cumpridos.
Teve breguice, teve discurso gutural, teve militantes atravessando o estado em ônibus para gritar o nome do candidato, mas ficou claro, principalmente, que todos têm condição de avançar a um segundo turno nesta eleição.
O que, por si, é a primeira derrota do PSB no estado. Os socialistas ainda nem fizeram seu evento, mas já tiveram uma primeira derrota.
Convenção do PSDB e Cidadania oficializou candidatura de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Das quatro candidaturas que se lançaram nas últimas horas, todos os grupos estavam na Frente Popular até Eduardo Campos morrer em um acidente aéreo. Sim, todos.
Anderson Ferreira comandava o antigo PR (hoje PL) como aliado do PSB.
Marília Arraes, Raquel Lyra e Miguel Coelho não eram apenas aliados, eles eram o PSB. Todos foram saindo ou “sendo saídos” por problemas maiores ou menores na condução do partido que entrou em uma guerra interna por poder.
Quem duvidar que o PSB não vive em conflito, procure saber como anda a relação do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB) com o governador Paulo Câmara (PSB). A informação, até a semana passada, era que eles nem dividem o mesmo espaço e nem se dirigem a palavra.
Em todo o período pré-eleitoral, o que mais se ouvia era que a oposição iria ter que diminuir o número de candidaturas, porque não dava pra se “esfarelar em quatro palanques para enfrentar a máquina socialista”.
FBC NA CONVENÇÃO QUE LANÇA MIGUEL COELHO AO GOVERNO DO ESTADO - REPRODUÇÃO
Enganou-se quem pensou assim e o engano originou-se na crença de que o PSB estaria unido.
Ao que parece, é a sigla de Eduardo Campos que hoje está esfarelada.
Não haveria quatro candidaturas na oposição se alguma delas não fosse competitiva. E o fato de todas serem competitivas mostra que a soberba obrigou o PSB ao erro de ignorar isso quando afastou esses que hoje são candidatos na linha adversária.
Não cabiam quatro palanques na oposição, mas o PSB fez caber.
Convenção do Solidariedade lança candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco. - Beto dlc/JC IMAGEM
Um poderia se destacar e os outros seriam meros coadjuvantes, mas o PSB reforçou cada um deles.
Perseguir Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) por serem prefeitos de oposição os fez crescer na adversidade e serem adorados regionalmente por terem vencido na dificuldade imposta por inimigos.
O PSB construiu uma jornada de herói para cada um.
Obrigar Marília Arraes (SD) a trocar de partido duas vezes a transformou num tipo de nêmesis obstinada e armada com a solidariedade popular.
Tentar isolar Anderson Ferreira (PL), como se ele fosse “apenas” um possuidor de voto de nicho, evangélico no caso, enquanto também o discriminava na prefeitura, o obrigou a ancorar-se num palanque que, se carrega a rejeição de Bolsonaro, também é dos que tem o voto mais resistente e difícil de tirar.
É simbólico que todas as convenções da oposição tenham acontecido quase juntas no fim de semana e que o PSB só faça a sua no dia 5 de agosto.
É apenas calendário e não há nada de especial como fato, mas até isso tem conotação de isolamento.
É natural que o PSB vá fazer uma grande convenção na próxima sexta-feira (5). Vai ser grande, colorida, vai ter discurso gutural com o candidato Danilo Cabral (PSB) gritando pela vitória, vai ter menção a Lula (PT), a corda única na qual resolveram se apegar e descobriram que é de papel, haverá militantes, vai ter tudo que a estética cafona de uma convenção exige.
Mas é certo que o PSB partirá com uma desvantagem. Quatro aliados desprezados viraram candidatos na oposição e os quatro, cada um com sua força, com sua região ou com seu discurso, acabam se complementando.
Desde a morte de Eduardo, o PSB foi comprando no crédito as brigas que achava que tinha força para acumular. Os boletos chegaram, todos de uma vez, num único fim de semana.
Editorial
Recife, 01 de agosto de 2022
OPINIÃO
Crédito sem saída
Pequenos negócios que significavam a realização de grandes sonhos, ou simplesmente o sustento cotidiano, também foram atingidos.
JC
A tragédia das chuvas continua afetando milhares de pernambucanos, apesar de o temporal ter acontecido há mais de dois meses. Muita gente não recebeu ainda o auxílio prometido pelo governo do Estado e prefeituras, e mesmo esse auxílio não corrige o descaso que persiste, em relação à condição de moradia e de vida dessas famílias. Além de não ser suficiente para compensar os prejuízos de cada um. De qualquer modo, as pessoas dependem do auxílio para tentar minimamente recomeçar suas vidas. E o atraso no que era pra ser uma medida emergencial escancara a desimportância com que se trata a população necessitada.
A destruição total ou parcial das moradias não foi o único tipo de desastre causado pelas chuvas, em maio. Pequenos negócios que significavam a realização de grandes sonhos, ou simplesmente o sustento cotidiano, também foram atingidos. Para responder a esses estragos, o governo Paulo Câmara lançou uma linha de crédito especial voltado a microempreendedores individuais em 37 municípios – o que dá uma ideia do alcance das consequências das chuvas. O chamado Crédito Emergencial MEI teria até R$ 3 milhões para desembolsar, em empréstimos de no máximo R$ 6 mil com taxa zero de juros, três meses de carência e 24 meses para pagamento. No entanto, as condições de crédito parecem não ter surtido o efeito esperado: apenas R$ 108 mil foram captados desde o final de junho, quando começou a ser disponibilizado, e menos de 20 empresários tiveram seus pedidos aprovados. O governo fez parceria com o Sebrae e as prefeituras, visando chamar os microempreendedores para abraçar a oportunidade. Com previsão de ir até julho, a linha de crédito foi estendida ao final de agosto. De acordo com o diretor de operações da AGE, a agência que opera o financiamento, Edilberto Xavier, em declaração à reportagem do JC, a previsão inicial de R$ 3 milhões já caiu em um terço, e o governo espera emprestar cerca de R$ 1 milhão aos microempreendedores. O que pode nem acontecer, uma vez que as exigências para o empréstimo não levam em conta o grau de informalidade presente nos pequenos e micro negócios. Por exemplo, uma das documentações solicitadas é o extrato do Simples Nacional dos últimos três anos. Se o candidato ao crédito tiver outros empréstimos e já enfrente dificuldades para quitá-los, dificilmente será aprovado para receber o emergencial. Mais da metade da economia pernambucana é informal, segundo o IBGE. Era de se supor que a maioria dos negócios afetados pelas chuvas não disporiam de condições para atender às demandas do governo estadual para receber o financiamento – definido pelo próprio governo como uma injeção necessária de capital para diversos fins, como a reposição do estoque perdido e a reforma de pontos de venda alagados. O volume de recursos já é pequeno, diante da dimensão dos prejuízos. Assim como nos auxílios para quem perdeu tudo, o crédito emergencial foi mais um anúncio do que real disposição de apoio.
Editorial
Recife, 01 de agosto de 2022
OPINIÃO
Artigo: Desafio da educação passa por fortalecer relação entre União, estados e municípios
O próximo governante do estado de Pernambuco pode
se valer dos ADEs como um instrumento estratégico na perspectiva de
reduzir as desigualdades educacionais com forte impacto nos
municípios de pequeno porte.
MOZAR NEVES RAMOS
Por Mozart Neves Ramos
A pandemia fez um grande estrago na educação em nosso país. Sem professores capacitados e sem conectividade digital, as escolas não estavam preparadas para o uso das novas tecnologias. Isto sem falar no grande número de dias que as escolas brasileiras ficaram literalmente fechadas, com um impacto sem precedentes nas aprendizagens escolares e no aumento das desigualdades educacionais. Esse impacto foi ainda maior nos municípios de pequeno porte (até 20 mil habitantes).
A colaboração é o caminho mais apropriado para o enfrentamento desse desafio, conforme apregoa a Unesco em seu documento “Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación”. O Brasil tem um instrumento poderoso para colocar em prática essa colaboração, que foi recentemente atualizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no que é hoje conhecido como Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), mediante a produção de um novo Parecer (CNECEB n 072020), publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 22/11/2011, Seção 1, p. 23 e 16/8/2021, Seção 1, p. 28, trazendo não só os principais aprendizados obtidos pelos ADEs ao longo desses quase quinze anos, mas também explicitando novas “janelas de oportunidade”, de colaboração e de parcerias, demonstrando que os mesmos podem contribuir para o avanço das recentes legislações e normas da educação brasileira, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os ADEs representam uma forma de colaboração territorial entre municípios, visando a assegurar o direito à educação de qualidade e ao seu desenvolvimento territorial e geopolítico. Constituem, na verdade, um instrumento por meio do qual os municípios podem buscar alternativas para suplementar as políticas educacionais dos governos federal e estadual, elaborando políticas regionais mais eficientes, já que são concebidas de acordo com a realidade local (Nicoleti, J. E., “Arranjos de desenvolvimento da educação: uma alternativa partilhada de gestão municipal da educação” – Tese de doutorado, 2014).
Ao comparar os ADEs ativos até 2019 com a base de dados do porte dos municípios fornecida pelo IBGE (2010), percebe-se que 66% daqueles que preferem se organizar nesse regime de colaboração horizontal são de pequeno porte. Esse percentual passa para 88% quando incluímos os de médio porte do tipo I (de 20 mil a 100 mil habitantes). Percebe-se assim que os ADEs têm sido escolha prioritária de municípios de pequeno e médio porte do tipo I, e não de municípios de médio porte do tipo II ou de grande porte (acima de 500 mil habitantes).
Os municípios de pequeno porte, pelas suas múltiplas carências, são os que mais vão precisar de um trabalho colaborativo para vencer os desafios das recomposições das aprendizagens escolares. Nesse sentido, podem encontrar na BNCC uma bússola importante para identificar as aprendizagens essenciais que todos os alunos da Educação Básica, da creche ao ensino médio, vão precisar desenvolver. O papel do estado é fundamental nessa articulação intermunicipal. O próximo governante do estado de Pernambuco pode se valer dos ADEs como um instrumento estratégico na perspectiva de reduzir as desigualdades educacionais com forte impacto nos municípios de pequeno porte.
Mozart Neves Ramos é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP de Ribeirão Preto e professor emérito da UFPE.
Editorial
Recife, 01 de agosto de 2022
OPINIÃO
Artigo: O que o eleitor precisa entender
Entender, por exemplo, o que os candidatos podem e o que não podem fazer para ganhar a adesão dos eleitores. Podem usar os recursos do mandato que porventura exerçam no Legislativo, por exemplo, para fazer atos de campanha?
PRISCILA LAPA
Por Priscila Lapa
Primeiro desafio: entender por que existe um calendário eleitoral que determina o início das campanhas, se há tempo os candidatos estão pelas ruas, realizando eventos que não têm outra finalidade que não seja a conquista de votos e adesões. Muitas vezes, investidos em cargos públicos e contando com a máquina estatal como principal aliada, os “pré-candidatos” prestam contas das suas ações, atacam os adversários (alguns deles aproveitam para atacar também as instituições democráticas) e sorriem e acenam em palanques repletos de apoiadores e símbolos para marcar a sua identidade. Não, mas a campanha oficial ainda não começou.
Segundo desafio: entender o que os candidatos podem e o que não podem fazer para ganhar a adesão dos eleitores. Podem usar os recursos do mandato que porventura exerçam no Legislativo, por exemplo, para fazer atos de campanha? Podem deixar de cumprir a agenda legislativa para comparecer a eventos com finalidade eleitoral? Oficialmente não, mas grande parte faz e quem deve fiscalizar finge que não vê. Podem, no Executivo, manobrar o orçamento para irrigar programas que potencializam a popularidade do mandatário? Depende, mas na era do “pode tudo”, por que não?
Terceiro desafio: interpretar o contexto político, com todas variáveis em jogo - administrativas, políticas, econômicas, legislativas, jurídicas, relacionais. Pesquisas dizem isso e aquilo outro. Falam que os gestores públicos estão mal avaliados, que o eleitor quer mudança, apontam as disfuncionalidades das instituições na ótica do cidadão. Gestores públicos tomam medidas, apresentam-se como heróis, falam que os adversários e as instituições não os deixam governar. Legisladores mal falam com a população sobre o que verdadeiramente a interessa, mas enchem as redes de conteúdos sobre o julgam importante para sua reputação pública. Preços sobem, desemprego aumenta, algumas melhorias em indicadores apontam dias melhores, mas de fato, concretamente, o trabalhador não sabe exatamente o que esperar para o dia de amanhã.
Quarto desafio: escolher os seus candidatos, mas sem esquecer que as condições já estão sacramentadas por uma grande narrativa de polarização. Ou seja, ao escolher, há uma opção implícita em ser bolsonarista ou lulista, ainda que, muitas vezes, as pessoas não se identifiquem nem com uma coisa nem com a outra. Quais critérios adotar? O que descartar? Como se manter são, equilibrado, ponderado, ainda que se queira participar de um debate público?
Quinto desafio: passadas as eleições, voltar à sua condição de cidadão que simplesmente exerce seus papéis sociais e, quando lhe convém, opina, avalia, reclama, elogia os seus representantes políticos. Mal sabe ele que novo período eleitoral vem na sequência, sem uma data definida para começar. Na verdade, os palanques que nunca desmontam acompanham a vida do eleitor, mesmo daquele que diz querer distância da política.
Priscila Lapa, cientista política.
Entretenimento
Recife, 01 de agosto de 2022
LUTO
Morre Miró da Muribeca, um dos maiores poetas urbanos do Brasil, aos 61 anos
O poeta e cronista pernambucano Miró da Muribeca morreu neste domingo (31) aos 61 anos
Julianna Valença
O poeta e cronista pernambucano Miró da Muribecamorreu neste domingo (31) aos 61 anos. O pseudônimo dado a João Flávio Cordeiro da Silva ganhou o Brasil com sua arte e exercício da escrita.
Ele lutava contra um câncer de próstata e o tumor desenvolveu metástase, espalhando-se por outros órgãos. Por conta da gravidade da situação, Miró pediu para ser cuidado no Hotel Central, no Recife, onde estava morando nos últimos tempos.
O artista também fazia tratamento contra alcoolismo e passou por um quadro de covid-19 severo no final de 2020. No próximo sábado (6), faria aniversário de 62 anos e os amigos estavam preparando uma festa para ele.
O enterro de Miró está marcado para esta segunda-feira (1º), a partir das 11h, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. O poeta-cronista deixa saudades para uma legião de poetas, amigos, leitores e admiradores de sua poesia singular.
A poeta Cida Pedrosa lamentou a morte do artista. "Recife e o Brasil perdem um dos seus grandes poetas. Um poeta vital, necessário. O céu hoje vai estar em festa, porque eu acho que França, Chico Espinhara e Erickson Luna vão estar todos esperando Miró", diz Cida, que era amiga próxima dele.
O poeta pernambucano escreveu seu novo livro para continuar a viver - Ricardo B. Labastier/JC Imagem
O anúncio da morte do poeta foi feito através do seu perfil do Instagram. A causa do falecimento e as informações do velório não foram divulgadas até o momento.
"Comunicamos a todos os amigos, fãs e seguidores, que nosso poeta Miró da Muribeca encantou-se nesta manhã de domingo. Em breve, daremos mais informações sobre a cerimônia de despedida", escreveu a equipe.
Em nota a prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, lamenta a morte do poeta:
"Entre o lirismo e a periferia, escolheu os dois. Subverteu a rima e cunhou uma estética poética popular, urbana, periférica, negra e social, que levou Miró até para fora do Brasil [...] Miró agora se encanta em verso e prosa, deixando muda a cidade, toda esquina e toda ponte, ainda atravessadas pela poesia que ele inscreveu para sempre na geografia que cada um carrega no peito."
O presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o jornalista Ricardo Leitão, declara que foi uma grande honra publicar os livros de Miró. “Registrar sua poesia forte e de cunho social foi um compromisso da editora. Seu trabalho foi uma importante contribuição para a poesia brasileira”.
O editor da Cepe, o jornalista Diogo Guedes, que também lamentou o falecimento do poeta, afirma que “Miró, como poucos, trouxe a poesia para o seu próprio corpo e sua própria voz. O atestado da força dos seus poemas é a forma como reverberam em páginas, telas, vídeos, ao vivo - uma experiência sempre inesquecível”, relata Diogo, adiantando que a editora está com duas publicações de Miró em processo de produção: uma biografia e uma obra reunida com poesias inéditas.
Cultura
Recife, 01 de agosto de 2022
Luto
Miró da Muribeca fez da observação da realidade periférica matéria-prima para sua poesia vital, indispensável, engajada
Cronista da realidade, poeta Miró da Muribeca morreu na manhã deste domigo (31), deixando vasta obra em que trata da vida urbana com lirismo particular. Cepe vai lançar biografia do poeta e livro com poemas inéditos
Adriana Guarda
Miró da Muribeca partiu na manhã deste domingo (31). Foi fazer poesia no céu. Fico imaginando que versos recitou para São Pedro no momento da sua chegada. Talvez tenha falado de amor: - "Apesar dos efeitos colaterais. O amor ainda é o melhor remédio". E São Pedro teria dito com graça: - "Entra, 'Miró'. Você não precisa pedir licença".
O 'recital de despedida' do poeta será nesta segunda-feira (1), no Cemitério de Santo Amaro, com a presença de amigos e admiradores. Às 10h30 terá um ato ecumênico na capela e o enterro está marcado para 11h. A partir das 17h deste domingo o corpo de Miró já estava no local para receber homenagens.
Cronista da realidade urbana, Miró lutava contra um câncer de próstata. O tumor desenvolveu metástase e espalhou-se por outros órgãos. A gravidade da doença fez com que decidisse ser cuidado em casa, por amigos-família. Sua vontade foi respeitada e ele "encantou-se" (como descrito nas suas redes sociais), no Hotel Central, no Recife, onde morava nos últimos tempos.
O artista também fazia tratamento contra o alcoolismo e passou por um quadro severo de covid-19 no final de 2020. Nascido em agosto de 1960, o leonino Miró completaria 62 anos no próximo sábado (6) e os amigos estavam organizando uma festa de aniversário para ele.
Miró foi um poeta assombrosamente intenso, capaz de sentir e ouvir a voz das ruas e de transformar tudo em lirismo. Espectador dos becos, das pontes, das ruas, dos botecos, da periferia e seus flagelos, ele fazia da arte sobrevivência, enquanto nos atravessava com seus versos.
Início de Miró na poesia
Foi uma cena de violência urbana que inspirou uma das primeiras poesias de Miró. Até então, o filho de Dona Joaquina, João Flávio Cordeiro da Silva (seu nome de registro) pensava em ser jogador de futebol. Ele estava no Centro da Cidade quando presenciou uma batida violenta da polícia contra uns jovens.
Daquele episódio, presenciado nos anos 1980, escreveu "Quatro horas e um minuto", em referência ao horário em que aconteceu o fato. A partir dali, não abandonou mais a poesia. O que talvez ele ainda não soubesse é que se tornaria um dos maiores nomes da poesia urbana brasileira, com uma vasta obra.
Foi no futebol onde recebeu o apelido que se tornaria seu nome artístico. Embora fosse torcedor do Sport, o apelido veio de um jogador do adversário Santa Cruz. Bom de bola, João Flávio era comparado a Mirobaldo, craque tricolor dos anos 1970. O nome pegou, foi abreviado para Miró e se transformou em sua 'marca'.
Vida pela periferia
Miró morou em vários bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de passar oito anos em São Paulo. Dessas vivências buscava inspiração e extraia matéria-prima para sua poesia urbana, solitária, pulsante, desesperada, caótica, irônica, viva. Performático, quem um dia teve a chance de acompanhar uma apresentação do poeta, não se esquece jamais.
Diante do Recife, a capital mais desigual do Brasil, a produção de Miró foi vasta. O primeiro livro dele foi "Quem descobriu o azul anil", uma produção independente de 1985. Nas décadas que se seguiram ele não ficou parado, lançando e declamando títulos reunidos em "Miró até agora", de 2013. A obra foi reeditada em 2016 pela Cepe e esgotou os 5 mil exemplares das cinco edições colocadas à venda.
"O Recife e o Brasil perdem um dos seus grandes poetas. Um poeta vital, necessário. O céu hoje vai estar em festa, porque eu acho que França, Chico Espinhara e Erickson Luna vão estar todos esperando Miró", diz Cida Pedrosa, autora do vencedor do Jabuti Solo para vialejo (2019) e grande amiga do poeta.
Cida assina o prefácio de "O céu é no sexto andar" (2021), livro de Miró lançado no final de 2021 com poemas escritos entre 2017 e 2018. Neste período, ele vivia entre o Hotel Central, no bairro da Boa Vista, e o Instituto Raid, no Sítio dos Pintos. Quando a doença se agravou, ele passou a viver, definitivamente, no Hotel Central.
Biografia e inéditos de Miró
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) está com duas produções engatilhadas sobre Miró para lançar. Uma é a biografia dele, escrita por Wellington de Melo e a outra é uma obra reunida com poesias inéditas. Wellington já havia adiantado que sua intenção era escrever um perfil literário de Miró. As obras ainda não têm data de lançamento.
Apesar de toda a sua importância para a poesia urbana de Pernambuco e do Brasil, Miró (assim como tantos outros poetas da periferia) não alcançou o reconhecimento financeiro que merecia. Os amigos fizeram uma vaquinha para conseguir dinheiro para fazer o enterro, assim como já vinham fazendo para ajudar no tratamento dele.
Doações para o enterro
Os interessados em contribuir podem fazer depósito ou transferência para a Caixa Econômica Federal - Agência 0050 - Operação 001, conta 0041588 - Ou PIX para o CPF: 846640704-97. A conta foi criada especialmente para este momento. Miró nos deixa um legado, seu olhar singular para a vida nas cidades. Nos lembraremos dele no caos das ruas, que tão bem retratou, mas sem deixar de sorrir.
"Quando se está feliz, até as borboletas te levam até a esquina".
Vai em paz, Miró! Que os céus te recebam com versos.
programação da TV
Recife, 01 de agosto de 2022
Hoje na TV
TVU/TV BRASIL
(14h) SESSÃO FAMÍLIA / A MENINA NO PAÍS DAS MARAVILHAS. De Daniel Barnz. Com Elle Fanning, Felicity Huffman, Bill Pullman, Emily Blunt, Patricia Clarkson e Max Baker. A jovem Phoebe Lichten (Fanning) sonha em participar da peça "Alice no País das Maravilhas", que será encenada na sua escola, mas a menina é sempre rejeitada pelos colegas de turma.
(22h30) CINE RETRÔ / JECÃO... UM FOFOQUEIRO NO CÉU. De Amácio Mazzaropi, Pio Zamuner. Com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman. Jecão Espinheiro se vê envolvido com problemas relacionados à sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria Espiritiva e vão para São Paulo receber o prêmio. Quando voltam para cidadezinha onde moram, são recebidos pela população fanfarra, faixa de boas-vindas e muita festa, mas também por olhos cobiçosos.
TV GLOBO
(15h20) SESSÃO DA TARDE / PIXELS. De Chris Columbus. Com Peter Dinklage, Kevin James, Michelle Monaghan, Adam Sandler. A humanidade sempre buscou vida fora da Terra e, em busca de algum contato, enviou imagens e sons variados sobre a cultura terrestre nos mais diversos satélites já lançados no universo. Um dia, um deles foi encontrado. Disposta a conquistar o planeta, a raça alienígena resolveu criar monstros digitais inspirados em videogames clássicos dos anos 1980. Para combatê-los, a única alternativa é chamar especialistas nos jogos: Sam Brenne, Eddie Plant, Ludlow Lamonsoff e a tenente-coronel Violet Van Patten.
(22h50) TELA QUENTE / CREED II. De Steven Caple Jr. Com Michael B Jordan (foto), Stallone Sylvester, Tessa Thompson, Wood Harris. Adonis enfrenta o maior desafio de sua vida: um inimigo que está ligado ao passado de sua família. Ao lado de Rocky Balboa, eles enfrentam o passado para descobrir pelo quê vale a pena lutar.
HBO
(23h46) VENOM: TEMPO DE CARNIFICINA. De Andy Serkis. Com Tom Hardy, Woody Harrelson, Michelle Williams, Naomie Harris. Tom Hardy retorna como Eddie Brock, o anfitrião do brutal simbionte Venom. Enquanto homem e alienígena lutam para se acostumar um com o outro, Eddie tenta relançar sua carreira entrevistando o assassino em série Cletus Kasady (Woody Harrelson). Mas quando Carnificina, o simbionte de Kasady, o ajuda a fugir da prisão, Venom e Eddie devem unir forças para derrotá-los.
HBO
(0h12) ALIANÇA DO CRIME. De Scott Cooper. Com Peter Sarsgaard, Jesse Plemons, Rory Cochrane, David Harbour, Adam Scott, Corey Stoll, Julianne Nicholson, Kevin Bacon, Benedict Cumberbatch, Dakota Johnson, Johnny Depp. Boston, final dos anos 70. Whitney Bulger, irmão de um senador dos EUA e provavelmente o criminoso mais violento do sul de Boston, decide se aliar com o agente do FBI John Connolly para acabar com a máfia italiana que invade seu território. Filme protagonizado por Johnny Deep e Kevin Bacon.
HBO POP
(0h32) O JUIZ. De David Dobkin. Com Robert Downey Jr, Billy Bob Thornton, Vincent D'onofrio, Jeremy Strong, Vera Farmiga, Billy Bob Thornton, Robert Duvall, Robert Downey Jr. Hank é um advogado de sucesso que volta para sua cidade natal para o funeral de sua mãe. Lá ele descobre que seu pai, o juiz local, está sendo acusado de assassinato. Em busca da verdade, Hank terá que se reconectar com sua família. O filme conta com as atuações de Robert Downey Jr, Robert Duvall, Vera Farmiga e Billy Bob Thornton.
Resumo das novelas
Recife, 01 de agosto de 2022
Resumo das Novelas
TV Jornal/SBT
(20h30) Poliana Moça
Poliana não consegue contato com Éric; ela liga para Bento e comenta sobre o comportamento e ansiedade do menino. João escuta o papo entre Bento e Poliana a respeito de Éric, e promete não alarmar o assunto. Disfarçados, Waldisney e Violeta se encontram com Roger; Waldisney revela estar nos noticiários por ser reconhecido no evento da websérie na Ruth Goulart. Precisando tirar Otto do seu caminho, Roger bola um plano e divide com os comparsas. Formiga agradece a Vinícius por conversar com Durval e convencê-lo a admitir novamente o amigo. João solta, sem querer, para Helena e Song, informações sobre Éric. Antônio visualiza fotos com Violeta, se emociona e tenta ligar para a filha; Dona Branca chega no momento e acredita que ele está a traindo. Poliana vai até Helô perguntar sobre o caso de ansiedade de Éric; a coordenadora dá uma aula sobre causas e efeitos do distúrbio. O plano de Roger dá início e Waldisney serve de isca.
(21h30) Carinha de Anjo
Emissora não enviou o resumo do capítulo até o fechamento desta edição.
TV Guararapes/Record
(21h) Todas as Garotas em Mim
Emissora não enviou o resumo do capítulo até o fechamento desta edição.
TV Globo
(18h25) Além da Ilusão
Úrsula e Joaquim se apressam em esconder o corpo de Abel. Fátima conforta Olívia, que sofre por não poder engravidar. Matias tem uma alucinação durante seu tratamento. Manuela e Augusta insistem para que Violeta perdoe Heloísa. Joaquim sofre por ter sido cúmplice de Úrsula na morte de Abel, e não percebe que perdeu uma abotoadura de sua camisa. Santa treina Constantino como crupiê do cassino. Cipriano afirma a Emília que não reatará o casamento com ela. Um caçador encontra o corpo de Abel. Bento confessa a Abílio que jamais deixará de amar Letícia. Cipriano se declara para Giovanna. Salvador anuncia que Abel foi assassinado e prende Onofre como suspeito.
(19h40) Cara e Coragem
Moa (foto) passa mal ao ver que Yeva está morta, e Pat o ampara. Pat e Moa afirmam, em seus depoimentos, que o grupo que quer a fórmula de Clarice está envolvido com a morte da mulher. Hugo incentiva Andréa a reatar com Moa. Leonardo leva Dagmar para a sua festa de noivado com Regina Pat conta para Alfredo o que aconteceu com Yeva. Danilo acusa Moa de ter invadido seu apartamento, e Rebeca se surpreende. Pat decide ficar na casa de Adélia com a família. Anita fica chocada ao ver que Dalva ainda está com o carro que ela emprestou para Anita na noite em que Clarice morreu.
(21h25) Pantanal
Maria Bruaca erra o tiro disparado contra Tenório Guta se despede da mãe, que entra na chalana sem destino Tenório comunica a Marcelo que buscará Zuleica e seus irmãos para morar na fazenda. Eugênio impede Maria Bruaca de se jogar no rio. José Leôncio evita um confronto entre Jove e José Lucas. Jove se afasta da tapera, diante da decisão de Juma de não querer ser mais sua mulher. Irma se preocupa com Jove. José Leôncio revela a Filó que estará ao lado dos filhos, sem tomar partido de nenhum deles. Jove deixa claro para José Leôncio que algo pode acontecer se José Lucas cruzar o seu caminho.
Entretenimento
Recife, 01 de agosto de 2022
Signos
Horóscopo de hoje, dia 01/08/2022, segunda-feira
Afeição pelo novo
Ana Anjos
Vênus e Urano estão em um bom ângulo para que um espírito não convencional e afeição humana sejam mesclados. Isso significa que o gosto pela liberdade, afinidade com o novo e o excêntrico serão movidos por fascínios instantâneos.
ÁRIES
Alimentos atraentes, objetos interessantes e coisas bonitas no geral tendem a te agradar com um força maior.
TOURO
O bom ângulo de Urano e Vênus indicam um encanto em relação a uma certa pessoa. Algo mais próximo e especial pode acontecer.
GÊMEOS
Os recursos materiais, que estão positivos, podem ajudar você para ter um dia melhor. Mesmo assim, não queira tudo.
CÂNCER
Uma forte atração no ambiente social pode acontecer, talvez de forma amorosa. É um ótimo dia para se divertir com amigos e conviver socialmente.
LEÃO
Algum assunto interessante pode surgir no trabalho ou em outro lugar. Faça, mesmo que não tenha um resultado imediato.
VIRGEM
O relacionamento, principalmente que tem interesses culturais ou idealistas, está muito favorecido. Dedique suas horas aos bons relacionamentos que tem.
LIBRA
O centro das expectativas está voltado para as parcerias de trabalho e afeição. Por isso, as atividades esperadas pode melhorar, até mesmo levando ao contato com pessoas e situações interessantes.
ESCORPIÃO
Pequenas viagens, mudanças de ambiente e contato com novas pessoas podem ser gratificantes. Os acontecimentos do dia podem estar no social e afetivo.
SAGITÁRIO
Tarefas do trabalho e rotina pessoal serão mais agradáveis e satisfatórias se forem feitas ao lado de pessoas queridas.
CAPRICÓRNIO
Você terá uma grande atração amorosa e uma sedução especial. Por isso, seu lado mais encantador será mostrado, estimulando namoros e encontros.
AQUÁRIO
A rotina com a família e afazeres do dia a dia serão bem agradáveis. Em meio a isso tudo, uma novidade encantadora pode surgir.
PEIXES
Você pode ter um encontro com pessoas ou realizar algo criativo que fazem sentir uma grande afeição à primeira vista.
* Com informações do Estadão
Cultura
Recife, 01 de agosto de 2022
Sociedade
Coluna Social1 - Best sellers: nem sempre pode ser assim
Confira a coluna Social1 desta segunda-feira
Mirella Martins
Quando se pensa nos livros mais procurados do momento, logo se imagina títulos como Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Mais Esperto que o Diabo, Mulheres que Correm como os Lobos ou Torto Arado, mas não é isso que diz a lista de livros mais procurados no Buscapé ao longo do mês de julho. Títulos como The Woman in White (original, em inglês), O Segredo da Galileia e Ator e Estranhamento estão no topo dessa lista.
Considerando que o brasileiro lê apenas cinco livros por ano, notar que nenhum best-seller está na lista de mais procurados do site indica que os brasileiros estão usando a internet para buscar alternativas. Os livros nichados, para público mais específico, costumam ter preços mais elevados. Dos 10 livros mais buscados no site, apenas quatro estão dentro ou abaixo da média de preço nacional (R$ 44).
A Bienal do Livro de São Paulo, aliás, registrou um dos maiores públicos de todos os tempos: foram 660 mil visitantes e mais de 3 milhões de livros vendidos. Aumento de 6% do ano anterior. Em 2021, houve um aumento de 30% nas vendas de livros em comparação com 2020, segundo dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Romantismo no trabalho
Alguns países da Europa têm utilizado o modelo de trabalho com apenas quatro dias por semana, com o objetivo de reduzir horas de serviço para ganhar produtividade, segundo algumas pesquisas. Porém, no Brasil, essa prática não daria certo, pelo menos na visão do advogado trabalhista João Galamba.
"Chega a ser romantismo para a nossa realidade essa proposição. O trabalhador vai ficar com um período de ócio e, com a dificuldade que vivemos no País, a pessoa vai procurar novas formas de renda. Vai gerar um efeito contrário, um sobretrabalho", analisou o especialista em Direito do Trabalho.
Elas dominam
Além dos números positivos na Bienal, outro destaque foi a procura por obras escritas por mulheres. Na Rocco e na Record, por exemplo, elas dominaram os rankings dos mais vendidos. Na Rocco, as obras escritas por elas lideraram as vendas.
Já no Grupo Editorial Record, que teve um faturamento três vezes maior do que na edição de 2018, as escritoras também dominaram a cena: dos 100 títulos mais vendidos do estande, 92 foram escritos por mulheres.
Eleições
Detalhe da nova pesquisa Ipespe-XP que Antonio Lavareda analisa: "Nos demográficos, é basicamente o placar entre o voto mais jovem (16-34 anos) que o ex-presidente Lula supera no primeiro turno Bolsonaro por 50% a 27%".
"Entre as mulheres, Lula dispara com 48% e Bolsonaro, 30%. Na faixa de dois salários mínimos, Lula crava 51% x 28% de Bolsonaro. Situações que explicam claramente a liderança do ex-presidente", ressalta.
Escravidão
A Fundação Joaquim Nabuco recebe, quinta-feira, o escritor Laurentino Gomes. A palestra "A escravidão e o seu legado no Brasil de hoje" será a partir das 17h. Faz parte do lançamento da sua trilogia sobre o tema.
Rápidas
O Festival de Ópera de Pernambuco faz a terceira edição de quinta-feira até o dia 21. Para abrir o festival, A Compadecida, de José Siqueira sobre o texto de Ariano Suassuna. Estará em cartaz da abertura até domingo, no Santa Isabel.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular se prepara para o Agosto Azul Vermelho, mês de prevenção às doenças vasculares. Foi escolhido por conta do Dia do Cirurgião Vascular, comemorado em 15 de agosto.
Natura e Rock in Rio se unem novamente e apresentam coleção exclusiva com seis batons cremosos.
A pernambucana Kássia Cavalcante escreveu o livro Impressões e Percepções sobre a viagem de 236 dias, quando percorreu, sozinha, 31 países. O lançamento será no dia 3 de setembro, no Cá-Já.
A Sargaço Nightclub tem nova integrante. A cantora Izzy entra na banda recifense para dividir os vocais com o guitarrista Marrê. O grupo produz seu novo álbum, Bioluminescência.
Aniversariantes
Ridalvo Costa, Edinalva Barbosa, Marcos Rolim, Rosa Baptista da Silva, José Ubiracy Silva, Cristina Johnson, Lino Medeiros, Mara Oselma, Thiago Carvalho, Debora Maciel Mayrinck Mello e Rodrigo Novaes.
Brasil
Recife, 01 de agosto de 2022
Censo 2022
Com dois anos de atraso, coleta do Censo Demográfico 2022 do IBGE finalmente começa nesta segunda (1º)
Em Pernambuco, a operação do censo vai visitar mais de três milhões de domicílios e os cerca de 9,7 milhões de moradores nos 184 municípios do estado e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha
Adriana Guarda
Começa nesta segunda-feira (1º) a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, a única pesquisa que visita todos os domicílios do país. Em Pernambuco, a operação censitáriacontará com 987 agentes censitários e com 7.961 recenseadores. Os servidores irão visitar os mais de três milhões de domicílios e os cerca de 9,7 milhões de moradoresnos 184 municípios do estado e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
No Brasil, são cerca de 75 milhões de domicílios, onde vivem os 215 milhões de brasileiros em todos os 5.570 municípios do país.Já no Recife, os cerca de 1,6 milhão de moradores dos mais de 500 mil domicílios da capital serão visitados por 1.426 recenseadores, que percorrerão todos os bairros da capital. Recife possui também 166 agentes censitários que irão supervisionar e auxiliar a coleta. Com um orçamento de cerca de R$ 2,3 bilhões, este será o 13º Censo da história do país. O primeiro foi realizado em 1872, ainda durante o Império. Desde 1940, a pesquisa é realizada pelo IBGE.
O Censo é realizado a cada dez anos, e sua última edição ocorreu em 2010. A pesquisa é fundamental para conhecermos a realidade do país e para a elaboração de políticas públicas, já que investiga questões como características dos domicílios, trabalho e rendimento, identificação étnico-racial, núcleo familiar, educaçãoe mortalidade.
Além disso, o Censo é a única pesquisa estatística oficial que traz informações sobre os seguintes temas: religião, população indígena, deficiência, fecundidade, nupcialidade, migração, deslocamento para trabalho ou estudo, aglomerados subnormais (favelas e assemelhados) e as características do entorno dos domicílios em áreas urbanas.
Coleta do Censo 2022 começa na próxima segunda-feira (1º) - Divulgação
A pesquisa possui dois questionários: o básico, com 26 questões, cujo tempo de resposta varia entre cinco e dez minutos, e o amostral, com 77 questões, que será aplicado em cerca de 11% dos domicílios do país e deve ser respondido entre 15 e 20 minutos. O tempo de resposta pode variar de acordo com algumas questões, como o número de moradores por domicílio.
Em cada domicílio, pelo menos uma pessoa é entrevistada, e ela poderá responder por todos os demais moradores.A coleta está prevista para durar três meses, até o dia 31 de outubro. Os primeiros resultados deverão ser divulgados em dezembro deste ano.
Para toda a operação censitária, o IBGE contratou e treinou mais de 200 mil pessoas em todo o país: cerca de 23 mil agentes censitários, que supervisionam os trabalhos, e 183 mil recenseadores, que realizam as entrevistas domiciliares. Além dos dias úteis, os recenseadores também poderão fazer visitas à noite e nos finais de semana.
A população poderá responder o questionário do Censo presencialmente, durante a visita do(a) recenseador(a), ou, nesse momento, escolher responder pela internet ou por telefone. No primeiro caso (internet), o(a) morador(a) receberá um link com senha e terá um prazo de 7 dias para responder; no segundo caso, será agendada uma ligação telefônica a ser feita pela equipe do IBGE, para coletar as informações.
Recenseadores uniformizados e informações sigilosas
Durante o Censo, todos os recenseadores estarão identificados pelo uniforme, colete e boné do IBGE, além de levarem o dispositivo móvel de coleta (DMC). Eles usam um crachá com foto, onde existe um QR Code que aponta para um site no qual é possível confirmar a identidade dessas pessoas. É possível também ter essa confirmação de identidade pelo 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.Para realizar a confirmação, o informante deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Todos os recenseadores também estão orientados a usar máscara e buscar manter o máximo de distanciamento possível no momento da coleta, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários vigentes nos diversos municípios, durante o período da coleta.
Além disso, de acordo com a Lei nº 5.534, de 1968, as informações prestadas ao IBGE são absolutamente sigilosas, sendo utilizadas apenas para fins estatísticos e não podendo ser compartilhadas nem com a polícia, nem com a Justiça.
Coleta do Censo 2022 começa na próxima segunda-feira (1º) - Divulgação
Autismo e população quilombola no Censo 2022
Além disso, outra novidade deste Censo é a inclusão de dados específicos para a população quilombola que vive em áreas previamente mapeadas pelo IBGE.
Junto aos indígenas, que foram incluídos no Censo em 1991, a população quilombola faz parte dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), que possuem questionário próprio no Censo, que visa assimilar suas tradições e costumes históricos.
O Censo 2022 também será o primeiro a realizar uma investigação sobre o autismo. O questionário amostral irá trazer a pergunta se alguma pessoa do domicílio já foi diagnosticada com autismo por profissional de saúde.
Também pela primeira vez, o IBGE vai georreferenciar todos os domicílios visitados, ou seja, determinar suas coordenadas geográficas (latitude e longitude).
Internacional
Recife, 01 de agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022
VARÍOLA DOS MACACOS: Espanha relata segunda morte por vírus na Europa
País europeu havia relatado a primeira morte relacionada à doença na sexta-feira (29), logo após o Brasil confirmar o primeiro óbito fora do continente africano
Emannuel Bento
Da Agência Brasil
A Espanha relatou neste sábado (30) a segunda morte relacionada à varíola dos macacos no país, no que se acredita ser a segunda morte pela doença na Europa e apenas a terceira fora da África no atual surto.
O país europeu havia relatado a primeira morte relacionada à doença na sexta-feira (29), logo após o Brasil confirmar o primeiro óbito fora do continente africano. A morte no Brasil ocorreu em Uberlândia (MG).
De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 22 de julho, apenas cinco mortes relacionadas à varíola dos macacos tinham sido relatadas, todas na região africana.
No último sábado (23), a OMS declarou o surto, que se espalha rapidamente e pode caracterizar uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta.
Em relatório divulgado no último sábado, o Ministério da Saúde espanhol disse que 4.298 casos foram confirmados no país. Dos 3.750 pacientes sobre os quais tinha informações, 120 (3,2%) foram hospitalizados e dois morreram, informou a pasta, sem fornecer mais detalhes.
A primeira morte ocorreu na região nordeste de Valência, e a causa foi encefalite, uma inflamação do cérebro associada à infecção, informou a mídia local, citando o Departamento Regional de Saúde.
Esportes
Recife, 01 de agosto de 2022
Arena de Pernambuco
Santa Cruz e Retrô decidem vaga à terceira fase da Série D
O duelo entre Retrô x Santa Cruz é válido pela partida de volta da segunda fase da Série D
Davi Saboya
Hoje é dia de decisão na Arena de Pernambuco! Retrô e Santa Cruz se enfrentam nesta segunda-feira (1), às 20h, em jogo válido pela partida de volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O primeiro embate acabou empatado por 0x0 no Arruda.
Quem vencer garante uma vaga nas oitavas de final da Série D. Em caso de empate, Retrô e Santa Cruz decidem a classificação nos pênaltis. O adversário na próxima fase será o Tocantinópolis.
RETRÔ X SANTA CRUZ AO VIVO
O Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, transmite o jogo entre Retrô x Santa Cruz pela Série D. Aroldo Costa narra a partida, com comentários de Ralph de Carvalho, reportagens de Antônio Gabriel e Raldney Alves, e Marcelo Araújo no plantão esportivo.
Em campo, o técnico Marcelo Martelotte deve repetir a escalação do Santa Cruz do primeiro jogo contra o Retrô. Principal contratação para a Série D, o meia Chiquinho deve começar a partida novamente no banco de reservas.
"Acho que será um jogo mais aberto, onde as equipes irão buscar mais o gol. Isso justamente porque só restam mais 90 minutos. É o que falo, buscaremos um equilíbrio, uma maneira de jogar mais agressiva em relação ao último confronto. Porém, não podemos perder a segurança que tivemos na defesa", afirmou o técnico do Santa Cruz.
"É uma evolução natural. A gente tem trabalhado para poder contar com ele por um pouco mais de tempo. Já jogou 35, 40 minutos, e ganhou um pouco mais de ritmo. Agora, precisamos ter cuidado porque é um jogo decisivo, intenso, forte", completou o comandante sobre a utilização de Chiquinho na decisão do Santa Cruz.
Se for mexer na equipe, o treinador do Santa Cruz pode mudar no ataque. Titular no último jogo, Raphael Macena também não tem conseguido agradar. Sendo assim, Rafael Furtado pode ser acionado de novo.
RETRÔ
O Retrô não deve contar com o meia Matheus Serafim. Ele foi o destaque no início do primeiro jogo contra o Santa Cruz, mas deixou a partida machucado.
FICHA DO JOGO - RETRÔ X SANTA CRUZ
RETRÔ - Jean; Filipinho, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Mayk; Charles, Gelson e Rondinelly; Radsley, Gustavo Ermel e Mascote. Técnico: Dico Wolley. Esquema: 4-3-3.
SANTA CRUZ - Klever; Jefferson Feijão, Luan Bueno, Alemão e Ítalo Silva; Daniel Pereira, Arthur e Wescley; Hugo Cabral, Matheusinho e Raphael Macena. Técnico: Marcelo Martelotte. Esquema: 4-3-3.
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata-PE. Horário: 20h. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maurício Coelho Silva Penna (ambos do RS). Onde assistir: InStat TV.