PLANOS DE SAÚDE: número de consultas e sessões muda em todos; veja como fica
Torcedor
Hugo Cabral marca duas vezes, Santa Cruz bate Retrô e se classifica para as oitavas de final da Série D
Saúde e Bem-estar
VARÍOLA DOS MACACOS: Ministério da Saúde receberá antiviral para pacientes mais graves
Mundo
GUERRA: Ucrânia retoma exportação de grãos pela primeira vez após ataques russos
Cultura
Centenário de Manuel Correia de Andrade: entenda a importância de um 'decifrador' do Nordeste
Cidades
Recife, 02 de agosto de 2022
MEIO AMBIENTE
"Nada avançou." Um ano após incidentes com tubarão, estudos não começaram e trecho de praia do Grande Recife segue interditado
O banho de mar está proibido em um trecho de 2,2 quilômetros da Praia de Piedade desde 30 de julho do último ano. Não há definição de quando - ou se - a medida será revogada
Katarina Moraes
O registro de dois incidentes com tubarão em julho de 2021 na Praia de Piedade, que resultou na morte de uma das vítimas, fez com que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapesinterditasse parte dela há um ano. Todavia, a medida segue vigente por tempo indeterminado enquanto os estudos sobre o comportamento da espécie na área não avançam.
O banho de mar está proibido entre o Barramares Hotel e a Igrejinha de Piedade, um trecho de 2,2 quilômetros, desde 30 de julho do último ano pelo curto intervalo entre as duas investidas.
Em 10 de julho, o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, foi mordido e morreu no mesmo dia. No dia 25, foi a vez de Everton Guimarães Reis, 32, que sobreviveu.
A recomendação para impedir banhistas de entrarem no mar foi feita por especialistas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), acatada pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) e executada pelo município.
Desde então, entretanto, “nada avançou” - segundo o pesquisador Jonas Rodrigues. “O laudo que demos foi que a área fosse interditada por período indeterminado, não perene, e que houvesse alguns estudos para entender a dinâmica da região. Mas não chegamos a ser convocados, nem houve nenhuma tratativa”, afirmou.
O trecho foi onde mais foram registrados incidentes em Pernambuco - 14 desde 1992, início da contabilização oficial, que já chega a 73 em todo o Estado. Isso porque a geografia do ponto é favorável às investidas, com uma abertura nos arrecifes que faz com que os tubarões tenham fácil acesso às áreas mais rasas.
Para Jones, é importante que o debate sobre o assunto volte a ser feito para que “novos direcionamentos sejam dados“. “Nunca foi nossa intenção como pesquisadores fazer com que a praia ficasse terminantemente interditada pelos banhistas. Pelo contrário, queremos garantir o uso seguro dele", alegou.
Em nota, a Secretaria de Defesa Social, responsável pelo Cemit, afirmou que "desde a interdição deste trecho foram realizados diversos encontros para a elaboração do Plano de Gestão Integrado da orla de Jaboatão dos Guararapes (PGI-Orla). Nesses encontros, foi discutida a avaliação da temporalidade do decreto de interdição e a finalidade de diagnosticar as condições necessárias para a liberação ou não do banho de mar".
"A partir de estudos, consolidados através da UFRPE, identificou-se que naquela área existem condições naturais de trecho de mar aberto, ou seja, desprotegidos de arrecifes, sendo rota migratória de grandes espécies marítimas", diz o texto.
"Cemit-SDS reitera que as medidas educativas e preventivas de mitigação dos incidentes com tubarão devem ser mantidas pelos órgãos competentes. O poder municipal faz a gestão daquela parte da orla e a Secretaria Executiva de Ordem Pública da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é responsável pela avaliação da temporalidade do trecho interditado", segue dizendo a SDS.
"A Polícia Militar, através do 6º BPM, continua dando apoio à base da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes e ao posto do Corpo de Bombeiros Militar, buscando evitar que banhistas adentrem em águas perigosas do mar de Piedade", informa a secretaria.
Incidente em Fernando de Noronha
O último caso de incidente com tubarão registrado em Pernambuco foi em Fernando de Noronha, em 21 de abril deste ano.
O fonoaudiólogo Luiz Eduardo Barbosa, de 34 anos, foi mordido no pé na Praia da Cacimba do Padre. Ele, que é de Porto Velho, em Rondônia, estava a passeio na ilha.
Em 28 de janeiro deste ano, uma menina de 8 anos de São Paulo que passava as férias no arquipélago teve a perna amputada após ter sido mordida pelo animal na Baía do Sueste. Após isso, circulação na faixa de areia ficou proibida até 1º de julho, quando foi liberada.
O banho de mar segue suspenso e sem previsão para retorno. Placas com alerta para o perigo foram instaladas no local. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) propôs a criação de um grupo de estudo para o local.
Números de investidas de tubarões em Pernambuco
Até hoje, foram registrados 73 incidentes com tubarão em Pernambuco desde 1992: 64 na Região Metropolitana do Recife e nove em Fernando de Noronha. Do total de vítimas, 26 não resistiram aos ferimentos, e 47 sobreviveram - muitas sofreram amputações.
Além da Igrejinha de Piedade, o ponto onde mais foram registrados incidentes no Estado foi em frente ao Edifício Acaiaca, na Praia de Boa Viagem, com sete incidentes.
Recife, 02 de agosto de 2022
Cidades
Recife, 02 de agosto de 2022
OPORTUNIDADE
IJCPM e UNIT iniciam negociações sobre parceria para concessão de bolsas a alunos que querem cursar a universidade
Instituto JCPM de Compromisso Social e Universidade Tiradentes (UNIT) irão fechar parceria para que jovens de Brasília Teimosa e do Pina, assistidos pelo Instituto, possam chegar ao ensino superior
JC
Com informações da repórter Natália Ribeiro
Ter formação universitária e desenvolver uma carreira é o desejo da grande parte dos jovens. Mas a disputa pelas vagas nas universidades públicas termina deixando de fora muitos candidatos que, sem recursos financeiros para custear as mensalidades nas instituições privadas, terminam desistindo.
Nesta segunda-feira (1º), o empresário e presidente do Instituto JCPM de Compromisso Social, João Carlos Paes Mendonça, fez uma visita ao Centro Universitário Tiradentes (UNIT), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, onde foi recebido pelo professor e fundador da instituição de ensino, Joubert Uchoa. O objetivo é iniciar uma parceria entre o Instituto JCPM e a UNIT para concessão de bolsas universitárias aos jovens do Pina e de Brasília Teimosa assistidos pelo Instituto.
As bolsas parciais poderão ser entre 30% a 70%, podendo chegar a totalidade. Caso seja parcial, o valor restante será custeado pelo IJCPM.
A seleção será feita pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da UNIT, a Compese, onde serão observados histórico escolar, redação, e entrevista sobre projeto de vida. Além disso, o candidato deverá estar matriculado no Pré-Universitário do IJCPM.
Investimento em educação para desenvolver pessoas e lugares
"Esse é o nosso grande desafio. A parceria com a Unit beneficia esses jovens que vêm da escola pública, para que eles tenham oportunidade de estudar e de vencer na vida, através do emprego, da sua formatura ou do ensino técnico. E, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver esta região tão carente, como é Pernambuco e o Recife", afirmou o empresário João Carlos Paes Mendonça.
Para João Carlos, investir em educação é natural. "É uma maneira de retribuir àquele pessoal de Brasília Teimosa e do Pina, dando oportunidade de trabalho e ensino e preparando cidadãos e cidadãs para o futuro", concluiu o empresário.
Para o professor Joubert Uchoa, professor e fundador da Universidade Tiradentes, a parceria entre a UNIT e o IJCPM é motivo de orgulho. "É um orgulho imenso para mim e para os que fazem a universidade participar desse projeto que vai beneficiar jovens carentes", definiu o professor.
Oportunidade que inspira os estudos
Para o estudante do curso pré-vestibular do Instituto JCPM de Compromisso Social, Wellington Rodrigues, de 21 anos, ter a oportunidade de fazer parte de uma universidade particular que oferece cursos nas áreas de saúde, tecnologia e administração é algo gratificante.
"O curso pré-vestibular do IJCPM me ajuda bastante com os estudos. É um reforço que inspira jovens como eu, que não podem bancar um cursinho particular. E essa parceria com a Unit é bem agregador", disse.
Wilson revela que cursar Medicina é o seu sonho desde o ensino médio, quando começou a frequentar as aulas do Instituto. "Agora é ficar firme nos estudos. O Enem vem aí e vai dar tudo certo", falou confiante.
O IJCPM investe na preparação de jovens para a universidade desde 2009 quando começou a oferecer o curso Pré-Universitário. Desde então, 978 moradores das comunidades atendidas passaram pelas salas de aula e, atualmente, 94 cursam universidades públicas e privadas.
O termo de parceria prevê também que estudantes da universidade atuem de forma voluntária nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa, com dedicação de 12 horas semanais.
Novos quiosques da praia de Boa Viagem, no Recife, vão abrir em breve. Veja data de inauguração
Alguns quiosques foram entregues após cinco meses de obras na praia de Boa Viagem. Os outros 54 devem ser revitalizados até março do ano que vem
Katarina Moraes
Os seis primeiros novos quiosques da orla do Pina e de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, foram entregues nesse sábado (30) após cinco meses de obras.
Segundo a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), os quiosques já devem começar a funcionar neste sábado (6).
Ainda faltam 54 equipamentos, que precisam ficar prontos até março do próximo ano, segundo prazo estabelecido pela Prefeitura do Recife, responsável pelas obras.
O serviço nos quiosques da praia de Boa Viagem foi iniciado em 11 de março deste ano após pelo menos três anos de cobrança pelos permissionários.
Isso porque os quiosques estavam em situação deplorável: desgastados pela ação do tempo, eram alvos constantes de arrombamentos, o que fez com que muitos ficassem abandonados.
Em reportagem do último mês, a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) havia criticado o ritmo das obras, alegando que a entrega do primeiro lote tinha sido prometida para junho, mas não foi entregue.
Agora, a presidente da ABCR, Josy Miranda, comemora. “Pegaram a manha e agora a obra está mais rápida, está indo de vento em popa”, afirmou.
Pelas redes sociais, o prefeito João Campos (PSB) celebrou o feito. "Hoje a gente está entregando seis quiosques, além desses seis, já há mais 18 em obras. Já temos contratos para os 60 que vamos fazer nos próximos meses, 100% vai ser entregue. Tudo feito com muito diálogo, ouvindo e atendendo as necessidades dos permissionários", ressaltou.
As chaves dos quiosques de número 60, 59, 58, 56, 54 e 44 foram entregues aos permissionários, que, de acordo com Josy, já devem abri-los em breve. “Os que foram entregues têm essa semana para providenciar energia e água. No próximo sábado, já vão estar trabalhando.”
A requalificação dos equipamentos teve um investimento de R$ 10,2 milhões pelo município, após fracassar tentativa de patrocínio com a iniciativa privada, que tornaria a reforma gratuita para os cofres públicos.
Ao assumir as obras, o Gabinete de Projetos Especiais (GAPE), com o apoio da Secretaria de Políticas Urbanas e Licenciamento, dividiu os 60 quiosques em dez lotes; assim, cada etapa da revitalização dos equipamentos deveria entregar seis quiosques por vez.
A ABCR afirmou à reportagem que a Prefeitura prometeu entregar mais seis espaços em agosto, outros seis em setembro e assim sucessivamente. Atualmente, 18 estão em obras.
O visual previsto para os 60 quiosques foi planejado pela ABCR, com assinatura do arquiteto Bruno Ferraz em parceria com o historiador e escritor Leonardo Dantas Silva e pelo xilogravurista Severino Borges, salvo algumas alterações, como na dimensão, na laje e nas esquadrias.
Projeto dos novos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina - DIVULGAÇÃO
Projeto dos novos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina - DIVULGAÇÃO
Os novos quiosques prometem unir cultura, modernidade e sustentabilidade. Nas paredes, haverá versos contando fatos marcantes da história recifense, que comemora 500 anos em 2037, desenhos com grafismo de Cordel e painel de azulejos portugueses com o desenho do antigo calçadão da orla.
O concreto será pigmentado na cor areia e o balcão será acessível para atendimento de cadeirantes.
Cidades
Recife, 02 de agosto de 2022
HOMICÍDIOS
OAB-PE critica Polícia Civil por mistério em investigações de violência policial
Polícia Civil não quis explicar conclusão das investigações da morte da menina Heloysa, em Porto de Galinhas, e do adolescente Victor Kawan, na periferia do Recife
Raphael Guerra
A falta de transparência da Polícia Civil de Pernambuco em relação à conclusão das investigações de mortes praticadas em ações policiais continua repercutindo negativamente.
Desta vez, a Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE) criticou o mistério e cobrou a divulgação de informações do inquérito que apontou que um policial militar atirou e matou a menina Heloysa Gabrielle, de 6 anos, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, em 30 de março de 2022.
A entidade também cobrou resposta sobre o caso do adolescente Victor Kawan, que foi morto na Zona Norte do Recife durante outra ação policial em dezembro de 2021.
Ambos os casos, já concluídos, indicaram a responsabilização de PMs. Mas a Polícia Civil de Pernambuco se nega a divulgar informações.
"A OAB Pernambuco entende que a transparência no acesso à informação é fundamental para o fortalecimento da democracia e do Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, espera que a Polícia pernambucana apresente a conclusão do inquérito policial, apontando quem será responsabilizado, quem será indiciado e por quais motivos", afirmou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, em entrevista à coluna Ronda JC.
"É importante que a sociedade tome conhecimento acerca dos resultados da investigação para que o importante trabalho que a Polícia exerce seja valorizado e também para que episódios como este não se repitam", concluiu Lins.
Victor Kawan Souza da Silva, de 17 anos, foi morto com um tiro disparado por um policial militar durante uma abordagem. Segundo testemunhas, ele e um amigo seguiam de moto pelo bairro de Sítio dos Pintos, Zona Norte da capital pernambucana, quando passaram a ser seguidos pela viatura policial.
Houve uma perseguição e, pouco depois, Victor, que estava na garupa, foi baleado no peito. Ele morreu na UPA da Caxangá.
A Polícia Militar alegou que o tiro foi disparado porque, durante a tentativa de abordagem, os garotos teriam reagido. Mas a família negou a versão.
Familiares do adolescente contaram, na época, que ele estava indo fazer um serviço de capinação e um terreno junto com o amigo.
O amigo de Victor acabou detido e a Polícia Militar afirmou que havia um revólver calibre 38 com seis munições.
Mesmo com o inquérito concluído e remetido à Justiça, há algumas semanas, a família de Victor Kawan ainda não teve acesso ao resultado, o que aumenta ainda mais a angústia.
"O delegado não nos passou nada. Vamos ainda nos reunir com os advogados para saber o resultado da investigação", contou a mãe de Victor, Janaína Souza.
Há mais de 20 dias, a coluna cobra uma resposta da Polícia Civil e da Secretaria de Defesa Social (SDS) sobre a conclusão do inquérito. Ambas as assessorias, não responderam a nenhum dos cinco e-mails enviados com questionamentos. Seguem abaixo:
1 - Quantos policiais militares foram indiciados e por quais crimes?
2 - Quais as patentes dos policiais?
3 - O crime de fraude processual não foi incluído?
4 - Ficou comprovado se o adolescente usou arma?
5 - Foram solicitadas as prisões dos policiais?
As perguntas foram enviadas no dia 11 de julho. E cobradas insistentemente. Somente nesse domingo (31/07), após mais um pedido, a SDS enviou a seguinte nota:
"A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP, informa que o Inquérito Policial sobre o caso foi concluído e remetido à Justiça. A Corregedoria Geral da SDS instaurou Conselho de Disciplina para apurar as condutas ético-disciplinares dos policiais envolvidos no caso."
Nenhuma pergunta foi respondida.
SILÊNCIO TAMBÉM NO CASO HELOYSA
Assim como ocorreu com o caso de Victor Kawan, a Polícia Civil de Pernambuco também não quis dar informações sobre a conclusão das investigações da menina Heloysa Gabrielle, de 6 anos, atingida por um tiro no peito na praia de Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco, em 30 de março de 2022.
As informações sobre o resultado do inquérito policial foram divulgadas, nesta sexta-feira (29), pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares e o Projeto Oxé – Atendimento Jurídico e Psicossocial para vítimas de Racismo, que prestam apoio jurídico à família de Heloysa.
Heloysa foi morta com um tiro no peito no momento em que ocorria uma perseguição policial na comunidade de Salinas. Na ocasião, os policiais envolvidos alegaram que houve uma troca de tiros - o que foi negado por testemunhas.
Uma reprodução simulada apontou que os tiros disparados partiram apenas da viatura - e não do suspeito que estava na moto (como disse a polícia).
O inquérito ainda apontou que houve indícios de fraude processual praticada pelos policiais militares.
O delegado Ícaro Schneider, responsável pela investigação, também foi procurado. Mas informou que não falava com a imprensa.
O policial militar, cujo nome não foi divulgado, foi indiciado pelo crime de homicídio doloso (por ter assumido o risco de atirar, mesmo sabendo da possibilidade de ocorrer uma morte).
O inquérito policial foi encaminhado na quinta-feira (28) para análise do Ministério Público.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
JC NEGÓCIOS
Conceito de República Federativa nunca foi tão atacado como no governo Bolsonaro
Arthur Lira percebeu que se os govenadores não lideraram suas bancadas, ao longo dos dois anos dos seus mandatos, não iriam se impor agora
Fernando Castilho
O Brasil faz parte de um grupo de 20 países que se declaram República Federativa, cujo conceito é de ser formado por regiões com governo próprio - unidas por um governo federal. Estamos em companhia da Alemanha, Estados Unidos, México, Índia, Rússia, Suíça e outros.
Mas desde a promulgação da Constituição de 1988, o conceito de República Federativa nunca foi tão atacado como no governo Bolsonaro, que, aliás, se elegeu despresando-a. Embora essa Federação seja o que nos une e nos define como nação democrática.
Claro que isso decorre da leniência e falta de lideranças dos governadores sobre suas bancadas. E até sobre as representações do Senado. Isso favoreceu que, a partir de uma atuação deliberada do Legislativo, até mesmo a força econômica dos estados fosse desrespeitada como em nenhum outro momento. Os casos mais recentes foram suas perdas de receitas do ICMS sem que os govenadores fossem capazes de reagir politicamente a uma Câmara que os desmoralizou completamente perante a sociedade.
Arthur Lira percebeu que se os govenadores não lideraram suas bancadas, ao longo dos dois anos dos seus mandatos, não iriam se impor agora. A Câmara Federal e o Senado desorganizam as finanças dos estados impondo um cenário de crise a partir de 2023, que não se sabe a dimensão. E já articulam até projetos que podem mudar a relação de controle até das forças policiais aos próximos eleitos. Não é por acaso que entre os candidatos à presidência não esteja nenhum ex-governador.
A inflação de Lulu, Totó e Mimi...
O custo médio mensal para cuidar de um cachorro no Brasil é o dobro do de gatos e chega a 44% de um salário mínimo, segundo o Instituto Pet Brasil, que atua no desenvolvimento do setor pet brasileiro, usando a bases de dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O estudo mostra que o gasto mensal com cachorros foi de R$ 408,76. O gasto médio com gatos ficou em R$ 200,19. Entretranto, um animal de grande porte (mais de 25 kg) chega a R$ 533,60 por mês.
Garrafa de vidro
As vendas de cerveja em garrafas retornáveis na Ambev cresceram 20% no último trimestre de 2022 - fruto da estratégia iniciada em 2021, ao custo de R$ 100 milhões, para as marcas Premium, como Original, Spaten, Brahma e Antarctica.
Destino Porto
O Convention Porto de Galinhas e a Associação dos Hotéis de Porto retomam seu roadshow itinerante em Bauru (SP). Agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais, da Argentina e no Uruguai, também vão ser visitados pelo Convention.
Di2Win na...
A Excelsior Seguros, empresa com atuação regional, adotou a tecnologia da Di2Win, especializada em gêmeos digitais, otimização de processos com uso de inteligência artificial e robotização para aumentar escala e processos corporativos.
...Excelsior
A startup desenvolveu API onde os parceiros comerciais da Excelsior podem se plugar nos sistemas de distribuição. E uma solução que reduziu o time-to-market de novos produtos, onde tempo para deixá-los aptos para venda caiu de meses para um ou dois dias.
MSC New Haven
O Porto de Suape recebeu o "MSC New Haven", de bandeira portuguesa, que descarregou 391 contêineres no Tecon Suape. É o navio de maior comprimento já recebido por Suape, com 334 metros, 42 largura e capacidade de transportar até 8.463 TEUs.
Mineral Santé
O Grupo Santé, que atua no ramo de atividade física, com academias de ginástica de alto padrão (Santeclub) está entrando no mercado de envase de água mineral. Se instalou em Olho D'água, Canhotinho, numa fonte com PH 6.2, nível considerado excelente.
Câmara e Sicredi
Ao completar 29 anos, a Sicredi Recife ganha homenagem da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros, nesta sexta-feira, às 9h. Tem 17 mil associados e 95 colaboradores em lojas no Recife, Olinda, Paulista, Vitória e Goiana.
Marie Mercié
A Marie Mercié mira o mercado de exportação e participará em setembro da Who´s Next, em Paris, e a Coterie NY, em Nova York, com sua coleção Verão 2023 e adaptações de clássicos para o mercado internacional.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
Coluna JC Negócios
Novidade do Boletim Focus é consolidar expectativa da Selic de 11% em 2023, fechando três anos de inflação em alta
Nenhum país funciona bem com taxa básica de juros de 11%. E mesmo que no dia da posse do novo governo as expectativas de juros futuros seja de baixa, é muito difícil para a economia rodar
Fernando Castilho
O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (1º) tem uma informação que reflete o que os chamados agentes econômicos vêm afirmando quando estimam que a Selic, ano que vem (primeiro ano do novo Governo), vai ficar em 11% a.a. E mesmo se for comparado com o final de 2022, que muita gente acha que vai ficar em 14%, é muito alta.
Nenhum país funciona bem com taxa básica de 11%. E mesmo que no dia da posse do novo governo as expectativas de juros futuros seja de baixa, é muito difícil para a economia rodar.
Mas o Boletim Focus tem a marca de ser uma espécie de loja de consertos de roupas que o cliente vai pedindo para ajustar e o dono sempre nos diz que é preciso emagrecer.
Influência das PECs
No caso do mundo real, o recado já está bem claro, como revelou série de reportagens do jornal O Globo, que pode ser resumida no seguinte conceito:
"A banalização de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) influencia os indicadores, na visão dele, até porque deteriora a gestão das contas públicas.
O risco-país e os juros reais ganharam impulso muito forte no ano passado, com a PEC dos Precatórios (que adiou dívidas da União determinadas pela Justiça) para abrir espaço no teto de gastos para políticas do dia a dia. Isso está prejudicando muito o Brasil".
Faz sentido. Que país fez seis mudanças na constituição para ajudar a um candidato ocupando o Governo?
Isso tem a ver com quem acredita no Brasil e quer botar dinheiro aqui, mesmo com essa taxa de juros na Selic.
O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, disse que nas primeiras duas semanas de julho, a estimativa é de que mais US$ 5,6 bilhões tenham deixado os países emergentes. Bem diferente do movimento de fevereiro, quando tinham recebido US$ 17,6 bilhões.
Nessa lista de países emergentes está basicamente o Brasil, já que China (que não precisa) e Rússia (pela guerra) estão disputando esse dinheiro.
Inflação
O problema é quando o Boletim Focus diz que a perspectiva para a inflação em 2023 (pela 17ª semana seguida) aponta para a necessidade de uma política monetária mais apertada no ano que vem, e quando diz isso às vésperas de reunião de agosto do Banco Central.
Isso em português quer dizer que qualquer governo vai ter que apertar muito as restrições ao crédito.
Agora alguém lembra de uma palavra de Lula ou de Bolsonaro dizendo que vai ajustar as contas?
Esse parece ser o problema no mundo frio da economia.
O buraco das contas em 2023, ou as estimativas, não para de crescer. Tem analista estimando em quase R$ 300 bilhões o custo dessa farra de benefícios que Bolsonaro está fazendo e sobre as quais Lula não diz que é contra.
Muito pelo contrário: uma das promessas é estourar o teto de gastos que ele condena em todas as suas falas.
Então o mercado que faz conta não tem dúvidas: o primeiro ano de governo tecnicamente vai exigir aperto e como os possíveis eleitos não querem falar disso, a tendência é de a Selic que em 11% a inflação vai subindo e taxa de investimentos diretos vá caindo.
O Brasil paga investidor especulativo voltou a ser muito bom. Mas quando a desorganização do governo é muito alta, até esse tipo de especulador sai ao menor sinal de risco.
E esse prazo vale até a eleição.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
SAÚDE SUPLEMENTAR
PLANOS DE SAÚDE: número de consultas e sessões muda em todos; veja como fica
Atualização da Agência Nacional de Saúde Suplementar abrange quatro categorias de profissionais de saúde
Lucas Moraes
Com Agência Brasil
A nova resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que determinou o fim da limitação do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas começa valer a partir desta segunda-feira (1º) para todos os planos de saúde regulamentados, contratados após a Lei 9.656/1998 ou adaptados à lei, que tiverem cobertura ambulatorial, ou seja, de consultas e exames.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Agência realizada em 11/07, com "o objetivo de promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados, relativos a essas categorias profissionais".
Dessa forma, foram excluídas as Diretrizes de Utilização (condições exigidas para determinadas coberturas) para as consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, e o atendimento passará a considerar a prescrição do médico assistente.
Essa foi a 9ª atualização do Rol de Procedimentos apenas em 2022: já foram 24 inclusões de procedimentos entre exames, tratamentos e medicamentos, além de outras atualizações.
No dia 1º de julho, a ANS já havia tornado obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicada pelo profissional de saúde responsável para o tratamento de Transtornos Globais do Desenvolvimento
"Com essa medida, as operadoras dos planos de saúde passam a ter que cobrir todas as consultas ou sessões com profissionais dessas quatro categorias que forem prescritas pelo médico assistente para pacientes com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como, por exemplo, o transtorno do espectro autista, a paralisia cerebral, a síndrome de Down, a esquizofrenia", disse o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.
Segundo Rebello, este ano, houve 22 inclusões de procedimentos, entre exames, tratamentos, e medicamentos, no rol de procedimentos obrigatórios da ANS.
CONSUMIDOR
Para a coordenadora do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete, essa resolução ocorre após intensa cobrança de diferentes instituições de pacientes e consumidores que já chamavam a atenção para a "abusividade" de limitar o número de consultas com essas categorias.
"Antes, essa lista limitava o número de consultas com esses profissionais a 12 no ano. Se precisasse mais, o consumidor pagava ou acionava a Justiça, que, na maioria dos casos, determinava a cobertura pelo plano de saúde", disse Ana Carolina.
A especialista lembra que se o plano negar a cobertura ou impuser algum limite a consultas e sessões com as quatro categorias profissionais, o consumidor deve tentar resolver em primeiro lugar com a operadora. "Se isso não resolver, aí deve fazer uma reclamação no Procon do seu estado ou município ou então diretamente na própria ANS".
A medida vale para os usuários de planos com qualquer doença ou condição de saúde listada pela OMS.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
Mercado Financeiro
JC
Dólar Comercial
Data
Compra
Venda
26/07
5,3487
5,349
27/07
5,2504
5,251
28/07
5,1628
5,163
29/07
5,1738
5,174
01/08
5,1781
5,179
Dólar Paralelo
Data
Compra
Venda
26/07
5,480
5,580
27/07
5,410
5,510
28/07
5,270
5,395
29/07
5,310
5,410
01/08
5,310
5,410
Dólar Turismo
Data
Compra
Venda
26/07
5,450
5,533
27/07
5,350
5,458
28/07
5,340
5,440
29/07
5,310
5,390
01/08
5,280
5,381
Cotação de outras moedas (valores de compra do Banco Central em R$)
Coroa Sueca
0,5110
Franco Suíço
5,4490
Libra
6,3440
Rublo
0,084
Euro
5,3110
Iene
0,0390
Peso argentino
0,0390
Peso mexicano
0,2540
Índices de inflação
MES/ ANO
INPC IBGE
IPCA IBGE
IGP/DI FGV
IGP/M FGV
INCC/GI FGV
JAN/22
0,67%
0,54%
2,01%
1,82%
0,71%
FEV/22
1,00%
1,01%
1,50%
1,83%
0,38%
MAR/22
1,71%
1,62%
2,37%
1,74%
0,86%
ABR/22
1,04%
1,06%
0,41%
1,41%
0,90%
MAI/22
0,45%
0,47%
0,69%
0,52%
2,28%
JUN/22
0,62%
0,67%
0,62%
0,59%
2,14%
JUL/22
0,21%
1,16%
Acumulado no ano
5,61%
5,49%
7,84%
8,39%
7,53%
Acumulado 12 meses
11,92%
11,89%
11,12%
10,08%
11,66%
Aluguel
Mês de reajuste (multiplicar por):
IGP-M-FGV
JUN
1,1072
JUL
1,107
IGP-DI-FGV
JUN
1,1056
JUL
1,1111
INPC-IBGE
JUN
1,1190
JUL
IPC-FIPE
JUN
1,1228
JUL
IPCA-IBGE
JUN
1,1173
JUL
Nota: Fatores válidos para contratos cujo último reajuste ou acordo ocorreu há um ano
Taxa Selic (ao mês)
Abril
Maio
Junho
0,83%
1,03%
1,02%
Poupança (aplicação a partir de 04/05/2012)
Dia/Mês
Índice
Dia/Mês
Índice
27/07
0,7132
01/08
0,7132
28/07
0,7132
02/08
0,7132
29/07
0,7132
03/08
0,7132
30/07
0,7132
04/08
0,7132
31/07
0,7132
05/08
0,7132
Outros indicadores
Índices
Julho
Agosto
Sal. mínimo (R$)
1.212,00
1.212,00
TJLP (no ano)
0,58%
0,58%
Crédito no dia 10 de cada mês(TR + juros de 3% ao ano)
Mercados
Índice
Ouro (BM&F)
Ibovespa
Nyse
22/07
300,10
98.294,82
31.899,29
25/07
293,10
100.269,85
31.990,04
26/07
293,05
99.771,69
31.761,54
27/07
292,00
101.437,96
32.197,59
28/07
290,01
102.596,66
32.529,63
29/07
290,00
103.164,69
32.845,13
01/08
293,00
102.225,08
32.798,40
No dia
1,03%
-0,91%
-0,14%
Custo do dinheiro em 01/08/22
Tipo de operação
Taxa (anual %)
CDB de 30 dias (ao ano)
13,35%
CDI (ao ano)
13,15%
Over (ao mês)
13,15%
Capital de giro (ao ano)
6,76%
Contribuições para o INSS
Contribuintes individuais e facultativos: Contribuintes individuais com remuneração auferida pelercício de sua percebida atividade por conta própria Sal. de contribuição: Remuneração efetivamente percebida Alíquota: 20%
Contribuintes individuais e facultativos: Contribuintes individuais com remuneração auferida de uma ou mais empresas Sal. de contribuição: Remuneração efetivamente percebida Alíquota: 11% (retida pelas empresas contratantes)
Contribuintes individuais e facultativos: Facultativos pelo contribuinte Sal. de contribuição: Valor declarado Alíquota: 20%
Limite de salário de contribuição - Mínimo: R$ 1.212,00 / Máximo: 7.088,50
Salário-família (filho de até 14 anos incompletos)
Até R$ 1.655,98
R$ 56,477
Empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso
Salário de contribuição (R$)
Alíquota
até 1.212,00
7,5%
de 1.212,01 até 2.427,79
9,0%
de 2.427,80 até 3.641,69
12%
de 3.641,70 até 7.088,50
14%
Imposto de renda
Base de cálculo
Alíquota (%)
Parcela a deduzir (R$)
Até R$ 1.903,98
Isento
-
De R$ até R$ 2.826,65
7,5%
R$ 142,80
De R$ até R$ 2.826,65
15%
R$ 354,80
De R$ até R$ 2.826,65
22,5%
R$ 636,13
Acima de R$ 4.664,68
27,5%
R$ 869,36
Deduções: 1) R$ 189,59 por dependente; 2) R$ 1.903,98 por aposentados, pensionistas e transferidos para a reserva remunerada a partir do mês que completar 65 anos; 3) Valor das contribuições para a Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios; 4) Pensão alimentícia efetivamente paga; 5) Contribuição para entidades de previdência complementar e para o Fapi.
JC Negócios
Recife, 02 de agosto de 2022
JC Negócios por
Fernando Castilho
JC NEGÓCIOS
Conceito de República Federativa nunca foi tão atacado como no governo Bolsonaro
Arthur Lira percebeu que se os govenadores não lideraram suas bancadas, ao longo dos dois anos dos seus mandatos, não iriam se impor agora
Fernando Castilho
O Brasil faz parte de um grupo de 20 países que se declaram República Federativa, cujo conceito é de ser formado por regiões com governo próprio - unidas por um governo federal. Estamos em companhia da Alemanha, Estados Unidos, México, Índia, Rússia, Suíça e outros.
Mas desde a promulgação da Constituição de 1988, o conceito de República Federativa nunca foi tão atacado como no governo Bolsonaro, que, aliás, se elegeu despresando-a. Embora essa Federação seja o que nos une e nos define como nação democrática.
Claro que isso decorre da leniência e falta de lideranças dos governadores sobre suas bancadas. E até sobre as representações do Senado. Isso favoreceu que, a partir de uma atuação deliberada do Legislativo, até mesmo a força econômica dos estados fosse desrespeitada como em nenhum outro momento. Os casos mais recentes foram suas perdas de receitas do ICMS sem que os govenadores fossem capazes de reagir politicamente a uma Câmara que os desmoralizou completamente perante a sociedade.
Arthur Lira percebeu que se os govenadores não lideraram suas bancadas, ao longo dos dois anos dos seus mandatos, não iriam se impor agora. A Câmara Federal e o Senado desorganizam as finanças dos estados impondo um cenário de crise a partir de 2023, que não se sabe a dimensão. E já articulam até projetos que podem mudar a relação de controle até das forças policiais aos próximos eleitos. Não é por acaso que entre os candidatos à presidência não esteja nenhum ex-governador.
A inflação de Lulu, Totó e Mimi...
O custo médio mensal para cuidar de um cachorro no Brasil é o dobro do de gatos e chega a 44% de um salário mínimo, segundo o Instituto Pet Brasil, que atua no desenvolvimento do setor pet brasileiro, usando a bases de dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O estudo mostra que o gasto mensal com cachorros foi de R$ 408,76. O gasto médio com gatos ficou em R$ 200,19. Entretranto, um animal de grande porte (mais de 25 kg) chega a R$ 533,60 por mês.
Garrafa de vidro
As vendas de cerveja em garrafas retornáveis na Ambev cresceram 20% no último trimestre de 2022 - fruto da estratégia iniciada em 2021, ao custo de R$ 100 milhões, para as marcas Premium, como Original, Spaten, Brahma e Antarctica.
Destino Porto
O Convention Porto de Galinhas e a Associação dos Hotéis de Porto retomam seu roadshow itinerante em Bauru (SP). Agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais, da Argentina e no Uruguai, também vão ser visitados pelo Convention.
Di2Win na...
A Excelsior Seguros, empresa com atuação regional, adotou a tecnologia da Di2Win, especializada em gêmeos digitais, otimização de processos com uso de inteligência artificial e robotização para aumentar escala e processos corporativos.
...Excelsior
A startup desenvolveu API onde os parceiros comerciais da Excelsior podem se plugar nos sistemas de distribuição. E uma solução que reduziu o time-to-market de novos produtos, onde tempo para deixá-los aptos para venda caiu de meses para um ou dois dias.
MSC New Haven
O Porto de Suape recebeu o "MSC New Haven", de bandeira portuguesa, que descarregou 391 contêineres no Tecon Suape. É o navio de maior comprimento já recebido por Suape, com 334 metros, 42 largura e capacidade de transportar até 8.463 TEUs.
Mineral Santé
O Grupo Santé, que atua no ramo de atividade física, com academias de ginástica de alto padrão (Santeclub) está entrando no mercado de envase de água mineral. Se instalou em Olho D'água, Canhotinho, numa fonte com PH 6.2, nível considerado excelente.
Câmara e Sicredi
Ao completar 29 anos, a Sicredi Recife ganha homenagem da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros, nesta sexta-feira, às 9h. Tem 17 mil associados e 95 colaboradores em lojas no Recife, Olinda, Paulista, Vitória e Goiana.
Marie Mercié
A Marie Mercié mira o mercado de exportação e participará em setembro da Who´s Next, em Paris, e a Coterie NY, em Nova York, com sua coleção Verão 2023 e adaptações de clássicos para o mercado internacional.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
Investimentos
Pernambuco atrai R$ 327 milhões em investimentos com previsão de gerar 734 empregos nos próximos anos
As empresas beneficiadas receberão incentivos fiscais por meio do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Prodepe) e do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Proind)
Adriana Guarda
Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (1º), a atração de investimentos que já vinham sendo projetados para o Estado.
Durante a 119ª Reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) foram anunciados investimentos de R$ 327 milhões em novas indústrias e em fábricas já existentes em Pernambuco. Os 36 projetos aprovados têm capacidade para gerar 734 empregos diretos.
As empresas beneficiadas receberão incentivos fiscais por meio do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Prodepe) e do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Proind).
O diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto de Abreu e Lima, destaca que os projetos aprovados descentralizam e criam ainda mais oportunidades de emprego e renda em todo o Estado.
“Merece destaque a presença forte de grupos pernambucanos como a Distac que é do grupo Tupan, a Noronha Pescados e a Mauricéia empresas locais que estão investindo mais no Estado. E a Ypê, que antes de inaugurar, já está apostando na sua ampliação. Em breve, anunciaremos novas empresas e fecharemos o ano com grandes números”, comemora.
A Ypê anunciou a implantação de uma fábrica em Pernambuco desde 2019, com previsão de iniciar as obras em 2020 e inaugurar em 2022. O investimento no Estado faz parte do plano de expansão da empresa no País e está alinhado ao desempenho do Norte e Nordeste nas compras de produtos de higiene e limpeza do Brasil.
Líder no setor de higiene e limpeza no País e com presença em 98% dos lares brasileiros, a Ypê tem cinco fábricas distribuídas em Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO).
A unidade pernambucana será a sexta do Brasil e ficará dedicada à produção de produtos líquidos (lava-louças, desinfetantes, amaciantes, detergentes, alvejante, água sanitária e etc). A empresa tem um portfólio com uma média de 350, vendidos sob marcas como Ypê, Atol, Assolan, Tixan e Perfex.
Ypê prepara inauguração e terá novos produtos
É da Ypê o principal projeto de investimento nesta 19ª reunião do Condic. Com obras em andamento em Itapissuma, a 35 Km do Recife, a empresa investirá R$ 134 milhões na ampliação da sua linha de produção com mais dois produtos: lã de aço e água sanitária. Só nesta linha de produção, novas 27 oportunidades de emprego serão geradas.
“Registramos o acréscimo de 70% em investimentos aprovados em relação ao apresentado na ultima reunião trimestral. São novos empreendimentos chegando em cidades como Camutanga, Tacaimbó, Condado, Tabira e Nazaré da Mata. O empresariado reage com coragem em tempos de desafios econômicos”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.
Na atração de investimentos para o interior de Pernambuco, o destaque é a chegada de dois empreendimentos em Lagoa Grande, no Sertão de São Francisco. Serão R$ 9,8 milhões nas duas empresas: a Plast Pack Indústria e Comércio de Plásticos, que aplicará R$ 6 milhões e abrirá 30 vagas e a I.B.R.A.E - Indústria Brasileira de Embalagens, que aportará R$ 3 milhões, com projeção de gerar 24 novos empregos.
Já na Região Metropolitana do Recife, ênfase para ampliação com nova linha de produtos da companhia Müller de Bebidas, no Cabo de Santo Agostinho. Serão R$ 9 milhões, com a criação de seis empregos, para ampliação da linha de bebida alcoólica mista gaseificada.
Já a E.F.R. Indústria e Comércio, também no Cabo de Santo Agostinho, trará a empregabilidade de 53 vagas, para atuar na implantação da indústria do setor de metal mecânica que lidará com braço metálico, poste metálico e suporte de tubo metálico.
Também na RMR, em Paulista, destaque para a implantação da Nutrimental S/A Indústria e Comércio de Alimentos, com aportes de R$ 8,5 milhões e 21 novas oportunidades para trabalhar na linha de farinha láctea e mingau.
O Condic também concede incentivos para empresas de importação e centrais de distribuição. Entre as importadoras foram aprovados incentivos para sete projetos localizados na RMR e no Sertão do Pajeú, em Serra Talhada. As importações anuais previstas chegam a R$ 70 milhões. Entre elas estão a Ares Brasil Comercial; Basf S.A.; Decore Indústria de Persianas e Cortinas; Distribuidora Adauto Carvalho em Serra Talhada e no Cabo de Santo Agostinho; Medevice do Brasil Comercial; Parts Import com de Importação e Exportação.
Já no caso das Centrais de Distribuição seis foram incentivadas neste Condic e estão espalhadas na RMR e no Sertão de São Francisco, em Petrolina.
As aprovações irão gerar R$ 55 milhões entre compras e transferências anuais previstas. São elas: Comercial Cirúrgica Rioclarense ltda; Fattu do Brasil Comércio de Materiais de Comunicacao Visual; JS Distribuidora de Peças S/A; Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção ltda.; Sidrasul Sistemas Hidráulicos ltda. e Terzian Ltda.
DESTAQUES DA 119ª REUNIÃO DO CONDIC
36 projetos: sendo 25 indústrias, sete importadoras e seis central de distribuição
Total de investimentos (indústrias): R$ 327.706.863,84 milhões
Total de empregos: 734, sendo 528 na RMR e 206 no interior
Total de municípios: 16
8 municípios contemplados na RMR: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Moreno, Itapissuma, Paulista, Olinda e Cabo de Santo Agostinho
8 municípios contemplados no interior: Lagoa Grande, Tabira, Camutanga, Nazaré da Mata, Petrolina, Pombos, Tacaimbó, Condado.
TRÊS MAIORES EMPREGADORES:
1. E.F.R. INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. – Implantação no Cabo de Santo Agostinho – 53 empregos;
2. MAURICEA ALIMENTOS DO NORDESTE LTDA - Nazaré da Mata – R$ 22.555.790,00
3. COMPANHIA MÜLLER DE BEBIDAS - Ampliação no Cabo de Santo Agostinho – R$ 9.700.000,00
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
CONSUMIDOR
Brasileiros podem sobreviver com R$ 10,10 por dia. Essa é a decisão do governo; entenda
No último dia 27, um decreto presidencial estabeleceu em 25% do salário mínimo o valor a ser preservado para a subsistência do cidadão na negociação de dívidas
Edilson Vieira
Desde julho de 2021 vigora a Lei do Superendividado, uma vitória das entidades de defesa do consumidor que assegurou condições melhores de negociação para quem está muito endividado. Lei aprovada, faltava estabelecer um teto de comprometimento da renda do devedor.
No último dia 27, um decreto presidencial estabeleceu em 25% do salário mínimo o valor a ser preservado para a subsistência do cidadão na negociação de dívidas.
Ou seja, R$ 303 por mês, ou R$ 10,10 para sobrevivência diária.
"Esse valor mínimo é absurdo. Como alguém pode pagar alimentação, moradia, saúde e outras despesas com R$ 300?", pergunta Danyelle Sena, advogada especialista em Direito do Consumidor.
Educação financeira na periferia
A 99Pay, carteira digital da empresa de transporte por aplicativo 99, fechou parceria com a startup social Barkus para desenvolver um curso online sobre educação financeira, destinado a população das classes C e D, seus principais clientes.
O curso é sobre gerenciamento do dinheiro no dia a dia. No projeto piloto serão 100 mil bolsas de estudo via WhatsApp destinadas a moradores das periferias.
Promoção
O Shopping Recife está com ação promocional do tipo "comprou-ganhou" para o Dia dos Pais. A cada R$ 390 em compras, os clientes poderão trocar notas fiscais por um kit churrasco.
Pais
O kit churrasco vem completo, com tábua, faca e garfo. A ação também é válida no Shopping Recife Online, onde as notas valem o dobro: a partir de R$ 195, o brinde vai junto com o pedido.
Brasileiros comem menos carne
O brasileiro está comprando menos carne bovina. Consumo em 2022 deve ser o menor dos últimos 26 anos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção de carne bovina tende a manter o comportamento de redução na oferta, "uma vez que a demanda no mercado interno está desaquecida".
Devem ser produzidas 8,1 milhões de toneladas de carnes com expectativa de consumo em torno de 25 quilos por habitante/ano.
O preço, sem dúvida, contribuiu. De março de 2020, até abril deste ano, a inflação ficou em 19,4%, enquanto o preço médio das carnes subiu 42,6%, de acordo com o Ipea.
Economia
Recife, 02 de agosto de 2022
PREÇOS
Com medidas tributárias, saiba o que pode ficar mais barato no Brasil
Pelo Boletim Focus divulgado ontem, a mediana esperada pelo mercado financeiro para os preços administrados no ano caiu pela 10.ª semana seguida
Sob o efeito das medidas tributárias para reduzir os preços de combustíveis e energia, os itens administrados podem ter em 2022 a primeira deflação anual desde o Plano Real, conforme a série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consultada pelo economista Leonardo França Costa, da ASA Investments, a pedido do Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
A taxa mais baixa registrada até hoje para o período foi de 1,55%, em 2013, durante a intervenção da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) nos preços da conta de luz.
Pelo Boletim Focus divulgado ontem, a mediana esperada pelo mercado financeiro para os preços administrados no ano caiu pela 10.ª semana seguida, e passou a indicar deflação de 0,75% - ante alta de 0,01% na semana anterior. A queda livre, iniciada do pico projetado de 8,06%, está diretamente relacionada à ofensiva do governo federal para baixar os preços de combustíveis e energia às vésperas da eleição.
A deflação nos preços de administrados é atípica porque esse grupo reúne muitos produtos e serviços que costumam ter os reajustes anuais indexados à inflação do ano anterior, como planos de saúde, tarifas de energia e medicamentos. No passado, a indexação era feita pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que é muito afetado por preços de commodities e pelo dólar, e costuma ter taxas mais elevadas do que o indicador de inflação ao consumidor.
O governo zerou impostos federais sobre os combustíveis e patrocinou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18 para limitar a alíquota de ICMS, um tributo estadual, entre 17% e 18% sobre itens como combustíveis e energia elétrica.
Assim como ocorreu nos anos seguintes a 2013, o mercado financeiro espera um "efeito rebote" parcial no ano que vem, uma vez que a expectativa é de que os impostos federais voltem a ser cobrados. Pelo Focus, a expectativa para os preços administrados em 2023 subiu pela 12.ª semana seguida, de 7,06% para 7,08%.
Há 12 semanas, a projeção era de 4,52%. Após a taxa de 1,55% em 2013, os preços administrados subiram 5,3%, em 2014, e 18,1% em 2015, quando o governo Dilma liberou os aumentos na conta de luz.
GÁS NATURAL
Sem alarde, o Diário Oficial de Pernambuco de sábado (30) informou a autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) para a estatal Copergás aumentar o preço do gás natural fornecido pela empresa no Estado.
O aumento autorizado, solicitado pelo governo do Estado através da Copergás é de 8,59% (oito inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) para o gás natural.
O aumento foi justificado, segundo o ato, pela "Recomposição da Tarifa Média Operacional da Companhia Pernambucana de Gás - COPERGÁS decorrente do aumento dos Preços de Venda dos Supridores de Gás Natural".
A medida já é valida desde sábado e atinge clientes residenciais, veiculares e industriais que utilizam o gás natural no Estado.
Recife, 02 de agosto de 2022
Recife, 02 de agosto de 2022
Editorial
Recife, 02 de agosto de 2022
OPINIÃO
Inflação no mundo e no Brasil
Para a política econômica brasileira, a inflação doméstica não é mais a única preocupação. A alta de preços além das fronteiras entra de vez na conta, e não pode ser menosprezada quando reflete no cotidiano da população.
JC
A economia global se depara com uma realidade diferente para a maioria das populações dos países ricos: a alta de preços forja novas rotinas, mudando padrões de consumo e mexendo com o que já se achava estabelecido no mercado. Mesmo sem comparação com a inflação brasileira de dois dígitos ao ano, a escalada inflacionária lá fora provoca reações e comportamentos semelhantes, como a pesquisa de valores cobrados pelo mesmo produto, e a substituição do que está caro por algo mais em conta. A conjuntura vista em outros países é um complicador para o Brasil, que busca sair da espiral inflacionária e recuperar a trilha do desenvolvimento sustentado que signifique a superação da maior crise social em décadas, com milhões de cidadãos na pobreza e na miséria.
Na França, a inflação que era de menos de 1% ao ano, já passa de 5% no acumulado em doze meses. Nos Estados Unidos e na Europa, o aumento de preços também atormenta o cidadão, aproximando-se de 9% no período de um ano. Até no Canadá a inflação está próxima de 8% ao ano. Há um ajuste em curso na economia, após a instabilidade provocada pela pandemia de Covid-19 – com o freio forçado na produção em 2020, e do ano passado para cá, a aceleração busca da demanda, com a redução das restrições sanitárias. A alta do petróleo e a invasão da Ucrânia pela Rússia trouxeram ainda mais problemas para a economia global, que se adequava ao cenário em mutação. Os preços dos combustíveis, aliás, que tanta celeuma têm gerado entre os brasileiros, subiram mais em outros países. Entre junho do ano passado e maio deste ano, a alta no óleo diesel foi de 106% nos EUA, enquanto aqui foi de 52%. A gasolina ficou quase 50% mais cara para os norte-americanos no período, com alta de 28% no Brasil. E o gás, que aqui subiu 29%, aumentou 30% nos EUA e 55% na França. Os consumidores protestam, e os governos precisam ir atrás de soluções para as economias nacionais, abaladas por oscilações que vêm de fora. No caso dos combustíveis, cada vez mais se enxerga o petróleo como uma dependência perniciosa, sobretudo para o meio ambiente compartilhado no planeta. A situação brasileira ainda é muito melhor do que a da vizinha Argentina, onde o tormento inflacionário passa de 60% ao ano. Mas a suscetibilidade do País às crises requer atenção redobrada, para que respingos da inflação global não piorem o quadro nacional. Nesse ambiente de incerteza, a falta de precaução nos gastos públicos leva a previsões pessimistas para o primeiro ano do próximo mandato de presidente da República, em 2023. O orçamento apertado, juros altos, inflação acumulada corroendo a renda da população e o desemprego ampliando o contingente da fome – eis o que espera o novo governo, ou o atual, caso renovado. Para a política econômica brasileira, a inflação doméstica não é mais a única preocupação. A alta de preços além das fronteiras entra de vez na conta, e não pode ser menosprezada quando reflete no cotidiano da população.
Artigo
Recife, 02 de agosto de 2022
OPINIÃO
Uma assombração chamada "Amazombras"
A reconstrução nacional que urge ser feita – são 40 anos de descarrilamento – não merece uma Amazombras cogitada em período eleitoral, momento inapropriado para debates consistentes.
TARCISIO PATRICIO DE ARAUJO
Estava eu, posto no desassossego de escrever a crônica quinzenal da vez, quando sou sacudido por uma assombração: Amazombras. Anunciada pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, seria o nome de estatal, a ser criada, com a missão de articular “instituições de pesquisa, militares e universidades para o aproveitamento econômico da Amazônia”. (Aí, joguei fora o mote inicial da crônica). Objetivo tão vago quanto amplo, envolvendo área complexa, que necessita de racionalização, monitoramento, e combate a crimes pesados contra o meio ambiente, povos indígenas, e a economia da região. Se é para articular, desnecessário criar outra estatal. Chame-se a própria Embrapa, exemplo de estatal que deu certo e que tem vetor tecnológico, gerando inovações e prestando valiosa assistência ao negócio agrícola. Além de universidades e outras instituições de pesquisa, o IBAMA, e constitucionais dispositivos militares e de segurança. E cuide-se, apropriadamente, do que está sendo criminosamente tratado. A experiência internacional mostra que privatização não é panaceia, é parte de soluções para um capitalismo em que Estado e Mercado não são necessariamente antípodas. O Brasil sempre foi pesadamente estatal, e o melhor período da economia brasileira (1950-80) trouxe crescimento chafurdado por desigualdade-sempre e espantosa inflação. Sim, o aparato estatal brasileiro também gera desigualdade. Depois, até 1994, estagnação e alta inflação. E venceu-se inflação, mas nada de crescimento robusto. A reconstrução nacional que urge ser feita – são 40 anos de descarrilamento – não merece uma Amazombras cogitada em período eleitoral, momento inapropriado para debates consistentes. A propósito, para que serve a Rede Brasil, p. ex., criada em 2007? Tirando-se CAIXA, BB, BNDES, EMBRAPA, pouco sobra que não seja cabide de emprego e só despesas. Ignácio Rangel, bravo economista independente, defendia – como forma de saída da crise dos anos 1980 – privatização dos serviços públicos, começando pelo setor elétrico. Ele propunha concessão de serviços públicos a empresas privadas, de modo a viabilizar captação de investimentos oriundos do mercado de capitais. Roberto Campos (em ‘Lanterna na Popa’, 1994, p. 203) explicitou e reconheceu a lógica construtiva da proposta de Rangel: o Estado licitaria as concessões, ‘que teriam o direito de exploração’ e que, ‘podendo dar garantias reais aos financiadores, teriam mais flexibilidade na captação de recursos no mercado financeiro’. As garantias reais teriam aval do Estado, lastreadas em hipoteca dos ativos reais da concessionária. Campos reconheceu que era visão ‘mais matizada e realista’, como alternativa ao puramente estatal. Neste país de Estado Rei e Pai, Rangel nunca foi devidamente ouvido nas hostes da esquerda. Privatização não assombra. Estabeleçam-se adequados marcos regulatórios.
Tarcisio Patricio é economista, com 42 anos de magistério e pesquisa na UFPE.
Artigo
Recife, 02 de agosto de 2022
OPINIÃO
Uma política em favor dos pequenos
Os pequenos negócios precisam efetivamente ter um espaço prioritário na agenda de desenvolvimento econômico de Pernambuco por meio de políticas públicas direcionadas e coordenadas dentro e fora do governo.
ARMANDO MONTEIRO NETO
Políticas de apoio às micro e pequenas empresas, fomentando o empreendedorismo, a formalização dos negócios e a produtividade, são fundamentais para reduzir desigualdades. Em 2022, 76% das vagas de empregos formais foram criados pelos pequenos negócios.
Com elevadas taxas de desemprego e baixa capacidade de geração de postos de trabalho formais, Pernambuco carece de uma política ativa em favor dos pequenos que alcance as mais de 570 mil micro e pequenas empresas (MPEs) e os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Ao contrário do que prevê a Constituição, o nosso Estado adota uma política de ICMS alargando o alcance da substituição tributária (ST), obrigando os pequenos a pagar na frente, atribuindo margens arbitrárias e exageradas de lucratividade. Assim, se anulam os benefícios do Simples, aumentando a carga tributária e impondo obrigações acessórias. O Senado, em 2018, aprovou o PLS 476/2017, sob nossa relatoria que buscava estabelecer limites ao uso ampliado desse instrumento.
Devemos ainda estimular o empreendedorismo nato do pernambucano com capacitação, microcrédito orientado e inclusão produtiva. Temos que aproveitar o potencial do ecossistema de inovação em favor dos pequenos. As transformações da economia digital geram ganhos de produtividade e reduzem custos. Portanto, é fundamental uma política de estímulo governamental para integração dos atores da inovação em Pernambuco com as nossas MPEs. O nosso Porto Digital é um caso de sucesso no Brasil e que poderia se voltar mais para dentro do estado.
Também é preciso desenvolver um programa de compras públicas que possa de fato estimular a participação das MPEs. A redução da burocracia para formação de consórcios das MPEs nas licitações, desmembramento de contratos, adoção de cotas reservadas, possibilidade de subcontratação e apoio creditício são algumas das melhores práticas nessa área. Poderíamos ainda formar um fundo de aval com uma contribuição das MPEs que ganhassem as licitações.
Finalmente, há espaço para se ampliar a escala e reproduzir em todo Estado a experiência do Brasil Mais Produtivo, que tive satisfação de lançar em 2016 quando Ministro. O programa, bem avaliado pela Cepal e o Ipea, oferece às MPEs apoio para adoção de intervenções simples na organização da produção com extraordinários ganhos de produtividade.
Portanto, os pequenos negócios precisam efetivamente ter um espaço prioritário na agenda de desenvolvimento econômico de Pernambuco por meio de políticas públicas direcionadas e coordenadas dentro e fora do governo. A vez é dos pequenos.
Armando Monteiro Neto, ex-senador e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Artigo
Recife, 02 de agosto de 2022
OPINIÃO
O Censo 2022 é um projeto de todos os brasileiros
Após 150 anos, o Brasil realizará seu 13º Censo Demográfico e o nono conduzido pelo IBGE, que foi criado em 1936 e realiza essa operação desde 1940. Será um censo totalmente digital e conectado, com transmissão de dados online e um questionário adequado aos dias atuais, seguindo padrão e metodologia consolidados internacionalmente.
GLINER DIAS ALENCAR
Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições ela vive? Como se distribui no território nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da nossa população? Como são os arranjos familiares? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará a partir desta segunda, 1º de agosto.
O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.
Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
Em 1872, durante o Império, o Brasil realizava a primeira pesquisa censitária para contar os súditos de D. Pedro II. Os questionários eram levados no lombo de burros e perguntava-se ao entrevistado se este era um cidadão livre ou escravo.
As pessoas com deficiência eram categorizadas, na época, como cegos, surdos-mudos, aleijados, dementes ou alienados. Como resultado, descobriu-se que em uma população com menos de 10 milhões de brasileiros, aproximadamente 6,8 milhões de pessoas não sabiam ler nem escrever e 1,5 milhões se declararam escravos.
Hoje, após 150 anos, o Brasil realizará seu 13º Censo Demográfico e o nono conduzido pelo IBGE, que foi criado em 1936 e realiza essa operação desde 1940.
Será um censo totalmente digital e conectado, com transmissão de dados online e um questionário adequado aos dias atuais, seguindo padrão e metodologia consolidados internacionalmente.
Para realizar a operação em 90 dias, de 1º de agosto a 31 de outubro, o IBGE contará com uma equipe de aproximadamente 220 mil pessoas no Brasil para visitar seus mais de 75 milhões de domicílios.
Em Pernambuco, uma equipe de mais de dez mil pessoas está envolvida na ação, que percorrerá os 184 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha para alcançar aproximadamente 3,4 milhões de domicílios em todo o estado.
A história nos mostra que a melhor forma de evoluir é através do conhecimento. O Censo Demográfico é o principal instrumento para a divisão dos recursos públicos, também é essencial para o planejamento da iniciativa privada, para pesquisas acadêmicas e para todos aqueles que precisam conhecer quem somos.
Se para tratar uma doença é necessário fazer exames e conhecer a sua causa, para termos um país melhor é necessário realizarmos pesquisas como o Censo e conhecer nossas fragilidades e potencialidades.
Por isso, não é necessário ter medo de responder aos recenseadores do IBGE. O sigilo das informações é garantido por lei. Você pode identificar um recenseador através do colete, boné e crachá, como também pode conferir a veracidade das informações através do site do IBGE (http://respondendo.ibge.gov.br) ou do telefone (0800 721 8181).
Quando você abre sua porta para os recenseadores, abre as portas para novas escolas, novos hospitais, novas empresas e diversas oportunidades de um país melhor. Respondido por todos os domicílios brasileiros e com as informações entregues livremente para a sociedade, o Censo, realizado pelo IBGE, é de todos nós. Colabore com o desenvolvimento do Brasil e responda o Censo Demográfico a partir de 1º de agosto.
Gliner Dias Alencar, superintendente da Unidade Estadual do IBGE em Pernambuco
Voz do Leitor
Recife, 02 de agosto de 2022
DENÚNCIAS
Voz do Leitor do dia 2 de agosto de 2022
Leitores enviaram suas denúncias para a coluna Voz do Leitor, do Jornal do Commercio
JC
Acesso ao JC
Parabenizo o Jornal do Commercio pela iniciativa de disponibilizar as notícias do seu site também para os internautas que não assinantes. Agora, sim, todos poderão ter acesso as informações sem ter que pagar nada por isso.
Firmino Caetano, por e-mail
Passagem
Temos sido enganados, sempre em cima da hora, pela empresa Viação Progresso. Não é a primeira vez que compro por R$ 180 uma passagem de ônibus "leito" Recife/Serra Talhada ou vice-versa. A opção do leito custa R$ 60 a mais pelo diferencial no conforto. No entanto, na hora do embarque, nos colocam em um ônibus convencional sem a devida justificativa e muito menos nos orientam como proceder a fazer estorno do valor pago a mais. Fica o alerta.
Maria José, por e-mail
Combate ao crime
Na minha opinião, os governos federal, estadual e municipal deveriam fazer programa nacional de segurança pública para defender os cidadãos que pagam os impostos. Uma espécie de força-tarefa para combater a criminalidade.
João Guilherme, por e-mail
Integração
O governo de Pernambuco continua na contramão do progresso. Em outros lugares mais desenvolvidos, o cartão de embarque no transporte público dá direito ao usuário de utilizar, durante duas horas, quantos ônibus, trem ou metrô desejar, sendo descontado no cartão apenas uma passagem. Aqui, além de o usuário não ter essa direito, ainda foi criada uma famigerada integração temporal nos terminais, que só serviu para atrasar e estressar os passageiros.
Carlos Pontes, por e-mail
Barracas de alvenaria tomam conta de Porto de Galinhas
Se não bastassem as invasões do tráfico de drogas, roubos, assaltos, homicídios, agora também temos a invasão das Alamedas no Loteamento Merepe I, em Porto de Galinhas. Barracas sem higiene e inadequadas foram construídas em alvenaria, com total conivência da prefeita de Ipojuca. Isso é um absurdo!
Renato Paiva, por e-mail
RENATO PAIVA / VOZ DO LEITOR - RENATO PAIVA / VOZ DO LEITOR
Falência da segurança pública
A que ponto chegamos: padre coloca faixa na porta de sua igreja, aconselhando os ladrões a não perderem tempo tentando roubar algo de valor de sua paróquia, pois outros ladroes já chegaram antes e roubaram todos os aparelhos de ar-condicionado. Retrato da falência do poder público em garantir o mínimo de segurança ao cidadão.
Sérgio Lisboa, por e-mail
Tampa de galeria quebrada
Na Rua Ernesto de Paula Santos, ao lado do Colégio Anchieta, em Boa Viagem, essa cratera coloca em risco os muitos pedestres que circulam pelo local, inclusive estudantes. Já foi comunicado a Compesa, que informou ser de responsabilidade da Emlurb. Portanto, peço a Emlurb que faça o conserto com urgência, antes que ocorram acidentes.
Izabel Wanderley, por e-mail
IZABEL WANDERLEY / VOZ DO LEITOR - IZABEL WANDERLEY / VOZ DO LEITOR
Corte de benefícios dos políticos
Bolsonaro está querendo pagar um auxílio maior para os necessitados e aumento merecido de salário para enfermeiros, mas e a ladainha dos políticos do Congresso está questionando como financiar. A solução é simples: cortar todos os benefícios e mordomias extravagantes, além de despesas superfaturadas: viagens, carros, planos de saúde e outras contas extras vergonhosas, porque todos já recebem salários astronômicos. Se fizer vai sobrar muita verba.
Janice Albuquerque, por e-mail
Falta de respeito em convenção
Péssimos exemplos de falta de respeito e de educação foi dado pelos organizadores do evento da candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes, no dia 31 de Julho, nas imediações do Centro de Convenções. Motos e bicicletas nas calçadas, ônibus fretados causando engarrafamento e estacionando dos dois lados da via, sem se preocupar que existiam pessoas com compromissos: idosos, crianças, pessoas doentes e animais. Infelizmente são essas pessoas que representam os candidatos.
Rômulo Alves, por e-mail
Compesa
A Compesa informa ao leitor Gabriel Diniz, morador da Rua Pituba, na Iputinga, que consertou o vazamento no dia 18 de julho na referida rua e a recomposição do pavimento foi realizada na terça-feira (19). A Companhia informa, também, que ontem (01/08), uma equipe retornou ao local para a limpeza final da área.
Assessoria de Imprensa
Roubo de pneus
Pelo visto não é só privilégio dos moradores de Boa Viagem a onda de roubos de pneus e rodas de carros. Aqui no Cordeiro, na Rua Alaíde, a insegurança é mesma. Aliás, por toda parte que se vai, o assunto é o mesmo: estamos entregues a própria sorte, porque as respostas das autoridades competentes são sempre as mesmas. Só Jesus na causa.
Baltazar Lima, por e-mail
BALTAZAR LIMA / VOZ DO LEITOR - BALTAZAR LIMA / VOZ DO LEITOR
Caos no distrito de Negras, em Itaíba
Faz tempo que o distrito de Negras, no município de Itaíba, não dorme em paz. Indivíduos de várias localidades vizinhas fazem da Praça Nossa Senhora da Conceição, a principal da cidade, seu parque de diversão, ou de esculhambação. Ligam uma torre de som em alto volume, transitam em altas velocidades com suas motos e com os canos de escape barulhentos, empinam motos, colocam a vida da população em risco, dominam a cena noturna até altas horas. Nos fins de semana a situação piora. Em Negras, a praça não é do povo. Só nos resta se recolher mais cedo, em nome da preservação da própria vida, e aguardar até uma, duas horas da madrugada para dormir. Nenhuma autoridade faz nada.
Jeovane Ramos, por e-mail
Cláudio Humberto
Recife, 02 de agosto de 2022
Cláudio Humberto por
Cláudio Humberto
COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO
ELEIÇÕES 2022: eleitores no exterior ainda não sabem onde votar
Grupo de eleitores nos Estados Unidos está se mobilizando com base em informações não oficiais para uma viagem de quase 4h para votar nas eleições 2022
Cláudio Humberto
Grupo de eleitores nos Estados Unidos está se mobilizando com base em informações não oficiais para uma viagem de quase 4h para votar nas eleições de outubro. O martírio se explica porque a dois meses da votação do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não divulgou os locais, e o eleitor que busca a informação no site do órgão é levado a um mapa que foi tirado do ar ou a uma página que não existe.
O Código Eleitoral prevê a votação no exterior onde houver "o número mínimo de 30 eleitores", normalmente no consulado ou Casa Brasil.
Em 2018, havia mais de 500 mil eleitores aptos a votar no exterior, mas a abstenção foi de 59%. Pelo zelo apresentado, a tendência é piorar.
A votação no exterior só é possível nas eleições presidenciais e o PT perde em todas. Em 2018, Bolsonaro teve o melhor desempenho: 59%.
Questionado, já que votar no exterior requer preparação para a viagem, o TSE passou a bola ao TRE-DF, que garante a divulgação amanhã.
E nada tem a ver com a intriga de que o ministro Gilmar Mendes foi ignorado em sua indicação por ser "inimigo" de Nunes Marques. Ambos os ministros mantêm ótimas relações desde quando foram apresentados pelo próprio Bolsonaro, em outubro de 2020.
Quando Bolsonaro se decidiu por Nunes Marques para o STF, levou-o de carro à casa de GilmarMendes para apresentações e ganhar "ok" do decano. Gilmar e "a torcida do Flamengo" apoiavam Ney Bello, juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Mas sua exclusão foi uma meia surpresa. O próprio Bello não se surpreendeu. Ele até tentou, mas não conseguiu se aproximar de Nunes Marques a tempo de reverter o desfecho.
Faz que não vê
Em nota, o Greenpeace manifestou "preocupação" com queimadas na Amazônia, mas não cita os incêndios florestais devastadores na França, Espanha, Portugal e também nos Estados Unidos. Lá, a culpa é o calor.
Processo
O ministro Gurgel de Faria manteve inelegível o ex-governador do DF José Roberto Arruda (PL). Relator do caso, ele já havia negado liminar semelhante, mas o presidente do STJ, Humberto Martins, a concedeu durante o recesso. Arruda era candidato a deputado federal.
Labirinto
De volta ao Pros, Eurípedes Júnior passou o dia ontem entre cartórios e agências bancárias, para retomar o controle de fato, e discussões sobre eventual substituição do candidato a presidente, Pablo Marçal.
Acusação
Ao ignorar arquivamentos da Procuradoria Geral da República, titular da ação penal, Alexandre de Moraes faz lembrar a lição do ministro aposentado Marco Aurélio durante entrevista em março: quando o autor pede arquivamento, cabe ao Judiciário apenas oficializar, não contestar.
Tem culpado
O ex-ministro Tarcísio de Freitas "culpa" o presidente Bolsonaro pelo resultado melhor que o esperado da inflação. O mercado previu deflação de -0,76%, otimistas, -1,12%. "Resultado? Deflação de -1,19%" celebrou.
Ladravazes
O Ministério Público da Argentina acusa os ex-presidentes Nestor e Cristina Kirchner de montar esquema de pirâmide para fraudar cofres públicos e desviar verbas. Praticamente um "petrolon" de obras públicas.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Eleições 2022
Marília Arraes fala sobre pesquisa eleitoral e novos apoios à sua candidatura em Pernambuco
A convenção partidária oficializou a coligação Movimento Pernambuco na Veia, formada pelos partidos Solidariedade, Avante, PSD e Agir 36
Mirella Araújo
Após ter sua candidatura ao Governo de Pernambuco oficializada, durante a realização da convenção do Solidariedade, nesse domingo (31), adeputada federal Marília Arraesafirmou que não olha para o resultado das pesquisas eleitoras, onde tem aparecido na frente de seus adversários, segundo levantamentos mais recentes.
Para a candidata a governadora de Pernambuco, em conversa com os jornalistas, estar na liderança no atual cenário, não significa que a corrida pelo comando do Palácio do Campo das Princesas será fácil. “Não olho para pesquisas, eu olho para o que a gente quer fazer por Pernambuco, quais são os desafios que a gente tem. Pesquisas são detalhes, notícias que são dadas e que a gente não se guia por elas”, declarou.
De acordo com a pesquisa eleitoral Simplex/CBN, divulgada nesta segunda-feira (1ª), Marília Arraes lidera as intenções de votos para o Governo de Pernambuco com 23,5%, enquanto Raquel Lyra (PSDB) aparece com 10,7%; Anderson Ferreira, com 10,2%; Miguel Coelho (União Brasil) com 5,3% das intenções; e Danilo Cabral (PSB) em quinto lugar com 4,9%.
Dos entrevistados, 30% não sabem em quem votar, enquanto votos brancos/nulos foram 11,6%. Esteves Jacinto (PRTB), João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB) não chegaram a 1%.
NOVOS APOIOS?
Ao ser questionada sobre quais novos apoios espera receber ou ir atrás, nesta nova etapa do projeto majoritário, Marília Arraes disse apenas que pretende conquistar o apoio da população pernambucana e “com ele vem outros apoios que são muito importantes também”, mas sem detalhar que tipo de adesão poderia receber daqui por diante.
A convenção partidária também oficializou a coligação Movimento Pernambuco na Veia, formada pelos partidos Solidariedade, Avante, PSD e Agir 36. O PROS havia sido o primeiro partido a declarar apoio ao palanque de Marília, mas o presidente estadual Bruno Rodrigues acabou recuando da decisão, para permanecer na Frente Popular liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB).
O Partido Progressista (PP) também havia entrado nas conversas, principalmente diante do apoio que o presidente estadual da sigla, o deputado federal Eduardo da Fonte, declarou a candidatura de André de Paula (PSD) para o Senado. No entanto, com a decisão do partido em permanecer ao lado dos socialistas nestas eleições, o apoio a André estaria descartado.
O posicionamento de não subir no palanque de Marília, não tem impedido que lideranças declarem apoio a parlamentar. Como é o caso da prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), que relembrou sua trajetória política ao lado da candidata.
"Como a primeira mulher prefeita da História de Sirinhaém, será uma honra participar desse processo e compor esse time que irá conduzir a primeira mulher Governadora no nosso Estado! Militei com Marília nos seus primeiros passos da vida pública, participei da sua evolução administrativa na passagem pelo legislativo e na gestão pública e conheço de perto a sua vocação política; ela está preparada para realizar as mudanças que o Povo Pernambucano merece!", afirma Camila.
Prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), declara apoio a chapa de Marília Arraes - PH Reinaux
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
DADOS
Pernambuco: quem melhor aproveitou as convenções nas redes sociais?
Para além da batalha dos votos, os candidatos disputaram a atenção dos usuários das redes sociais
Augusto Tenório
O PCB, PSDB, PL, SD e UB realizaram na última semana as suas convenções partidárias, para oficializar suas chapas proporcionais e majoritárias em Pernambuco. Para além da batalha dos votos, os partidos disputaram a atenção dos usuários das redes sociais.
Com transmissões ao vivo, convite à mobilização de militantes e outras publicações, alguns pré-candidatos ao Governo aproveitaram melhor as redes sociais que outros. O Facebook parece ser a terra mais árida para todos os pré-candidatos, mas Marília Arraes (SD) conseguiu destaque na plataforma no domingo (31), dia da sua convenção.
A pré-candidata do Solidariedade chegou a atingir 20 mil interações na rede social pioneira de Zuckerberg. Somente a transmissão da sua convenção, na plataforma, teve 57 vezes mais interações que a média da sua página. O post foi visto por 55 mil contas.
As demais pré-candidaturas, mesmo nos dias das suas convenções no fim de semana, não conseguiram destaque, conseguindo algo entre mil e duas mil interações diárias. No sábado, dia da convenção do PSDB, Raquel Lyra não atingiu 800 interações.
Miguel Coelho foi melhor. No dia da convenção estadual do União Brasil, onde Bivar anunciou a desistência da candidatura à Presidência, a página do ex-prefeito de Petrolina chegou a 2 mil interações.
Já no Instagram, o domínio de Marília Arraes é posto. Jones Manoel (PCB) vai bem, apesar de inexpressivo nas pesquisas de intenção de voto. Miguel Coelho vai bem na rede, chegando ao patamar dos 20 mil na semana passada.
É nessa rede social que Raquel Lyra consegue seus melhores números, mas a taxa de interações caiu em pleno dia da sua convenção, realizada no sábado. O perfil da ex-prefeita de Caruaru teve menos de 400 interações.
No domingo, Miguel Coelho e Anderson Ferreira (PL), que realizavam suas convenções, ficaram embolados com Jones Manoel, que fez seu evento partidário no dia 27. O Bolsonarista teve 12 mil interações no dia da sua convenção.
Candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho dá pontapé inicial na campanha participando de missa no Grande Recife
A igreja escolhida pelo postulante foi a de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes
Renata Monteiro
Um dia após a oficialização da sua candidatura a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil) escolheu iniciar o dia com os companheiros de majoritária em uma missa. A igreja escolhida pelo postulante foi a de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
"A gente às vezes pede tanto a Deus e acaba esquecendo de agradecer. Então hoje fiz questão que o nosso primeiro ato oficial da campanha fosse aqui, na presença de Deus, agradecendo por todas as bênçãos e pedindo proteção a nossa caminhada", escreveu Miguel Coelho, em uma publicação no Instagram.
Candidato a senador na chapa, Carlos Andrade Lima (UB) afirmou que o momento era de agradecimento por estar caminhando ao lado de Miguel e Alessandra. "Uma pausa para agradecer a Deus, não só pelo dia de ontem, com toda sua grandiosidade e com tanta energia boa, mas, principalmente, para agradecer pela imensa oportunidade que estou tendo de estar ao lado de pessoas de histórias únicas e de batalhar pela nossa gente. Gratidão!", publicou nas suas redes sociais.
Miguel, Alessandra e Carlos foram oficializados como candidatos do União Brasil no último domingo (31), quando o slogan "Atitude Muda Tudo" foi lançado.
Segundo a equipe do ex-prefeito de Petrolina, "a proposta é focada numa postura firme e conectada com uma característica pernambucana de altivez. Também estão presentes no conceito da campanha os resultados que Miguel obteve em Petrolina, conquistando títulos como o de melhor prefeito de Pernambuco e melhor cidade para se viver no Nordeste, líder na geração de emprego".
A intenção seria fazer "um contraponto aos resultados negativos do Estado, que perdeu força, liderança e parou de crescer, bem como, acumula indicadores negativos a exemplo do aumento da violência, do desemprego, da falta de infraestrutura e da pobreza", finaliza comunicado enviado à imprensa pelo candidato.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Eleições 2022
Pastor Wellington Carneiro tem candidatura ao Governo de Pernambuco oficializada pelo PTB
Em Pernambuco, o Partido Trabalhista Brasileiro conta com 17 candidatos a deputado estadual e 19 a deputados federais
Mirella Araújo
O Pastor Wellington Carneiro teve sua candidatura a governador de Pernambuco oficializada pelo PTB, durante convenção realizada nesse sábado (30), no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A candidata a vice-governadora é a advogada e presidente do PTB Mulher estadual, Carol Tosaka. Para o pleito majoritário nestas eleições de 2022, o partido decidiu que não lançará candidatura para o Senado Federal.
Em Pernambuco, o Partido Trabalhista Brasileiro conta com 17 candidatos a deputado estadual e 19 a deputados federais. De acordo com Carneiro, sua missão será de resgatar os valores judaico-cristãos e o protagonismo do Estado na economia nacional. Além disso, ele também pontuou que pretende promover "a restauração de resgatar e defender os valores conservadores em Pernambuco".
A abertura da convenção foi realizada pela vice Carol Tosaka que destacou a chapa como uma candidatura independente e sem apadrinhamento político. Ela também ressaltou sobre a importância da participação das mulheres na política.
“Quando a gente decide se posicionar, a gente pode mudar a história. E a gente pode mudar a história de Pernambuco”, disse.
Para Carneiro, quem saiu da sua casa para estar na convenção, a resposta seria muito simples: ”está cansado do retrocesso implantado pela esquerda em Pernambuco. Se não fizermos nada, estaremos sendo hipócritas”, afirmou abraçado a bandeira do estado.
PERFIL
Pastor Wellington Carneiro
Nascido em Garanhuns, no Agreste pernambucano e radicado na capital há anos, o pastor é casado com a produtora de eventos Daniela Carneiro e tem 5 filhos. É advogado, com graduação em Gestão Pública. Como pastor, é membro da igreja Verbo da Vida. Sua história política começou dentro de casa: ele é filho de Oscar Carneiro, ex-prefeito do município de Correntes entre 1993 e 1996. Nas últimas eleições, concorreu ao cargo de vice-prefeito do Recife, pelo Patriota.
Carol Tosaka
Carol Tosaka tem 39 anos, é casada com o empresário Franklin Lisarb e mãe de 2 filhos. Natural de Porto Ferreira (São Paulo), foi criada em Petrolina desde pequena, onde mora e atua como advogada trabalhista. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil. Já exerceu as atividades de conciliadora e juíza leiga do Tribunal de Justiça da Bahia, em Juazeiro.
Cena Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Cena Política por
Igor Maciel
Cena Política
O candidato que não precisa brigar pelos próprios votos
Confira a coluna Cena Política desta terça-feira (02/08)
Igor Maciel
Gilson Machado (PL) pode vencer a eleição para o Senado e é mais favorito do que muita gente imagina. As pesquisas que contam com um cenário já realizado, sem os ex-ministros Armando Monteiro (PSDB) e Mendonça Filho (UB) como postulantes à Casa Alta, vão mostrar um fortalecimento do candidato mais identificado com o bolsonarismo em Pernambuco. Como isso vai ser possível se Bolsonaro tem rejeição de quase 70% no estado? Porque numa eleição de Senado, na qual só importa o primeiro turno, a rejeição é um mero detalhe. Observe que agora, postos todos os candidatos, Gilson é o único que tem seus votos certos, sem precisar brigar muito. Ele só precisa garantir que o número seja suficiente para vencer, mas não tem que convencer o eleitor de que ele é quem é. O que isso quer dizer? Teresa Leitão (PT) precisa disputar votos com André de Paula (PSD). São os votos lulistas. Cada um deles tem uma base como deputado federal e estadual, mas iniciaram uma guerra pelo voto da esquerda. Um se apoia em Marília Arraes (SD) e na identificação dela com o ex-presidente petista. A outra, é histórica no PT e busca a ligação por aí. Eles também disputarão votos com Guilherme Coelho (PSDB) e Carlos Andrade Lima (UB). Gilson corre sozinho num público alvo que é naturalmente desprezado pelos lulo-petistas-socialistas: o bolsonarismo. Por isso é muito forte.
Está na matemática
É verdade que Bolsonaro tem 70% de rejeição e estes tendem a votar na esquerda. Mas, vamos considerar que outros 15% votem em candidatos ligados aos palanques de Raquel Lyra e Miguel Coelho. Sobrando 15% dos votos para o bolsonarismo no Senado. Esses 15% do eleitorado pernambucano representam robustos 1,1 milhão de eleitores. Acreditem, é suficiente para Gilson vencer, a depender do cenário.
Menos votos válidos
Há algo importante quando se trata de eleição para Senador: muita gente não escolhe ninguém. O índice de votos válidos é mais baixo que a média. Em 2018, enquanto os votos válidos para deputado chegaram a 83%, para os senadores era de 61%. Mesmo em 2014, quando era apenas uma vaga, os votos válidos para deputado ficaram 10 p.p acima dos de Senador. Em 2014 só havia dois candidatos com chance. Hoje, há cinco.
E o PSB?
Depois das convenções de quatro candidatos da oposição, o PSB marcou a sua para o dia 5 de agosto, no limite do prazo, num dia de semana e no Clube Português que fica na avenida Agamenon Magalhães,, com grande expectativa de público para as 14h. Já tem gente preocupada com o trânsito. Se o objetivo é parar a cidade, isto deve ser alcançado.
Força
O desafio dos socialistas é mostrar força para se contrapor a quatro convenções realizadas por adversários e buscar algum destaque. São esperados ônibus de todo o estado com militantes e há expectativa para a exibição de um vídeo com Lula confirmando apoio à chapa.
Outra convenção
PSOL e Rede fazem sua convenção amanhã, às 18h, no Salão da Paróquia da Igreja da Soledade, na Boa Vista. A federação vai lançar chapa completa em Pernambuco e deve apresentar também seus candidatos a deputado federal e deputado estadual.
A chapa de governo vai com João Arnaldo (PSOL) disputando o Palácio do Campo das Princesas. Alice Gabino (Rede) é a vice e Eugênia Lima (PSOL) tenta uma cadeira o Senado. O grupo espera eleger ao menos dois deputados federais em outubro.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
INTERCÂMBIO
Danilo Cabral confirma o retorno do programa de intercâmbio 'Ganhe o Mundo'
O programa Ganhe o Mundo oportuniza para os alunos das escolas públicas o ensino de idiomas, além de permitir que os estudantes façam intercâmbio fora do País
Filipe Farias
Interrompido há dois anos, em 2020, devido à pandemia de covid-19, o programa 'Ganhe o Mundo' está prestes a ser retomado. A informação foi confirmada pelo pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), através de suas redes sociais.
O programa Ganhe o Mundo, considerado um dos principais do Estado na área de educação, oportuniza para os alunos das escolas públicas o ensino de idiomas, além de permitir que os estudantes tenham a chance de fazerem intercâmbio fora do Brasil.
"O programa, que é uma referência, hoje, no Brasil, a gente vai voltar a implementá-lo e a ampliá-lo. Ele surgiu disso: se o filho do rico pode fazer intercâmbio fora do País, porque o filho do trabalhador, que está na escola pública, também não pode fazer intercâmbio?", questionou Danilo Cabral, ao anunciar a volta do Ganhe o Mundo.
Ainda no depoimento, o pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco reforçou que o acesso a boa educação é um direito de todos. "Eu diria que está faltando muito aqui no Brasil é a embatia... De se projetar e se colocar no lugar do outro. Os programas que foram feitos na época na educação sempre tiveram esse valor, o de garantir a oportunidade igual para todos", declarou Danilo Cabral
DESTINOS DO PROGRAMA GANHE O MUNDO
O Ganhe Mundo foi criado em 2011. O primeiro embarque do intercâmbio aconteceu em julho de 2012. Desde o início, o programa já mandou mais de oito mil alunos do ensino médio da rede estadual para fazerem intercâmbio de seis meses fora do Brasil. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha e Argentina foram alguns dos destinos.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Pesqueira
TSE determina nova eleição para a Prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Por maioria de votos, os ministros do TSE confirmaram o indeferimento do registro e a inelegibilidade do Cacique Marquinhos Xukuru, candidato mais votado para a prefeitura de Pesqueira em 2020
Amanda Azevedo
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta segunda-feira (1º), a convocação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) de novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Pesqueira, no Agreste do Estado.
Cacique Marquinhos recebeu 51% dos votos válidos, mas não pôde assumir o cargo por ter sido condenado pela Justiça Federal, em 2015, por crime contra o patrimônio privado, por incêndio a residência particular provocado em 2003, e considerado inelegível com base na Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990).
O cargo de prefeito de Pesqueira vem sendo ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso.
No recurso ao TSE, Marquinhos Xukuru sustentou duas teses centrais: a de que o crime de incêndio, por estar inserido entre os delitos contra a incolumidade pública, não atrairia a inelegibilidade descrita na alínea “e” do inciso I do artigo 1º da LC 64/90; e a de que o prazo de inelegibilidade deveria ser contado a partir da decisão condenatória em segundo grau, e não do cumprimento integral da pena, sob pena de ofensa ao princípio constitucional da proporcionalidade.
A maioria dos ministros, ficando vencido o presidente Edson Fachin, acompanhou o voto do relator, ministro Sérgio Banhos, que referendou a decisão do Regional de indeferir o registro de candidatura e determinar a inelegibilidade.
Para o relator, o crime de incêndio, por estar inserido no capítulo do Código Penal que trata dos crimes contra a incolumidade pública, não se afasta da esfera dos delitos praticados contra o patrimônio.
“Pelo contrário, tal circunstância somente intensifica a repercussão gravosa da conduta, porquanto os bens tutelados no caso são, além do patrimônio, a vida e a integridade física de outrem, os quais se inserem no espaço de proteção do artigo 1º, I, “e”, da LC 64/90”, disse o ministro Sérgio Banho, ao votar.
A respeito da contagem do prazo de inelegibilidade, Sérgio Banhos recordou que, no final de 2020, o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu a análise de pedido de reversão da inelegibilidade para aguardar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6630. A ação discutiu a aplicação do prazo que uma pessoa pode ficar inelegível a partir de sentenças condenatórias.
No mês de março, o STF confirmou que se torna inelegível quem for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.
O ministro lembrou que a pena final do Cacique Marquinhos foi fixada em quatro anos de reclusão em regime aberto, punibilidade que foi extinta por indulto concedido pela então presidente da República Dilma Rousseff em 18 de julho de 2016. Assim, a exemplo do TRE-PE, o relator entendeu que essa é a data em que começa a contar a inelegibilidade de oito anos, que se encerra em julho de 2024.
Cacique Marquinhos Xukuru comenta decisão do TSE
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o Cacique Marquinhos Xukuru agradeceu aos eleitores e afirmou que continuará trabalhando no projeto que acredita.
"Quero externar um forte abraço e dizer que jamais vou desistir desse projeto que nós construímos juntos. Venho animar todos, dizer que estamos firmes. Um guerreiro nunca foge da luta. Vamos esperar os resultados que virão. Temos uma eleição onde precisamos mostrar a capacidade do nosso grupo político. É preciso que estejamos organizados e possamos garantir mais uma vitória nas urnas", disse.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Eleições 2022
Anderson Ferreira inicia campanha ao Governo de Pernambuco entre evangélicos e lideranças sertanejas
Após convenção partidária realizada no último domingo (31), Anderson Ferreira já teve compromissos de campanha
Renata Monteiro
Oficializado candidato do PL ao Governo de Pernambuco no último domingo (31), Anderson Ferreira deu o pontapé inicial na sua campanha poucas horas após a convenção partidária que referendou a sua postulação, realizada no Clube Português, no Recife.
"A nossa mensagem de esperança aos pernambucanos é de que, quando caminhamos lado a lado, somos capazes de enfrentar qualquer desafio. Fé e trabalho são duas palavras que sintetizam toda nossa vocação e motivação de servir. A fé move montanhas e essa fé tem guiado nossa trajetória", declarou o candidato a governador.
Ainda de acordo com Anderson, a sua experiência administrativa é um dos fatores que podem ajudá-lo a vencer o pleito estadual deste ano. "A nossa experiência na entrega de resultados comprova, de que, ao lado do povo, iremos mudar a realidade do nosso estado e transformar vidas", destacou.
"Pernambuco, hoje, é mau exemplo em tudo que faz. Mas tomei uma decisão: hoje, não serei eu que vou puxar o estado para baixo. Quero mandar uma mensagem de esperança e mostrar aos pernambucanos que somos capazes de enfrentar qualquer desafio, se juntos estivermos", disse Anderson, na ocasião.
Política
Recife, 02 de agosto de 2022
Agreste
Pela primeira vez como candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra visita o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe
Ao lado de Raquel estavam Guilherme Coelho (PSDB), candidato ao Senado, e Allan Carneiro (Cidadania), postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa
Renata Monteiro
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra visitou nesta segunda-feira (1º) pela primeira vez a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, como candidata a governadora de Pernambuco. A tucana esteve no Moda Center, onde conversou com comerciantes sobre as suas propostas para o Estado.
Raquel Lyra visita o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe - Janaína Pepeu/Divulgação
"Tive capacidade pra ir buscar recurso em Brasília, transformamos Caruaru, e temos capacidade para mudar Pernambuco. Temos respeito ao dinheiro público. É o Agreste que vai me levar pra lá e eu vou trazer recurso pra cá. Nada de ficar concentrado em algumas regiões", pontuou Raquel, durante as conversas.
Com atuação no polo de confecções do Agreste há mais de 20 anos, o comerciante Ezequias Júnior disse confiar no potencial de Raquel Lyra para governar o Estado.
Ao longo do dia, a candidata também concedeu uma série de entrevistas a rádios da região.
Recife, 02 de agosto de 2022
Entretenimento
Recife, 02 de agosto de 2022
MÚSICA
Juliette é uma das apostas da 'Billboard' para o Grammy Latino 2022
Nome da paraibana foi citado entre as dez previsões levantadas pela revista norte-americana
JC
A revista norte-americana Billboard publicou suas previsões para a 23ª edição do Grammy Latino, a premiação mais importante da música no mundo, nesta segunda-feira, 1º. E o nome de Juliette Freire aparece entre as dez apostas para disputar o prêmio da categoria Melhor Artista Revelação.
Na publicação, a campeã do "BBB21", reality show da Globo, é descrita da seguinte forma: "A advogada que virou cantora se tornou uma estrela das redes sociais quando ganhou o 'Big Brother Brasil' em 2021. Ela lançou seu EP de estreia no ano passado, com todo o material original - uma mistura de pop e forró tradicional que ajudou Juliette a atrair vários públicos".
Slabon Armado, Carin León, Blessd e Luis Figueroa foram citados, mas Juliette é a única representante brasileira na lista.
Recentemente, a paraibana divulgou o álbum "Caminho (Ao Vivo)", registro do show de estreia de sua primeira turnê, "Caminho", que passou por várias capitais do Brasil.
A lista oficial de indicados do Grammy Latino será divulgada pela Academia Latina de Gravação no dia 30 de setembro. O evento será realizado em 17 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e terá Rita Lee como homenageada pelo "conjunto da obra do artista".
A paulista de 74 anos receberá o Lifetime Achievement Award (em tradução livre, Prêmio de Contribuição em Vida).
O anúncio foi feito no dia 25 de julho, em São Paulo, durante evento pré-Grammy, que contou com a participação das cantoras Paula Lima, Manu Gavassi, Luísa Sonza, Agnes Nunes e Giulia Be interpretando canções da rainha do rock.
Social1
Recife, 02 de agosto de 2022
Social1 por
Romero Rafael
SOCIEDADE
Números do FIG mostram que festival foi aquecido
O Festival de Inverno de Garanhuns teve uma média de 45 mil pessoas por dia em sua 30ª edição, encerrada domingo
Romero Rafael
O Festival de Inverno de Garanhuns teve uma média de 45 mil pessoas por dia em sua 30ª edição, encerrada domingo. O Palco Mestre Dominguinhos, o principal, reuniu público recorde: 70 mil na noite do dia 24, uma segunda-feira com artistas do brega. A estimativa é de que 1,4 milhão de pessoas circularam pela cidade nos 17 dias de programação. Esses dados são da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe. Já a Secretaria de Turismo e Empetur divulgaram que a receita turística total foi de R$ 24 milhões. O gasto médio individual diário somou R$ 117,20. A hotelaria — com pouco mais de 4,8 mil leitos — teve ocupação de 87%. O hotel apareceu como o segundo principal meio de hospedagem (19%), atrás das casas de parentes e amigos (61%) e às frente das casas alugadas (10%).
O levantamento da Setur-PE e Empetur constatou alta renovação do público, nesta edição que retomou o FIG após dois anos sem: aproximadamente 40% esteve no festival pela primeira vez. Sobre a origem, 78,11% dos visitantes eram de Pernambuco. Fora do Estado, foram registrados grupos de Alagoas, Paraíba, Sergipe e também São Paulo.
Quem pode
Quem deslizou o Instagram no fim de semana provavelmente assistiu a Giovanna Ewbank reagindo — feito leoa, como se repercutiu — contra uma mulher branca que foi racista com seus filhos pretos, numa praia de Portugal. A apresentadora deu um tapa, xingou... e mais tarde refletiu: "Teria essa atenção toda se fôssemos pais pretos de crianças pretas?".
Em entrevista ao "Fantástico" junto com o marido, o ator Bruno Gagliasso, ela continuou a consideração: "Eu sei que, como mulher branca, indo confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair como a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas que são leoas assim como eu fui nesse episódio".
Esse caso é uma aula, pois extrapola a repulsa ao ato racista, propriamente, e então debate também outras camadas: quem tem direito de reagir e ganha apoio da sociedade? Recriando o episódio, fosse uma mãe preta (e ainda mais não famosa), teria ela sido tão vítima de racismo quanto seu filho? Provavelmente.
Miró continua
Duas publicações sobre Miró da Muribeca — poeta das ruas do Recife que perdemos no domingo — estão engatilhadas na Cepe Editora. Uma delas reúne poesias inéditas. A outra é biográfica, escrita por Wellington de Melo. Por ora, não têm previsão de lançamento. Já o Magiluth, para este semestre, prepara espetáculo a partir da obra dele.
Exemplo que fica
Há cinco anos, num jantar com empresários no Recife, João Paulo Diniz arrecadou R$ 670 mil para apoiar atletas do programa Todos pelo Esporte. O empresário e atleta, que era entusiasta do esporte como vetor de mudança social, faleceu domingo, em SP. Drayton Nejaim foi quem partilhou a recordação.
Botânico
O anfiteatro e a trilha acessível do Jardim Botânico do Recife passam por revitalização. A obra foi orçada em R$ 127 mil e deve ser concluída até o fim deste agosto. A reforma, a propósito, marca os 43 anos que o espaço completou ontem.
Orgânico
O "detox" chegou à roupa: dá título à nova coleção da Refazenda, como metáfora para o processo sustentável por que é conhecida a marca. Como se sabe, nada de poliéster, apenas fibras naturais — e certificadas. Verde, nude e off-white imperam.
Ataca novamente
Depois dos tênis detonados, a Balenciaga lançou a "trash pouch", uma bolsa inspirada em sacolas plásticas — melhor, em sacos de lixo (!). Custa o equivalente a R$ 9,3 mil.
Japão pela boca
Os chefs Telma Shiraishi e André Saburó servem hoje uma viagem gastronômica pelo Japão, em coquetel no Cais Rooftop. E amanhã, um jantar harmonizado em cinco etapas.
"Experiência JHSP" é feita de ingredientes e técnicas de cozinha presentes nas regiões retratadas na mostra de fotos "Japonésia", em cartaz no Cais do Sertão.
Aniversariantes
Toda a sorte, saúde e tranquilidade para Marcos Freire Filho, Zélia d'Almeida Lins e Kátia Gadelha.
Rápidas
Assumo a coluna a partir de hoje, nas férias de Mirella Martins, que retorna na segunda-feira
Os des. Evandro Magalhães Melo e Waldemir Tavares de Albuquerque tomaram posse ontem, respectivamente, como diretor e vice-diretor do Centro de Estudos Judiciários.
O infectologista Demetrius Montenegro, do Real Hospital Português, é o único do Brasil homenageado na 24ª Conferência Internacional de Aids. Ocorre até hoje, em Montreal, Canadá.
Vinte anos depois, a ABAV Expo retorna a Pernambuco, de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções. São esperados mais de 30 mil visitantes e 1,5 mil expositores.
A odontóloga Aline Damasceno comemora novas janelas profissionais, como palestrante e também ministrando cursos.
Bárbara Maranhão e a curadora Cristiana Tejo, na roda de conversa sobre a obra de João Câmara na Galeria Marco Zero - DIVULGAÇÃO
Joanna e João Fênix - DIVULGAÇÃO
Um samba para a libertação", terceira obra premiada do dramaturgo, ator, e produtor cultural pernambucano, Alex Apolonio; desta vez no mais recente Prêmio Literário Cidade de Manaus - DIVULGAÇÃO
A odontóloga Aline Damasceno, especialista em ortodontia e harmonização facial - ALAN RODRIGUES/DIVULGAÇÃO
Pernambucanos na inauguração do Instituto Pernambuco-Porto - MIRELLA MARTINS/ESPECIAL PARA JC IMAGEM
Canal 1
Recife, 02 de agosto de 2022
'Presta atenção' e brigas estão mais frequentes
No ano de mil novecentos e antigamente, trabalhando na Rádio Marconi, que nem existe mais, repórter atrás do gol, rotina abandonada no tempo, a dois metros do lance enxerguei o lateral do XV de Piracicaba derrubar o ponta Vaguinho, do Corinthians, na entrada da área. Chamado pelo narrador, Mário Garcia, acusei o pênalti.
E, no mesmo momento, o comentarista escalado, no alto da cabine, a uns 30 metros do lance, com seu "fundo de garrafa", discordou violentamente. E como teve o troco, virou briga de rua. Desagradável. Faltou respeito com o ouvinte. Uma lição.
Tempo passou. Ainda recentemente, porque usou um termo considerado racista, denegrir, a correspondente da GloboNews em Nova York, Carolina Cimenti (foto), tomou um 'presta atenção' do apresentador Marcelo Cosme. Por que essa saia justa no ar? Se fosse alertada no intervalo, ela certamente pediria desculpas do mesmo jeito, como de fato pediu, e o mal-estar seria evitado.
A mesma coisa se repetiu, agora, há poucos dias na CNN Brasil. O apresentador e repórter Evandro Cini chamou a atenção de um comentarista, também pelo uso do termo denegrir. Outra situação constrangedora.
Vale lembrar que roupa suja se lava em casa. Destemperanças no rádio e na TV, muito melhor, nos bastidores.
Resumo das novelas
Recife, 02 de agosto de 2022
Resumo das Novelas
TV Jornal/SBT
(20h30) Poliana Moça
Juntos, Otto, Roger e Marcelo encontram com Waldisney; Otto alega que quer o Pinóquio de volta. Duas mulheres encapuzadas chegam à cena e atiram nos irmãos. Inconscientes, as vítimas são sequestradas. João pede desculpas para Poliana por vazar privacidade de Éric. Renato questiona Ruth se ela está tendo um caso com Otto. Renato flerta com Ruth, logo em seguida com Helô. Os filhos de Glória são levados para o esconderijo de Waldisney e Violeta. Poliana consegue contatar Éric e pede desculpa por não aceitar o convite e ir à sua casa. Luísa não consegue se comunicar com Marcelo e começa a ficar preocupada. Otto anuncia a Violeta, que revelou ao Antônio sobre a filha estar envolvida com o crime. Branca convida Antônio para um passeio para elevar o ânimo dele. Sara declara a Poliana que Otto sumiu.
TV Guararapes/Record
(21h) Todas as Garotas em Mim
Emissora não enviou o resumo do capítulo até o fechamento desta edição.
TV Globo
(18h) Além da Ilusão
Davi afirma a Isadora que viu Joaquim brigar com Abel. No Rio de Janeiro, Joaquim (foto) se desespera ao ouvir no rádio a notícia sobre o assassinato de Abel. Salvador questiona Onofre sobre a abotoadura de Joaquim, encontrada ao lado do corpo. Letícia não gosta quando Lorenzo é ríspido com Bento. Violeta aciona um advogado para ajudar Onofre. Enrico deduz que Joaquim tirou a vida de Abel. Isadora reconhece a abotoadura de Joaquim nas mãos de Salvador. Salvador vistoria o quarto de Joaquim e descobre o outro par da abotoadura. Passam-se algumas semanas. Bento e Olívia comemoram o fim da guerra e a libertação de Tenório. Joaquim retorna do Rio de Janeiro e Salvador lhe dá voz de prisão.
(19h40) Cara e Coragem
Anita se recusa a entrar no carro de Dalva e a amiga fica sem entender nada. Moa se aconselha com Adélia. Regina humilha Dagmar. Pat chama Alfredo de Moa e deixa o marido enciumado. Andréa conhece Bob Wright, e os dois demonstram interesse um pelo outro. Anita pede ajuda a Jéssica para sumir com o carro que usou na noite em que Clarice morreu. Dalva, Cleide e Margareth decidem vender a Êxito. Ítalo reconhece a voz de Baby conversando com Danilo na gravação. Moa chega com Chiquinho à casa de Adélia, e Alfredo se incomoda. Anita explica a Jéssica o plano de como vai se livrar do carro de Dalva.
(21h30) Pantanal
José Lucas fala para Juma que só sai da tapera se ela quiser. Guta e Marcelo sentem que estão sendo castigados por não poderem viver seu amor. Guta não gosta de ver Zuleica e os filhos tomarem conta da fazenda. Juma se incomoda quando José Lucas diz que a ama Guta demonstra hostilidade no trato com Zuleica. Irma conta à mãe que está grávida. Maria Bruaca se nega a parar com a chalana ao avistar Tenório e Zuleica na beira do rio. Jove incentiva José Leôncio a derrubar a tapera de Juma.
Cultura
Recife, 02 de agosto de 2022
CENTENÁRIO
Centenário de Manuel Correia de Andrade: entenda a importância de um 'decifrador' do Nordeste
Legado do professor Manuel Correia de Andrade está incrustado na história política, social e intelectual do Brasil, sendo um dever da sociedade revisitá-lo neste centenário
Emannuel Bento
A biblioteca de mais de 50 mil títulos que o professor, escritor e pesquisador Manuel Correia de Andrade (1922-2007) mantinha num apartamento nas Graças, Zona Norte do Recife, era uma amostra de sua compulsão por leitura, conhecimento e trabalho.
"A minha avó vivia dizendo: 'aqui não cabe mais livros'. Ele chegava com novos livros e dava para os netos entrarem com eles escondidos", relembra o neto João Correia, também professor, durante visita ao JC, juntamente aos professores Maria Rita Machado e Lucivânio Jatobá.
Esse acervo hoje está no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da USP, ao lado de coleções de nomes como Milton Santos e Caio Prado Júnior. A transferência, que era um desejo do intelectual, mostra a magnitude da sua relevância para as ciências humanas de forma interdisciplinar, com inestimáveis contribuições para a geografia, história, sociologia e até economia.
O legado de Manuel Correia de Andrade está incrustado na história política, social e intelectual do Brasil, sendo um dever da sociedade revisitá-lo, sobretudo no ano em que se comemora o seu centenário - em 3 de agosto de 2022, mais especificamente.
CENTENÁRIO Manuel Correia de Andrade foi professor, escritor e pesquisador dedicado às ciências sociais e humanas - ACERVO DA FUNDAJ
É com esse objetivo que o Seminário Nacional "A terra e o homem: Centenário de Manuel Correia de Andrade" será realizado entre terça e sexta-feira (5) no Centro de Educação da UFPE, no Recife. Clique aqui para conferir a programação completa.
"Os eixos do evento passeiam pelos temas mais abordados pelo professor Manuel, como o planejamento regional e territorial, a questão agrária e o meio-ambiente. As análises que ele fez foram muito importantes para o próprio Estado de Pernambuco, a exemplo da divisão dos polos de desenvolvimento", diz Maria Rita Ivo de Melo Machado, professora do departamento de história da UFRPE.
Uma vida dedicada às ciências humanas e sociais
Manuel Correia de Andrade nasceu em 3 de agosto de 1922, no Engenho Jundiá, na Zona da Mata de Pernambuco. Cresceu numa sociedade patriarcal e viu de perto a dinâmica das tradições açucareiras. Essa visão seria essencial para que ele entendesse o Nordeste, região que abordou em muitos dos seus 100 livros.
"Acredito que sim, de vez que, vivendo em um engenho de açúcar no seio de uma família de preocupações eminentemente rurais, passei a observar como transcorria a vida no campo, tanto na casa-grande, com preocupações rotineiras, como na sociedade e, ao ver e conviver com os trabalhadores rurais, tinha dificuldade de compreender as diferenças que havia entre a vida na casa-grande e na 'senzala'", disse, em entrevista à Fátima Quintas registrada na coleção "Entrevista-Memória" (Editora Bagaço).
CENTENÁRIO Manuel Correia de Andrade foi professor, escritor e pesquisador dedicado às ciências sociais e humanas - ACERVO DA FUNDAJ
Morando no Recife, estudou no Liceu Pernambucano e ingressou na Faculdade de Direito, único curso de ciências humanas disponível à época. Viveu a efervescência dos movimentos estudantis e sociais no Recife, sendo colega de turma de Demócrito de Souza Filho - estudante assassinado em protesto contra o Estado Novo, na Praça do Diario. Chegou a militar ao lado de Gilberto Freyre na oposição a Vargas.
Lecionou no ensino médio de várias escolas, a exemplo do Americano Batista, e seu pensamento preocupado com as injustiças o levou ao governo de Miguel Arraes, participando de um órgão para assistir à população e ao trabalhador pobre do Sertão. Com o golpe de 1964, ficou preso por algumas semanas e depois partiu para um autoexílio.
"Tenho escrito trabalhos esparsos sobre o tema e os prejuízos que este golpe trouxe ao Brasil, procurando manter o sistema colonial ainda hoje dominante", disse, na entrevista a Quintas.
A sua verve questionadora também foi essencial para a sua principal obra: "A Terra e o Homem do Nordeste", prefaciado por Caio Prado Júnior, em 1963, na véspera do golpe.
O livro causou uma grande reação. Muitos geógrafos o consideram não-científico por analisar um longo processo político - o último capítulo da primeira edição, inclusive, falava sobre ligas camponesas. Hoje, é considerado pela Câmara Brasileira do Livro como um dos 100 livros do século 20.
LIVRO Capa de edição recente de 'A Terra e o Homem do Nordeste', de Manuel Correia de Andrade - REPRODUÇÃO
"'A Terra e o Homem' vai contar como foi o processo de ocupação territorial e econômica, fazendo a divisão de sub-regiões do Nordeste. Ao mesmo tempo que ele relaciona as paisagens com as atividades econômicas, aponta conflitos, a exemplo das questões de trabalho", diz Maria Rita Ivo de Melo Machado.
Lucivânio Jatobá, professor do departamento de geografia da UFPE que trabalhou com Correia de Andrade de 1981 até o falecimento, ressalta a sua importância também na seara dos livros didáticos. "Até os anos 1970, o ensino de geografia no Brasil se baseava nos livros de Aroldo de Azevedo, famoso geógrafo da USP, e de Manuel Correia de Andrade com Hilton Sette", diz.
"Esse fato influenciou muitas gerações no Brasil inteiro. Os livros da Manuel, até mesmo os acadêmicos, se caracterizam por uma linguagem simples, clara e objetiva. Outro traço marcante dos seus livros é como ele mostra as relações entre o quadro natural e a sociedade", continua o professor.
No Jornal do Commercio, Manuel Correia assinou a série de textos "Pernambuco Imortal", que contava toda a história do Estado até o golpe militar. As publicações ocorreram nos anos 1990 e tiveram grande repercussão.
CENTENÁRIO Manuel Correia de Andrade foi professor, escritor e pesquisador dedicado às ciências sociais e humanas - ACERVO DA FUNDAJ
Na UFPE, Manuel exerceu cargos como chefe do Departamento de Geografia e História da Faculdade de Ciências Econômicas, além de coordenador do Curso de Mestrado em Economia.
O seu reconhecimento pode ser medido pelas importantes homenagens e títulos que recebeu: professor emérito da UFPE (1989); pesquisador emérito da Fundação Joaquim Nabuco (1989); doutor honoris causa pela UFS (1996), pela UFRN (1995), pela UFAL (1994) e pela Universidade Católica de Pernambuco (1978); Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia (2003), entre outras.
Em 1984, a convite de Gilberto Freyre, foi nomeado diretor do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra), da Fundação Joaquim Nabuco, cargo que ocupou até 2003.
"Ele tinha uma espécie de compulsão pelo trabalho", recorda Lucivânio Jatobá. "Quando estava internado na UTI, pedia aos médicos para ter alta porque não poderia perder uma palestra que tinha para fazer, dizia que precisava ir para casa. Ele fazia muita coisa do ponto de vista intelectual, se aposentando de forma compulsória", enfatiza.
Manuel Andrade faleceu em 2007, em plena atividade intelectual, deixando uma grande contribuição para as Ciências Sociais.
Cultura
Recife, 02 de agosto de 2022
MÚSICA
Beyoncé erra feio, é cobrada e promete mudar letra da música 'Heated'
Cantora é criticada por termo usado para atacar pessoas com paralisia cerebral
JC
Por Julio Maria, Agência Estado
Atacada nas redes sociais pelo uso de um termo considerado desrespeitoso às pessoas que possuem uma espécie de paralisia cerebral, Beyoncé vai mudar a letra da música "Heated". O termo é "spaz" e aparece duas vezes na canção lançada em seu recente álbum, Renaissance.
As reações maiores se deram no Reino Unido, onde há uma interpretação da expressão mais pesada do que nos Estados Unidos. Um representante da cantora, no entanto, afirmou ao site Insider que a letra, escrita por Beyoncé e por Drake, será alterada. "A palavra, não usada intencionalmente de forma prejudicial, será substituída", disse o comunicado.
Termo é equivalente a "retardado"
Não é a primeira vez que uma artista faz uso da palavra que nos Estados Unidos tem uma conotação ligada ao sexo enlouquecedor. Mas "spaz" é literalmente, no inglês de qualquer país, perder o controle físico e emocional, algo caro aos portadores da diplegia espástica, uma das formas mais comuns de paralisia cerebral que atinge os membros inferiores.
Chamar alguém de "spaz" no Reino Unido é algo tão grave e ofensivo quanto "retardado" no Brasil. Por isso o levante se fez dias depois ao lançamento do disco, na última sexta-feira (29), e, coincidentemente, a um outro caso de uso da palavra por outra cantora também reconhecida por seu engajamento social: Lizzo.
Lizzo reagiu rapidamente ao lançar a música "Grrrls", em junho, no álbum "Special". Ela teve as orelhas puxadas nas redes sociais por uma defensora incansável contra os ataques às vulnerabilidades físicas e emocionais, a escritora australiana Hannah Diviney, sobretudo por ser ela mesma portadora de diplegia espástica.
Lizzo se pronunciou: "Como uma mulher negra gorda na América, tive muitas palavras ofensivas usadas contra mim, então entendo o poder palavras podem ter (seja intencionalmente, ou no meu caso, não intencionalmente)." E mudou a letra. Agora, a mesma Diviney se mostrou estarrecida ao ver Beyoncé aparentar tanto descuido apenas um mês depois do caso Lizzo.
Linguagem capacitista na música
"Achei que havíamos mudado a indústria da música e iniciado uma conversa global sobre por que a linguagem capacitista - intencional ou não - não tem lugar na música", escreveu Diviney, num longo e triste artigo a pedido do jornal inglês The Guardian. "Mas acho que estava errada... Eu estou tão cansada. Pessoas com deficiência merecem mais do que isso. Não quero ter essa conversa novamente."
A instituição que trata de pessoas com diplegia no Reino Unido, Sense, também se pronunciou sobre Heated, de Beyoncé e Drake, afirmando ser "decepcionante que outro artista estivesse usando um termo ofensivo em sua música tão logo depois de ser apontado o quão doloroso é a palavra".
E pediu "mais educação para melhorar a conscientização sobre a deficiência". Lizzo e Beyoncé, por suas preocupações até aqui, não podem ser acusadas de alienadas mesmo dentro de seus mundos de luxo e ostentação, mas o caso de uso de uma palavra tão errada soa como lição. Não há mais como se engajar apenas em uma ou duas causas. É preciso olhar para todas.
Brasil
Recife, 02 de agosto de 2022
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR
VARÍOLA DOS MACACOS: Ministério da Saúde receberá antiviral para pacientes mais graves
Anúncio sobre varíola dos macacos foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira
Cinthya Leite
Na manhã desta segunda-feira (1º), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo brasileiro receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral tecovirimat, para o tratamento de pacientes com a varíola dos macacos.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ????????. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga ???????????????? (@mqueiroga2) August 1, 2022
Em publicação no Twitter, Queiroga informou que o medicamento será usado para reforçar o enfrentamento do surto de monkeypox no Brasil. "Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento", escreveu.
O tecovirimat, segundo informou a Agência Brasil, tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
Até o domingo (31/07), o Brasil registrou 1.342 casos de varíola dos macacos, de acordo com o Ministério da Saúde. Na última sexta-feira (29), a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades (como linfoma) que podem ter agravado o quadro clínico.
Recife, 02 de agosto de 2022
Internacional
Recife, 02 de agosto de 2022
UCRÂNIA
GUERRA: Ucrânia retoma exportação de grãos pela primeira vez após ataques russos
Em guerra, país retomou ontem exportações de grãos para aliviar crise alimentar
AFP
A Ucrânia retomou, nessa segunda-feira (1º), as exportações de grãos, depois que um navio carregado com milho zarpou do porto de Odessa, o primeiro desde o início da invasão russa, seguindo o acordo assinado com a Rússia que pretende aliviar a crise alimentar mundial.
"O navio 'Razoni' zarpou do porto de Odessa com destino ao porto de Trípoli, no Líbano. Deve chegar em 2 de agosto a Istambul. Seguirá a rota até o destino após as inspeções que serão feitas em Istambul", anunciou o ministério turco da Defesa.
A retomada das exportações ocorre sob supervisão internacional e é resultado do acordo assinado em 22 de julho, em Istambul, entre representantes da Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU.
Tanto a ONU quanto a UE e o secretário-geral da Otan comemoram a notícia e pediram a plena implementação do acordo.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, disse que foi "um alívio para o mundo". A Rússia e a Ucrânia são grandes potências agrícolas e seus grãos abastecem o mercado mundial.
De acordo com o ministro ucraniano da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, o navio com bandeira de Serra Leoa transporta uma carga de 26.000 toneladas de milho.
Moscou, por sua vez, classificou a saída do navio como "muito positiva". "Esperamos que todas as partes apliquem o acordo e que os mecanismos funcionem com eficácia", disse à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Zelensky alertou que "ainda é cedo" para comemorar
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alertou, contudo, que "ainda é cedo" para comemorar.
"Vamos esperar para ver como o acordo funciona e se a segurança estará realmente garantida", completou Zelensky em seu discurso diário por vídeo.
O compromisso russo com o acordo foi colocado em dúvida no dia seguinte à assinatura, quando Moscou bombardeou infraestruturas do porto de Odessa.
Analistas calculam que entre 20 e 25 milhões de toneladas de grãos estão bloqueados nos portos ucranianos desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, o que provocou a disparada dos preços.
As tensões entre Rússia e os países ocidentais não dão trégua e, no terreno, Moscou segue bombardeando o sul e leste da Ucrânia, onde concentra a ofensiva.
O Ministério da Defesa ucraniano anunciou, nesta segunda-feira, ter recebido mais sistemas de lança-foguetes dos Estados Unidos e da Alemanha, entre eles quatro Himars, que podem atacar com precisão alvos em um raio de 80 km de distância.
Kiev pede mais armas aos aliados ocidentais para rebater as forças russas. De acordo com o ministro ucraniano de Defesa, Oleksiy Reznikov, o país precisa de pelo menos 100 destes sistemas para colocar em prática uma contra-ofensiva eficaz.
Os Estados Unidos anunciaram o envio de um novo pacote de armas à Ucrânia no valor de US$ 550 milhões.
O novo lote "incluirá mais munições para os sistemas avançados de foguetes de alta mobilidade, conhecidos como HIMARS, e munições" para a artilharia, informou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
Ao mesmo tempo, Estados Unidos, França e Reino Unido repreenderam Moscou por suas declarações "irresponsáveis e perigosas" sobre a possível implantação de armas nucleares.
O apelo foi feito no momento em que os líderes se reuniram na sede da ONU em Nova York para a conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, em vigor desde 1970.
O presidente russo, Vladimir Putin, no entanto, insistiu que seu país permaneceu fiel à "letra e espírito" do tratado.
"Não pode haver vencedores em uma guerra nuclear e ela nunca deve ser desencadeada", acrescentou Putin em um discurso na conferência.
Internacional
Recife, 02 de agosto de 2022
CLIMA
MCKINNEY: incêndio segue sem trégua nos Estados Unidos
Impulsionado por fortes ventos e tempestades elétricas, o incêndio McKinney destruiu mais de 22 mil hectares da floresta nacional Klamath
AFP
Bombeiros lutavam, nessa segunda-feira (1º), no norte da Califórnia, contra o maior incêndio do ano no estado, que já deixou ao menos dois mortos após dobrar sua extensão durante o fim de semana, o que obrigou as autoridades a evacuar milhares de pessoas.
Impulsionado por fortes ventos e tempestades elétricas, o incêndio McKinney destruiu mais de 22 mil hectares da floresta nacional Klamath, perto de Yreka. Segundo as autoridades, no domingo à noite continuava avançando totalmente descontrolado.
O McKinney foi localizado na sexta-feira perto da fronteira com o Oregon.
"Ainda que o clima da noite passada [com chuvas] limitou a propagação do fogo, a área está extremamente seca e continua a ameaça de temporais e ventos fortes associados podem impactar no comportamento das chamas", afirmou o Corpo de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire.
O serviço nacional de meteorologia mantém um alerta vermelho no local devido à ameaça de raios que impulsionaram pequenos incêndios nesta floresta, incluindo o China 2, que já consumiu mais de 800 hectares desde que começou, na sexta-feira.
As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas as autoridades concordam que as condições climáticas do fim de semana, com temperaturas de até 38ºC na madrugada e "ventos imprevisíveis", alimentaram as chamas que se propagaram vertiginosamente.
O Gabinete do Xerife do Condado de Siskiyou disse que os bombeiros encontraram dois corpos no domingo dentro de um carro queimado na entrada de uma casa na mesma comunidade. O casal aparentemente ficou preso pelas chamas enquanto tentava escapar, disse o xerife Jeremiah LaRue à ABC.
O Escritório dos Serviços de Emergência da Califórnia informou que mais de 2.000 moradores de áreas rurais da região estavam sob ordens de evacuação, a maioria no condado de Siskiyou.
COMBATES
Cerca de 850 bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio, com dez helicópteros apoiando as operações. Equipes de busca e resgate evacuaram 60 pessoas que caminhavam na Pacific Crest Trail, de acordo com o Departamento do Xerife do Condado de Jackson (Oregon).
A fumaça espessa ajudou a reduzir o avanço do incêndio no domingo, mas impediu a decolagem de aviões dos bombeiros.
Internacional
Recife, 02 de agosto de 2022
Al-Qaeda
Biden confirma que EUA mataram Ayman al-Zawahiri, chefe da Al-Qaeda, sucessor de Bin Laden
Ayman al-Zawahiri, considerado o cérebro por trás dos atentados de 11 de setembro de 2001, assumiu a liderança da organização terrorista Al-Qaeda depois da morte de Osama bin Laden, em 2011
Amanda Azevedo
Da AFP
Os Estados Unidos mataram Ayman al-Zawahiri, chefe da Al-Qaeda, no último fim de semana, em um ataque com drones no Afeganistão, afirmou a imprensa americana, após a Casa Branca anunciar uma "operação antiterrorista bem-sucedida".
Ele era um dos terroristas mais procurados no mundo pelos Estados Unidos, que oferecia US$ 25 milhões em recompensa por qualquer informação que levasse a sua prisão ou condenação.
"No último sábado, sob minhas ordens, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo sobre Cabul, que matou o emir da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri", informou o presidente Joe Biden em pronunciamento na Casa Branca.
"A justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais", acrescentou Biden.
Em agosto de 2020, o número dois da Al-Qaeda, Abdullah Ahmed Abdullah, foi morto nas ruas de Teerã por agentes israelenses durante uma missão secreta liderada por Washington, segundo The New York Times.
Sua morte foi um duro golpe para a organização terrorista, já debilitada e ofuscada pelo grupo Estado Islâmico (EI).
- "Não houve vítimas civis" -
Quando Ayman al-Zawahiri herdou em 2011 uma organização decadente, precisou, para sobreviver, multiplicar as "franquias" e seus juramentos de lealdade circunstanciais, da Península Arábica a Magred, da Somália ao Afeganistão, Síria e Iraque.
No final de 2020, houve rumores de que ele havia morrido por uma doença cardíaca, mas o líder reapareceu em um vídeo.
Nesta segunda-feira, um funcionário do governo americano afirmou que os Estados Unidos realizaram durante o fim de semana uma "operação antiterrorista contra um alvo importante da Al-Qaeda" no Afeganistão, sem mencionar Ayman al-Zawahiri.
A operação "foi bem-sucedida e não houve vítimas civis", completou.
De acordo com a imprensa americana, Ayman al-Zawahiri teria sido morto em um ataque com drones realizado pela Agência Central de Inteligência (CIA) na capital afegã, Cabul.
O anúncio acontece quase um ano após a caótica retirada das forças americanas do Afeganistão que permitiu aos talibãs recuperar o controle do país após 20 anos.
Em meados de julho, os Estados Unidos anunciaram a morte do líder do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, Maher al Agal, durante um ataque com drones, uma operação que "enfraqueceu consideravelmente a capacidade" da organização "para preparar, financiar e realizar operações na região", afirmou um porta-voz militar americano.
Esportes
Recife, 02 de agosto de 2022
Campeonato Brasileiro
Hugo Cabral marca duas vezes, Santa Cruz bate Retrô e se classifica para as oitavas de final da Série D
Os três gols da decisão entre Retrô x Santa Cruz pela Série D foram marcados no primeiro tempo
Davi Saboya
Em duelo emocionante, o Santa Cruz venceu por 2x1 O Retrô, nesta segunda-feira (1), na Arena de Pernambuco. O duelo foi válido pela partida de volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
Os gols da vitória do Santa Cruz foram marcados por Hugo Cabral. Radsley descontou para o Retrô. Os três tentos convertidos no primeiro tempo.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DE RETRÔ X SANTA CRUZ
Com o resultado, o Tricolor do Arruda enfrenta o Tocantinópolis nas oitavas de final da Série D. O primeiro jogo acontece no Arruda. Vale destacar que o Retrô tinha a melhor campanha da primeira fase e o Santa Cruz a pior.
O JOGO
O Santa Cruz começou avassalador e trabalhando a bola com qualidade. Não à toa, surpreendeu o Retrô e mudou o panorama inicial da partida.
Aos 2 minutos, Hugo Cabral abriu o placar para o Santa Cruz após passe de Raphael Macena. Os dois atacantes trocaram de posição e confundiram a marca do Retrô.
1° GOL DO SANTA CRUZ
Com a vantagem, o Santa Cruz recuou e esperou o contra-ataque. Mas o Retrô cresceu e começou a criar oportunidades. Até que balançou a rede.
Aos 27, Radsley empatou para o Retrô. A Fênix tomou conta do jogo e ficou perto do segundo gol. Porém, o Santa Cruz encaixou um belo contra-ataque.
2° GOL DO SANTA CRUZ
E, de novo, Hugo Cabral marcou para o Santa Cruz. Aos 38, o atacante recebeu belo passe de Daniel Pereira e estufou a rede.
No segundo tempo, o Retrô partiu para o tudo ou nada. No entanto, o Santa Cruz soube suportar a pressão do adversário e segurou o triunfo e classificação.
1° GOL DO RETRÔ
Esportes
Recife, 02 de agosto de 2022
Náutico
NÁUTICO: Contratações, salários e momento do time; Saiba o que disse o presidente Diógenes Braga em coletiva nesta segunda-feira
Náutico atualmente está na vice-lanterna da Série B do Brasileiro
Thiago Wagner
Vivendo uma situação muito delicada na Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico anunciou mais dois reforços. Trata-se do zagueiro Maurício e do lateral-direito Anilson. Os dois chegam para tentar ajudar o time a sair da zona de rebaixamento para a Série C.
O anúncio foi feito em coletiva que contou com a presença do presidente Diógenes Braga, do técnico Elano e o gerente de futebol Ari Barros. O clima foi de pedir união da torcida e de explicações por parte da diretoria diante das cobranças dos torcedores dada a situação do time.
"Essa é uma conversa mais para se posicionar sobre a situação que estamos vivendo. Queremos demonstrar a todo mundo que estamos conscientes do momento do clube. Não vamos ser rebaixados, mas precisamos de um abraço grande do time. Aconteceram erros e temos essa consciência. Mas queremos trabalhar pelo acerto. Todos estão empenhados. A gente pede que as pessoas se envolvam com a gente. Mais importante é todo mundo se unir pelo clube. Se a gente não tiver unido vai ser mais difícil", disse Braga.
Diógenes ainda pontuou que não há problemas salariais no elenco.
"Salários estão em dia, em todos os departamentos. Funcionários são muito importantes para a gente. Temos o compromisso humano muito grande nesse clube. O que mais fazer chegar aqui e dizer que vamos sair dessa situação é o envolvimento de todos aqui no clube. Trabalhamos incansavelmente para manter isso", disse o presidente Diógenes Braga.
O próximo jogo do Náutico é contra o Operário, na sexta-feira (5), fora de casa, a partir das 19h.
Virão mais contratações?
O gerente Ari Braga ressaltou que o clube no momento não monitora jogadores, mas que segue alerta, principalmente às demandas de Elano. "Na verdade estávamos conversando com mais um atleta, em posição que Elano considerava importante, mas essa situação não evoluiu. O momento é de apoiar esses atletas no dia a dia. Sabemos que eles estão se empenhando. Tá todo mundo trabalhando e vamos sair dessa situação", afirmou Ari Barros.
Maurício tem passagens por clubes como Palmeiras, Grêmio, Vitória, Sport, Sporting, Lazio e Spartak Moscou. Seu último clube foi o Johor DT, da Malásia. Já Anilson foi destaque do Aimoré na Série D. Ele pertence ao São Paulo.
Esportes
Recife, 02 de agosto de 2022
Sport
Sport tem segunda-feira movimentada com novo atacante e saída de ídolo
Nesta segunda-feira, vários nomes foram publicados no BID em relação ao Sport
Caio Ferreira
O Sport voltará a entrar em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 na terça-feira (02), para enfrentar o Criciúma na Ilha do Retiro.
Porém, a segunda-feira foi muito movimentada no Leão. O Sport teve alguns jogadores que tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF (BID).
Mailson era titular absoluto na meta do Sport - CHARLES JOHNSON/JC IMAGEM
Maílson só foi ter a rescisão com o Sport publicada nesta segunda-feira, dia 1º de agosto. O Sport recebeu 500 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões) pela negociação.
NOVO ATACANTE TAMBÉM APARECEU NO BID
O atacante Gustavo Coutinho está fechado com o Sport e, mesmo sem anúncio oficial de dois dos três clubes envolvidos na negociação, já vazou que o atleta está fechado com o Leão.
Cerca de uma hora depois do anúncio do Botafogo, o jornalista Renato Manso confirmou que Coutinho estava saindo da equipe paraibana, retornando ao Fortaleza, mas que não iria ficar no Leão do Pici, mas sim indo para o outro Leão, o da Ilha.
O jornalista da Rádio Jornal João Victor Amorim ainda complementou a informação, com a duração do contrato de Coutinho no Sport: até o fim da temporada de 2022.
— João Victor Amorim (@reporterjvictor) July 29, 2022
Nesta segunda-feira (01), a rescisão de Coutinho com o Botafogo e o retorno dele ao Fortaleza foram publicadas no BID, mas o principal detalhe é na foto do jogador: em ambas as publicações, Gustavo Coutinho já apareceu com a camisa do Sport.
Rescisão de Gustavo Coutinho com o Botafogo-PB - Reprodução / BID CBF
Retorno de Gustavo Coutinho ao Fortaleza, após rescisão com o Botafogo-PB - Reprodução / BID CBF
Com isso, Gustavo Coutinho se torna a segunda contratação do Sport nesta janela de transferências. A primeira foi o também atacante Vagner Love, que já está regularizado e pode fazer sua estreia pelo Leão na partida contra o Criciúma.